Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 06:34:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [ Reforma & Modificações ] Guitarra SG - Relatos / Dicas / Peças Útilizadas  (Lida 31795 vezes)
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« : 22 de Março de 2011, as 01:45:28 »

Senhores,

Esse é meu primeiro Post, confesso que pesquisei bastante por algum fórum que realmente sentisse vontade de relatar, postar, enfim, receber dicas, instruções, criticas, etc...
Eu achei muito legal o tema do fórum, realmente bem interessante. Precisamos divulgar mais =)
Vou colocar nas assinaturas de outros fóruns que participo (varios de varios assuntos), gostei mesmo.

Bom primeiramente um pouco de história,

A mais ou menos uns 7 anos atrás fui na casa de um amigo e esse me mostrara sua nova (velha) aquisição. Uma SG na cor verde escuro, pintada no rolinho de espuma com tinta óleo (usada em janelas, grades, portões) coisa grossera, grotesca mesmo, cordas enferrujadas, sem as molduras/frisos brancos em volta do braço e do corpo.
Cordal utilizado era de violão, e a ponte havia sido feita com algum tipo de metal, totalmente fora da furação dos postes do cavalete, para esse caber o antigo dono entortou os parafusos dos postes para que os mesmos ficassem no lugar.
Dois captadores humbucker sem as molduras, a mão havia sido pintada de verde também, tarracha enferrujadas...
Da primeira a quinta casa os trastes estavam um caõs, haviam sido trocados e os mesmos colocados sem sequer ser lixada a madeira por baixo para dar uma plainada. Varios trincos ao longo da madeira da escala, principalmente da 12ª casa em diante o Nut havia sido feito com algum material do tipo PVC, mas sem o menor tipo de caprixo.
Não haviam Knobs, a chave seletora dos captadores também não tinha o acabamento plastico por cima. Os espelhos/escudos da parte eletrica, chave seletora de captadores, etc.. haviam sido pintados também.
Os parafusos que seguravam o braço eram um de cada tamanho, honestamente era uma aberração da luthieria doméstica.

Mesmo assim foi um dos modelos de SG que mais simpatisei, pelas formas do corpo, Headstock, etc... até hoje não achei uma SG que eu gostasse tanto das formas quanto essa.

Ele perguntou se eu gostaria de liga-la para "fazer um som" disse, é, pode ser, liga ai... vamos ver quais surpresas essa coisa ainda esconde...

Ele ageitou uma caixa ciclotron com falante de 12 sem twitter e um pedal avulso Hiper Metal de alguma marca que também desconhecia (o cara era campeão de arrumar umas coisas estranhas).

Me ageitei e ao dar o primeiro acorde fiquei surpreso com a qualidade do som, muito pesado de timbres fortes e um bom sustain, claro que estava dando nota fora, as oitavas eram impossíveis de serem reguladas com aquele cavalete caseiro... Lembro-me que ao escutar o timbre dela na hora me veio na cabeça Pantera, já mandei um Walk e foi paixão a primeira ouvida...

No mesmo instante perguntei se ele venderia ele disse que meu violão (velho e empenado que já estava com ele) e mais 30 Reais aquela guitarra era minha... Levei para casa no mesmo dia.

Fiquei mais ou menos uns 3 dias com ela antes, levando um som na medida do possível, gostava muito do timbre pesado dela, e comecei a desmota-la. A reforma era minha meta quando a peguei.

Primeira coisa que chequei foi se o braço apresentava algum defeito (empenado/torção) esse estava perfeito!!!

Depois de completamente desmontada e suas peças devidamente guardadas comecei o processo de concerto do praço, removi os trastes velhos, limpei a cola que ficou no lugar onde havia o friso/moldura em volta do braço, removi a tinta verde do headstock com cuidado pois tinha muita curiosidade de saber qual era sua marca/fabricante/modelo. Para minha surpresa não havia nada ali embaixo, já havia sido lixado antes e não tinha sequer um vestígio de quem há fabricava. O cara que eu peguei disse que achava ser um Golden das antigas, muito antiga...

Eu honestamente procurei no Google por imagens de várias SG's e não achei nenhuma que tivesse o desenho do HeadStock ou Corpo realmente parecidos com essa (quem sabe após postar algumas fotos alguem possa me ajudar a identificar).

Prosseguindo... lixei a escala onde havia retirado os trastes e posteriormente com muito cuidado lixei toda escala (com o restante dos trastes do lugar), o braço havia sido envernizado por inteiro o que dava uma baita aderencia, impossibilitando um deslisar das mãos em movimentos mais rapidos e com extenção longa na escala, pois bem com uma tampa de caneta bic eu achei uma brechinha no vernis e fui raspando, descascando todo vernis por cima, levou dias... passei uma lixa 1200 seca mesmo para dar a limpesa final e prossegui com o concerto das rachaduras na escala...

Utilizei bonder devido a ser uma cola bem fina e saber que ela desseria por toda extenção da rachadura, foram varias e varias demãos de de bonder em cima dos trincos, seguidos de lixa 400 e 1200 até as rachaduras ficares completamente preenchidas... o serviço ficou muito bom.

Então nessa parte o braço já estava com o Headstock lixado, trastes velhos removidos, todos os trincos da escala reparados, vernis do braço removido, escala lixada por completa, limpesa completa dos trastes, cola da moldura/friso do acabamento do braço também removido.

Parte 2, remover aquela lambuseira de tinta verde feita em óleo e rolinho de espuma de cima do corpo... gastei mais ou menos uns 3 dias entre removedor pastoso, rapadeira, lixa e mais lixa até deixar o corpo 100% na madeira.


Há 7 anos atrás pode parecer incrivél, mas não encontrei de forma alguma e em lugar algum as molduras/frisos que acompanhavam adornavam o corpo e o braço, liguei em diversas lojas, procurei na internet, enfim, não existia a peça que procurava, até porque ia ter que ter o o comprimento e diametro exato, coisa dificil, se bem que qualquer coisa que achasse seria melhor que nada.

Pois bem, nessa epoca estava construindo o predio de minha empresa e fizemos o forro todo em PVC, foi olhando um desses forros que tive a ideia, EI, vou usar um treco desses, depois de muito estudar, até desenvolvi um cortador para conseguir tirar uma fita/tira perfeita pra que coubesse ali, mas deu tudo errado... cheguei em casa um dia e resolvi utilizar o bom e velho metodo, "tesoura" se minha mãe souber me mata, peguei uma daquelas belas tesouras para tecido (coisa bonita, cara e afiada), fiz as marcações e com muito custo, tempo e paciencia (coisa que não tenho definitivamente), quando olho as tiras na mão, mau podia acreditar que tinha conseguido tirar aquilo perfeitamente... mas foi o "Ó" ficou perfeita, perfeita mesmo...

Depois disso colei a fita/moldura/friso em volta do corpo e de braço, apenas com fita crepe, para que o PVC ficasse "viciado" na posição, tomando a forma para facilitar na colagem.... hehehe desde então se passaram quase 7 anos e semanas atrás que fui tirar essa guitarra da gaveta, deu até trabalho para conseguir achar algumas peças..

Mas agora voltei determinado a termina-lá... Faz aproximadamente 1 semana que comecei a mecher nela denovo.

- Colagem do friso/moldura/ em volta do corpo e do braço
- Revestimento interno dos captadores com tinta spray de particulas metálicas (aluminio).
- Selei e lixei a madeira do corpo
- No Braço, passei extrato de nogueira para dar um ar envelhecido (já que tinha que cobrir algumas marcas, falhas), posteriormente lixei com uma 1200 e fiz polimento com cera incolor.
- Dei um trato nas tarrachas
- Troquei os trastes (o luthier perguntou se queria vender a ele a guitarra, rs, imagino que tenha gostado da madeira)


Album de Fotos:
https://picasaweb.google.com/drusian/ReformaGuitarraSG


Não vou ficar poluindo demais o tópico com fotos, mas vou deixar duas expostas aqui para o pessoal ver e quem sabe até alguma boa alma consida descobrir qual o fabricante da mesma. Conforme for atualizando as etapas, vou postando novas fotos (também vou dar uma enchugada no album).






Será que pelos desenhos do corpo ou do headstock alguem consegue reconhecer modelo, fabricante?


Segundo as informações que graças aos amigos do Fórum, consegui reunir, essa Guitarra (ou quase), seria:

Golden Double CutaWay anos 80 - (Aproximadamente 30 anos)
- 2 Captadores Humbuckers
- Chave 3 Posições
- 22 Trastes,
- Ponte Tune-o-Matic,
- 2 Controles de Volume,
- 2 Controles de Tone
- Timbre gordo, bom pra rock pesado. Drive, Peso e Definição.
- Timbre cristalino para base
- Madeira sólida brasileira. Umas das melhores guitarras já fabricada pela Golden nos anos 80.
  Aparentemente o corpo é em mogno e o braço marfim. Mas não tenho certeza.



Meu comentário sobre, é que pesada ela é, realmente muito pesada, som cheio! Dá prá tocar uma paulera nela padrão mesmo, sem alterar nada.




- Bom eu tenho duas Strato, uma Gianinni 1980 e poucos, das brutas coisa linda mesmo, HandMade, na epoca que Gianinni ainda era baita conceituada, madeira de lei, top mesmo. Essa será a proxima a ser reformada. Na verdade necessita apenas de uma boa limpesa na madeira, polimento, ajustes, substituição de escudo, parte elétrica, captadores, etc... E tenho também uma Squier da Fender, nova um cara me ofereceu muito barato, estava enforcado, paguei 300 R$ pela guitarra com bolsa, correia, palheta, cabos, etc...

Entrei nessa historia para explicar o que quero dessa nova/old SG =) na verdade vou deixar a Squier original (quem sabe troca de escudo, alguma modificação do tipo), deixar ela para os sons mais basicos que necessitam de uma boa strato.
Deixar a guianinni para sons medianos (medio/pesados).
E essa SG quero deixa-la brutal, para levar sons do tipo pancadeira mesmo (Pantera, Mudvayne, Korn, etc...)...

Então devo precisar muito da ajuda do pessoal na escolha da elétrica, captação, esquemas de ligações, etc...

Agora na hora do meu almoço ( duas da tarde =/ ) vou tentar dar fundo nela para ver se a noite consigo Lixar.
Também paguei o boleto de algumas peças que estavam faltando e ainda vão faltar outras...

 
« Última modificação: 22 de Março de 2011, as 19:38:36 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #1 : 22 de Março de 2011, as 07:47:06 »

Fiquei curioso, você podia publicar algumas fotos! Antes, durante e depois se possível!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #2 : 22 de Março de 2011, as 07:54:33 »

Fiquei curioso, você podia publicar algumas fotos! Antes, durante e depois se possível!

2
Registrado

Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #3 : 22 de Março de 2011, as 08:19:40 »

Fiquei curioso, você podia publicar algumas fotos! Antes, durante e depois se possível!

3
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #4 : 22 de Março de 2011, as 09:03:31 »

4
....mas....
Se não tinha o headstock igual da Gibson não era Golden.
Eu toquei com uma por um tempo que era identica.
Talvez uma Finch. O que acham?
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
anaksun
Visitante
« Responder #5 : 22 de Março de 2011, as 10:57:24 »

Talvez uma Tonante ( tive uma jazz master ), ou uma Gianini antiga, mas tem as Michael ( que a grande maioria teve ).
Registrado
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #6 : 22 de Março de 2011, as 13:55:01 »

hgamal, Adiel, Scorpion, Roberto Alves,

Bom as fotos do depois, só depois que terminar mesmo, rs
Mas eu postei todas que tinha no algum do picassa e como sempre fiél em meus relatos da vida, vou até o fim e também e comprometo e colocar um video para vermos como ficou a aparencia e o som ao final.


Roberto Alves, anaksun,

Sobre o modelo, bom podem ver nas fotos postadas acima, o desenho da lateral do corpo é diferente de praticamente todas que tenha visto, a maioria tem o canto chanfrado e não possuem a moldura/friso na lateral.
O Headstock (vulgo mão, rs) também é diferente da maioria que tenha visto. Procurei no google por varias e incansavéis vezes atrás de saber quem era o fabricante ou achar algum traço que pudesse identifica-la.

Bom vou continuando o trabalho e qualquer novidade vou postando por aqui...

Estou pensando em fazer um preto basicão em pintura poliuretano (dá um bom brilho depois de polida, não usa vernís) peças cromadas, Headstrock também em preto... Não tenho certeza ainda, aceito sugestões, mas de algo realmente mais basico, nada muito firulento pois não vai combinar com ela =)

Conforme forem surgindo minhas dúvidas ou precisar de opnião também vou postando, mas espero que realmente a galera acompanhe, contribua, ajude, assim me anima a continuar concertando a criança bem como fazendo os relatos =)

Abraços
Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
anaksun
Visitante
« Responder #7 : 22 de Março de 2011, as 14:07:16 »

Faz ela com com camadas de verniz vermelho..Classic e ferragens douradas...
Registrado
Matth
Visitante
« Responder #8 : 22 de Março de 2011, as 14:08:39 »

drusian

Eu conheço demais essa guitarra, já tive duas aqui em casa, esse é um modelo SG da Golden dos anos 80, meu pai era dono das figuras. São boas guitarras, o switch delas no "chifre" é inconfundível, é uma pena não ter fotos delas.


Boa sorte com a restauração. Wink

Abraços
« Última modificação: 25 de Março de 2011, as 10:11:22 por Matth » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #9 : 22 de Março de 2011, as 14:12:56 »

Drusian
essa guitarra é uma SG do estilo Yamaha ala Santana 70's
olha
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #10 : 22 de Março de 2011, as 14:35:53 »

Faz ela com com camadas de verniz vermelho..Classic e ferragens douradas...

Com certeza! Sg com cor vermelha translucida (cherry) e as ferragens douradas deve ficar show...
talvez se ele trocar os captadores e as tarraxas, por causa do dolar hoje as gotoh estao baratas... os captadores da gibson mesmo até  Evil compensa

eu acho que vale o investimento...

Agora se ficar igual da foto do Chris também, seria minha segunda opção!

Não desanime! Eu quero ver as fotos do depois!

Ah, o vermelho com o dourado, ainda mais com a escala estilizada assim:
https://picasaweb.google.com/drusian/ReformaGuitarraSG#5586928695853707730
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #11 : 22 de Março de 2011, as 14:40:25 »

Drusian
essa guitarra é uma SG do estilo Yamaha ala Santana 70's
olha


me parece diferente
Registrado
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #12 : 22 de Março de 2011, as 14:58:34 »

È uma golden anos 80 mesmo eu achei que já tinha visto em algum lugar e procurando no Procure encontrei isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175832226-guitarra-golden-gax30-double-cutawai-anos-80-originalissima-_JM.
Ela é parecida com a da ibanez modelo GAX30, mas pode-se identificar que é uma golden pela posição da chave dos pickups que na GAX30 fica juntos aos potenciometros.

« Última modificação: 22 de Março de 2011, as 15:19:02 por Ivanletronic » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 22 de Março de 2011, as 15:30:47 »

Isso mesmo, não identificaria como SG, me lembra mais algo entre uma Gibson LP Junior double cut e mais ainda alguimas Ibanez do final dos 70's.

http://www.youtube.com/watch?v=QM6cp7DGTZ0&feature=related

O braço ser colado já é um diferencial. Aliás há pouco tempo atrás eu estava conversando com um bom luthier conhecido meu e ele disse que o assunto "sustain" não é um privilégio das guitarras de braço colado. Tive de concordar, pois minhas Tele e Strato Fender sustentam maravilhosamente bem, e ainda usam single coils, com menos ganho, etc. Mas que, se bem feita a junção, mesmo parafusada, tem uma imensa transferencia de energia entre braço e corpo. Apenas ocasionam timbres diferentes.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7



« Responder #14 : 22 de Março de 2011, as 16:44:44 »

Pois é Alex agora só não dá para saber se é uma golden mesmo ou uma ibanez, porque a golden fez um clone dessas ibanez ou da LP double cutway. Mas mesmo assim ainda é uma bela guitarra e se o som dela é bom mesmo vale a pena reformá-la independente da marca e deixá-com um belo acabamento.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal