Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 16:20:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Componentes do Tipo Vintage x Componentes Novos  (Lida 3368 vezes)
juanito640
Visitante
« : 18 de Março de 2011, as 17:04:54 »

Olá meus caros, venho com este tópico para criar uma discussão saudável no que dz respeito a componentes do tipo vintage e componentes novos, uma vez que já criei um tópico para a discussão do tipo de capacitores utilizados e no que diz respeito a influência no som que cada tipo de capacitor pode causar, e agradeço a todos os que participaram e me ajudaram e acredito que a muitos outros handmakers também a solucionar esse dilema, em breve postarei um vídeo com pedais iguais montados com capacitores diferentes, (tantalo x eletrolitico x cerâmico x stiroflex.....)

Agora vamos a discussão: estou comprando as peças para fazer um FUZZ FACE com NKT 275, pois bem comprei os transistores, já chegaram e estão aqui, agora já calculei o valor dos resistores com a calculadora de HFE, então me deparei com um DILEMA, utilizar resistores de carbono ALLEN TYPE (resistores vintage que já não são mais fabricados) ou resistores novos também de carbono?Huh??

Bem me adiantei e dei uma pesquisada, o preço dos ALLEN TYPE e bem mais caro que os novos e só os encontrei no E-bay, com pacotes fechado e valores variados. ALLEN TYPE e na composição dos novos, e perguntei a um professor de física da universidade a qual trabalho, e ele me disse que muito provavelmente os ALLEN TYPE tem um carbono muito mais impuro do que os novos, além da vedação dos mesmos não ser muito eficiente e pelo fato de serem muito antigos provavelmente deve ter sido exposto a muita umidade, todos estes fatores levam a uma imprecisão (na teoria) maior do valor resistivo. O ideal seria ter os dois para comparar com um multímetro. Acredito que se isso for realmente verdade com resistores novos os ajustes de FUZZ e VOLUME serão mais precisos.

Então alguém daqui já comparou pedais iguais com os resistores de tipos diferentes? A diferença realmente é brutal ou não muito significativa, perdendo o completo sentido e sendo dispendiosa a utilização deste tipo de resistor?
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 18 de Março de 2011, as 17:38:09 »

cara, pra ser bem sincero, se todos os resistores que você comprar variarem em 10% o valor nominal, você vai ter diferenças elétricas significativas no seu pedal, mas se isso será perceptível no som, só testando para saber.

peças antigas, com " defeitos" como esses resistores velhos, dão o "mojo" nos pedais clássicos, mas vai de gosto... vou fazer uns testes aqui em casa, tenho uma caixa de resistores muito velhos, alguns tão velhos que dá medo de mecher e eles quebrarem no meio, tem uns que tão esfarelando já...

vou tentar faezr uns testes tipo com o mini fuzz, sei lá, algo que seja simples o bastante pra sentir uma possível mudança no timbre.. se conseguir faço isso no final de semana e posto uns samples...

abraço
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 18 de Março de 2011, as 18:40:48 »

Essas questões de componentes mojolentos rendem muita boa (?) conversa... Acho que se voce procura fidelidade ao original deve procurar usar os mesmos componentes do original. Mas é como seu professor falou, como ter certeza que os componentes originais vão soar hoje da mesma maneira que há 40 anos atrás, quando as técnicas de fabricação eram mais rudimentares?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 18 de Março de 2011, as 19:32:47 »

Juanito,

Construir um bom FUZZ FACE, por mais simples que pareça, é uma tarefa e tanto!

Existem muitos fatores que influenciam no resultado final. Mas posso dizer de cadeira, depois de construir uns 20, que a sorte é um desses fatores. Outra coisa muito determinante: os transistores. O melhor FF que já fiz foi o mais recente. Ele usa um par de transistores unmarked. Porém os valores de hfe e de corrente de fuga sào excelentes. Olha que já experimentei tudo que é tipo de transistor que voce poderia citar. NKT275, AC128, 2N404A (os melhores até experimentar os sem nome), russos, japoneses, americanos, ingleses, etc. Coincidentemente esse FF que ficou melhor q todos os outros usa o kit do Big Louis, menos os transistores, que troquei.

Resistores de carbono antigos, ALLEN TYPE, sào um lixo, muito mais imprecisos e bons só pra dar mais chiado (chiado aqui no sentido original: som de "ssshhhhiiiii") de ruído térmico. Mas fazer o que? Coincidentemente usando-os, sem trimpot algum, valores originais, obtive o melhor FF que já escutei e toquei... sorte, né?

O maior problema que tenho visto neste tipo de discussào é se há preciosismo ou nào. De minha parte, creio que haja sim. Mas de qualquer forma, diferenças sutis, se agrupadas, fazem uma grande diferença.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
juanito640
Visitante
« Responder #4 : 18 de Março de 2011, as 20:46:14 »

cara, pra ser bem sincero, se todos os resistores que você comprar variarem em 10% o valor nominal, você vai ter diferenças elétricas significativas no seu pedal, mas se isso será perceptível no som, só testando para saber.

peças antigas, com " defeitos" como esses resistores velhos, dão o "mojo" nos pedais clássicos, mas vai de gosto... vou fazer uns testes aqui em casa, tenho uma caixa de resistores muito velhos, alguns tão velhos que dá medo de mecher e eles quebrarem no meio, tem uns que tão esfarelando já...

vou tentar faezr uns testes tipo com o mini fuzz, sei lá, algo que seja simples o bastante pra sentir uma possível mudança no timbre.. se conseguir faço isso no final de semana e posto uns samples...

abraço
Sim, eu acredito em MOJO, mas sei lá acrdito que existem várias questões no que diz respeito ao ''vintegismo'', por exemplo os TS-9, TS-8, TS-n, tem componentes atuais e soam muito bonito....
Eu também to querendo fazer uns samples quando fizer vou postalos tmb... Acho que inclusive rola de fazer uma placa com aqueles soquetes de CI, os mais carinho, ai vc parte ele em pedaços e coloca eles na placa e vai encaixando os componentes e então gravar um sample, depois vc tira eles e muda os componentes por outros grava outro sample e compara, ai vc faz uma placa final com solda bonitinha com a configuração que vc mais gostou, ficaria tipo uma placa protoboard com fenolite.... Vou faze-la e colocar fotos....

Essas questões de componentes mojolentos rendem muita boa (?) conversa... Acho que se voce procura fidelidade ao original deve procurar usar os mesmos componentes do original. Mas é como seu professor falou, como ter certeza que os componentes originais vão soar hoje da mesma maneira que há 40 anos atrás, quando as técnicas de fabricação eram mais rudimentares?
hahaha mojolentos, boa essa! É, então pensei no mesmo, eis a questão, o que não significa que um FF com componentes modernos não soaria igual ou melhor, afinal o que queremos de um resistor: OHMS!!!!
Juanito,

Construir um bom FUZZ FACE, por mais simples que pareça, é uma tarefa e tanto!

Existem muitos fatores que influenciam no resultado final. Mas posso dizer de cadeira, depois de construir uns 20, que a sorte é um desses fatores. Outra coisa muito determinante: os transistores. O melhor FF que já fiz foi o mais recente. Ele usa um par de transistores unmarked. Porém os valores de hfe e de corrente de fuga sào excelentes. Olha que já experimentei tudo que é tipo de transistor que voce poderia citar. NKT275, AC128, 2N404A (os melhores até experimentar os sem nome), russos, japoneses, americanos, ingleses, etc. Coincidentemente esse FF que ficou melhor q todos os outros usa o kit do Big Louis, menos os transistores, que troquei.

Resistores de carbono antigos, ALLEN TYPE, sào um lixo, muito mais imprecisos e bons só pra dar mais chiado (chiado aqui no sentido original: som de "ssshhhhiiiii") de ruído térmico. Mas fazer o que? Coincidentemente usando-os, sem trimpot algum, valores originais, obtive o melhor FF que já escutei e toquei... sorte, né?

O maior problema que tenho visto neste tipo de discussào é se há preciosismo ou nào. De minha parte, creio que haja sim. Mas de qualquer forma, diferenças sutis, se agrupadas, fazem uma grande diferença.

Então li essa discussão do KIT do Big Louis, gostaria de testar, prefiro comprar dele que já vem legal tudo arrumadinho, onde eu acho esse KIT? Falo com ele? E rola tmb de fazer a placa de protoboard com os soquetinhos no próprio fenolite, ai vc teria um pedal de montar e desmontar como de fosse um quebra cabeças, para comparar, quando achar o que mais gostou, pronto! faça a placa final com os componentes soldados.
E retornamos a velha questão: É uma questão de gosto.... As vezes um som e bom para um e ruim para outros....
Mas o chiado desse Fuzz que vc fez e muito intenso?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 18 de Março de 2011, as 22:49:12 »

Nào tem chiado, se voce se refere ao som agudo e sem uma frequencia que se sobressaia às outras, um "sssshhhhhiiiiiii". E o "hum" só rola se estiver usando captaçào single coil. O bicho dá aquele ronco impressionante quando se faz um acorde aberto de Eb, afinal a guitarra deve estar afinada meio tom abaixo, como reza a tradiçào...rs Por outro lado ele limpa muito bem quando se abaixa o pot de volume na guitarra.É tudo o que eu esperaria de um bom FF.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal