Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 23:35:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligacao de Conectores  (Lida 4077 vezes)
Vecchi
Visitante
« : 22 de Março de 2011, as 02:38:18 »

E ai galera...que bom estar aqui fazendo parte da comunidade é minha primeira vez...to descabaçando. Depois que ouvi falar de pedais caseiros fui pesquisando e acabei ficando fascinado pelo trabalho...mas como nao entendo nada de eletronico (to me esforcando pra mudar isso) estao surgindo muitos problemas e agora que estou montando o projeto mini amp de 5W do Mr. Riff parei na instalacao dos conectores femea, nao sei identificar os terminais da entrada para fone de ouvido e onde cada fio tem que entrar na placa (a placa tem 4 ground??) o mesmo com a entrada da fonte. E agora me vem outra duvida...na lista de materiais nao tem nehum plug de entrada para o cabo da guitarra, nao precisaria de um t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) e ai como ficariam essas ligacoes?

É isso ai, aguardo por um socorro! Preciso terminar ela logo pra poder testar meu mini-fuzz ié-ié  Smiley
Abracos
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #1 : 22 de Março de 2011, as 07:09:30 »

posta o esquema que o pessoal pode te ajudar. Guitarrista
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 22 de Março de 2011, as 23:33:14 »

Para ajudar-mos melhor, poste o esquema ou link onde se encontra este projeto.
Registrado

Vecchi
Visitante
« Responder #3 : 23 de Março de 2011, as 02:04:33 »

Opa com certeza ajuda!

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=124:mini-amp-05w-9v&catid=14:amplificadores&Itemid=44

Ai é o local do projeto, o esquema ta logo no começo



Mensagem Mesclada
Se alguem souber de algum endereco, um material ou qq coisa que ajude a ntender um pouco mais a dinamica dos conectores
e fiaçao t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) quebra um tronco...
« Última modificação: 23 de Março de 2011, as 02:32:03 por Vecchi » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 23 de Março de 2011, as 02:58:38 »

Vecchi, tem dois mais comuns jack (conectores) disponiveis, colocarei foto dos dois, e explicarei de forma mais simples. Alem desses dois modelos, existem outros, mas esses sao mais simples e mai facil de encontrar.

Vamos pelo começo:
Ground = GND = terra ou aterramento.

Entrada. a entrada esta identificada como "IN" na placa, lado esquerdo, pouco atras do potenciometro de volume. Ja explico a ligaçao no Jack (conector).

Fonte. o GND, ou - da fonte ou bateria, esta em cima, lado esquerdo.
O positivo da fonte, ou bateria, esta em cima lado direito, identificado como 9V.

Atençao, nao inverta a alimentaçao, pode queimar o circuito.

S1, é uma chave de liga e desliga.

Saida. a saida, que vai para fone e autofalante esta lado direito, em cima.

Me parece que tem um erro na forma de ligaçao da saida de fone e auto falante.
Parece estar ligados juntos na placa,, e no esquema o falante é dependente do fone.

Voce pode ligar direto o auto falante ou o fone onde indica na placa.
Caso voce queira ter auto falante e fone, mas quando coloca o fone desliga o auto falante vou passar como ligar os fios.

Neste caso voce precisara usar um jack do modelo do preto que esta na foto em anexo.
O jack deve ser estereo.

O jack para entrada pode ser mono ou estereo.

O jack para entrada fica assim:
Na imagem, onde esta escrito "corpo" vai ao GND.
Onde esta escrito "ponta" vai ao IN na placa.

O jack para saida fica assim:
Onde esta "corpo" vai em - fone (lado direito em cima)
Onde esta escrito ponta vai ao + fone (lado direito em cima)
para que funcione os dois lados do fone, voce deve ligar um fio no jack, onde é "ponta" e "anel".

O jack tem terminais dos dois lados. (o modelo preto)
Estas ligacoes, devem ser do lado direito do jack, voce olhando ele de frente.

Para voce usar fone e auto falante, faça as ligacoes acima, terminadas segue esses passos:
Solde o - do falante na placa onde indica, ou pode soldar onde é "corpo" no jack, mas agora solde do lado esquerdo.

O + do falante, voce solda no "ponta" do jack, tambem do lado esquerdo.

Desta forma, quando coloca o fone, o som do auto falante é cortado.

Antes de proseguir a montagem, peque um plugue, ou cabo de guitarra, e encaixe no jack, voce vera como ele funciona.
Os contatos do jack "sobem" e perdem contato com os terminais do  lado esquerdo.

Qualquer duvida, pergunte novamente.

Nao use este tipo de ligacao como padrao em outros amplificadores, geralmente os outros amplificadores usam o terra como comum no fone e auto falante, neste esta o positivo como comum.

Sem querer tirar o credito deste projeto, tem alguns amplificadores aqui no forum que sao bem faceis de montar.
Podem parecer dificeis pelo tamanho, mas sao muito faceis na montagem, e te baixo custo.
Veja por exemplo este:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1447.0

As fotos abaixo, em anexo, foram pegas no google, duas sao do audiolist.
Registrado

Vecchi
Visitante
« Responder #5 : 23 de Março de 2011, as 17:26:48 »

grAmorin po v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda...gostei desse sistema de ligacao que corta o auto-falante, li sobre ele em um post daqui mas nao tinha compreendido como fazer ia manda a ve o do esquema mesmo, alias quanto ao esquema peguei esse primeiro pra tentar entender o layout  achei que seria mais facil de aprender a ler...mas logo ja pegp esse esquema que me mando, alem do que levar um amp do bolso numa caixa de fosforo ta me motivando demais  Cool

Agora fiquei com algumas duvidas: o plug preto de saida so pode ser mono ou oso tanto o mono quanto o stereo como o de entrada?

E agora quanto ao plug do fone de ouvido coloquei um anexo dele...esse é o que tenho em casa..mas ele tem tres terminais t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) e nao consigo ver de onde cada um sai...tipo qual o mais externo, qual o terra...

E isso ai...denovo v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda brow

 
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 23 de Março de 2011, as 22:17:57 »

O jack de saida deve ser estereo para funcionar os dois lados do fone.
Se quiser pode usar um jack mono, mas um lado do fone ficara sem som, amenos que voce troque o plug do fone por um mono e ligue os dois canais juntos.

Sobre o jack em anexo, nao deu para identificar muito bem.

Creio que seja mono.

O terra é sempre o que vai ligado a rosca de fixaçao.
O positivo (ponta do plug), para voce saber qual é, encaixe o plug nele, vai ser o terminal que ficar em contato com a ponta do plug.
O terminal que sobra é o que deve ir para o falante.
Registrado

Vecchi
Visitante
« Responder #7 : 23 de Março de 2011, as 22:29:53 »

hmm...fixado na mente!
Velho vc cobriu uma duvida grnade pra mim, apesar de basica..v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
O layout do amp que vc indico ja ta na transsparencia e o proximo passo

O jack em anexo é mono mesmo...acabei de pergunar pra um tecnico em eletronica aqui de assis
e o cinza é o stereo

Qq duvida eu posto aqui...e espero pode ta ajudando logo
flw 
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 23 de Março de 2011, as 22:43:45 »

Vc é quase meu vizinho Smiley
Sou de Presidente Prudente, usn 110Km.

Qualquer outra duvida, pode mandar a pergunta que sempre tera alguem aqui no Handmades que ajudara.

Smpre temos alguma forma de ajudar.
Ate duvidas nos ajuda aqui no forum, porque outros entram no site e ve a pergunta e resposta, isso favorece todos. Wink
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal