Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Outubro de 2024, as 01:53:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chiado na guitarra  (Lida 7534 vezes)
gabrielperes95
Visitante
« : 20 de Março de 2011, as 20:26:56 »

Comecei a fazer o meu primeiro projeto, Mini Fuzz Plus, ainda não concluido.

quando eu terminei de soldar tudo testava na guitarra, e num funcionava, alguns errinhos nas ligações, depois que eu cansei e liguei só a guitarra no ampli e a guitarra começou a dar um ruidinho, na chave do captador as posições 1,3 e 5 tão dando ruido e a 2 e 4 não. O que pode ser esse ruido???
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #1 : 20 de Março de 2011, as 20:44:40 »

Se estiver na configuração SSS esse chiado é causado pela atuação de um só single... Na posição 2 e 4 viram uma espécie de humbucker, assim anulando os ruídos.

Você já blindou ela, isso pode resolver parte do ruído!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 20 de Março de 2011, as 21:57:41 »

É isso ai que o juniorguitarcrazy falou.
Os ruidos sao comuns  neste caso, principalmente com pedais de ganho eles ficam bem mais aparentes.
Registrado

Diego Costa
Visitante
« Responder #3 : 21 de Março de 2011, as 12:39:01 »

Blindagem pode resolver.

Um amigo me trouxe a Les Paul dele (marca Golden) para blindar, pois ela estava com um pouco de ruido e chiado (não era pra acontecer isso, visto que esse modelo de guitarra tem 2 Humbuckers). Forrei as cavidades da parte eletrica e captadores com papel aluminio, e os chiados sumiram.

Como disseram, o ruido é uma caracteristica dos captadores single. A blindagem pode não eliminar definitivamente os ruidos nesse tipo de captador, mas haverá uma grande redução.
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #4 : 21 de Março de 2011, as 13:21:55 »

Siga esse tutorial de blindagem que não vai ter mais problemas com ruídos mesmo com singles

http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shield3.php
Registrado

Americana-SP
gabrielperes95
Visitante
« Responder #5 : 21 de Março de 2011, as 14:15:12 »

obrigado, mas acho que vou deixar ela do jeito que está mesmo, o chiado é muito pequeno, quase não dá para ouvir, e eu tenho meu de estragar minha guitarra que eu ralei tanto para ganhar.

Muito obrigado, Gabriel
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 21 de Março de 2011, as 16:43:16 »

A blindagem é uma coisa muito boa.
Mas outra coisa bem simples que ajuda muito tambem, é trocar os fios de ligacao do captador , da chave, dos potenciometros e principalmente o que vai da chave ao jack, por um fio blindado, tipo o de cabo RCA.
Os cabos RCA sao duplo e fino, 1 metro dele é bastante, ja que é duplo fica sendo 2 metros.

Tenho uma Fender, e depois de um tempo ela começou com ruido e perdeu consideradamente o volume.
descartei que fosse os captadores porque acontecia em todos eles.
Como o escudo dela ja é blindado de fabrica nao sobrou muito a se fazer.
Apenas troquei os fios de ligaçao.
Resultado:
Sem ruidos, melhor som ainda.

Experimente tambem. Mesmo que o ruido é pouco, e se melhorar o som??? Wink
Registrado

gabrielperes95
Visitante
« Responder #7 : 21 de Março de 2011, as 21:00:49 »

Só que eu tenho medo de estragar a guitarra, vou procurar alguem na minha cidade para fazer isso, senão, não tem problema, é guitarra de iniciante.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 21 de Março de 2011, as 22:39:33 »

Eu blindei minha SS e as duas Ibanez, e usei fios blindados.  Resultado, silêncio e paz nos intervalos... 
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 21 de Março de 2011, as 23:13:55 »

Gabriel, fique tranquilo, nao estraga a guita.
Se voce souber usar o soldador (ferro de solda) coloca a mao na massa.
Se voce levar para uma pessoa especializada, voce vai ter que por a mao no bolso. Nao vale apena.

Adiel, o negocio é isso ai, silencio no minimo possivel.
Para mim, ruido só me interessa o do auto falante vibrando com o som.

Mensagem Mesclada
Alias, nao sei porque as fabricas usam fios comuns em sinais de audio tao baixo como os de captadores.
Mesmo marcas famosas e top de linha fazem isso.
« Última modificação: 21 de Março de 2011, as 23:16:10 por GrAmorin » Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 21 de Março de 2011, as 23:34:42 »

A ideia de utilizarem fios trançados, sem blindagem, é reduzir a perda de agudos pela capacitância mais alta dos cabos blindados.  A blindagem bem feita, por si só, já resolve o problema do ronco da guitarra, se for possível envolver toda a parte interna, incluindo a área por onde os fios dos captadores passam, o que nem sempre dá para fazer. Essas mesmas fábricas somente utilizam fios blindados nos violões, em grande parte por ser extremamente difícil de blindar um deles por dentro...
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 21 de Março de 2011, as 23:47:35 »

Mas se eles usassem cabo de prata alem de nao dar tanta perda a capacitancia nao fica tao prejudicial.

Mas sera tambem que se fosse usado blindado comum, pelo pequeno comprimento daria tanta capacitancia?

Ja cheguei a pensar que fazem isso por causa de custo, mas marcas top deveria prezar qualidade e nao custo.

Alguns cabos tem uma boa distancia de isolamento entre malha e condutor, isso diminui bastante a capactancia gerada, mas nao sao tao faceis de ser encontrado. Pelo menos aqui no interior de Sao Paulo nao é tao facil.

Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #12 : 22 de Março de 2011, as 07:44:13 »

Mas se eles usassem cabo de prata alem de nao dar tanta perda a capacitancia nao fica tao prejudicial.

Mas sera tambem que se fosse usado blindado comum, pelo pequeno comprimento daria tanta capacitancia?

Ja cheguei a pensar que fazem isso por causa de custo, mas marcas top deveria prezar qualidade e nao custo.

Alguns cabos tem uma boa distancia de isolamento entre malha e condutor, isso diminui bastante a capactancia gerada, mas nao sao tao faceis de ser encontrado. Pelo menos aqui no interior de Sao Paulo nao é tao facil.



Parece que a gente pensa igual, mesmo, de verdade.   Cheesy

Eu já modifiquei várias guitarras aqui, usando cabos blindados, bem curtos, ao invés de fios comuns (os "cabinhos", como são referidos na minha região), e não houve modificação de timbre.  Aí vem aquela questão dos músicos preciosistas, que querem que tudo esteja igual ao original, sem modificações, mesmo que isso resulte em problemas de ronco e afins.  Acho que o importante é explicar e demonstrar como a coisa funciona para o dono do instrumento, antes de modificá-lo.  Uma vez fiz essas modificações em uma Fender Stratocaster 1976, e o dono ficou extremamente satisfeito, pois evitava o usa daquela guitarra em várias circunstâncias por causa do ruído "original".
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 22 de Março de 2011, as 23:31:24 »

Parece que a gente pensa igual, mesmo, de verdade.   Cheesy
  Cheesy Wink Guitarrista

Sou de Presidente Prudente-SP, regiao oeste do estado. Na minha regiao sao chamado tambem de cabinhos.
Mas como aqui no forum nem todos tem conhecimento em eletronica, e tambem de diversas regioes, e ate outros paises, como o caso de alguns dias atras tivemos a visita de um argentino, eu coloco outros nomes que pode ser identificado o que se esta falando, como por exemplo soldador-ferro de solda...

O maior problema é este, os donos de instrumentos querer manter originalidade...
Confesso que no começo tive essa "doença", mas acabei tendo que trocar os fios.
Prefiro manter a originalidade da pintura, captadores, detalhes visiveis, mas parte interna, ninguem vê....

Sobre a capacitencioa gerada pelos blindados, vale notar que depois do jack usamos um "cabão" de 5, 6, 7 metros...
Atualmente, meus cabos de ligaçao sao os mais curtos possivel, ate para evitar perdas de sinal.

Fender é um instrumento respeitado, mas peca muito nesnte quesito.
Parece que toda Fender depois de um tempo começa com o ronco.
Uma coisa que percebi em algumas, é que os fios que vao para o jack começam a enrigecer, ai começa os roncos e perda de sinal...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal