Olá Pessoal do Hand Mades.
Como sempre vocês me ajudam muito, desde já gostaria de agradecer.
Bom, "ressucitei" este tópico pois montei (sem verificar tópicos daqui antes...
) 2 MXR NOISE GATE com layout 1 do Tonepad.
Verifiquei antes, apenas os building reports, que no geral(os que eu li), diziam não ter consigo por não usar exatamente os mesmos componentes.
Bom, como encontrei TODOS OS COMPONENTES do layout na Tigger, resolvi montar achando que tudo seria tranquilo...
Montei e quando liguei pra testar o som passa mas o pedal não muta o ruído.
O pot não atua até chegar no final, daí ele muta completamente todo o sinal.
Daí comecei as pesquisas e vi que muita gente já teve dor de cabeça com esse pedal.
Mas como montei 2 um pra mim e pro meu amigo (o segundo ainda não está com as ligações de fios, só os componenetes estão soldados na placa), queria ver se conseguia fazer eles "acordarem", para não perder todo o trabalho.
Pensei em algumas hipóteses:
- Estou usando o FET 2N5952 da farchild só que quando vi a pinagem me parece que o gate fica ao contrário da posição que o FET está no Layout.
->Tentei inverter o FET (180º), porém atuou de forma estranha reduzindo o volume e o pot continuava do mesmo jeito.
-> Fiquei na dúvida se devo, não apenas girar 180, ou deixar do jeito que está e mudar o Drain e o Source na ordem do encaixe. (Pra isso, se proceder, penso em soldar soquetes para testar o FET)
-> Pensei em trocar o FET por outro, pois vi no Building Reports do Tonepad gente que o fez. Alguém tem uma sugestão? (2SK30)
- Quanto ao CI utilizado:
- > Usei o Ci indicado 4558 da JRC.
- > Será que há algum problema de modelo que varia de fabricante por fabricante, por isso o pedal não funcionou?
-> Vi gente que alterou o CI para o LM 741, alterei em casa e nada. Está certo isso? Posso fazer tal modificação?
- Quanto aos outros Transistors:
-> Estou usando os indicados no layout 2n3904.
-> Seria o caso de substituí-los por outros? Alguma Sugestão?
- Quanto ao Capacitor 1ufNP
-> Antes de comprar verifiquei em alguns lugares na internet e entendi que qualquer capacitor não polarizado de valor igual serviria. Está correto isso?
-> Usei um capacitor Multicamadas de 1Uf. Vi aqui nos tópicos a troca deste capacitor por cerâmico de 0,01. Será que isso me faria sair do lugar?
- Quanto a componentes queimados, acredito que não tenha queimado nenhum, já fiz 15 projetos e nunca me aconteceu (não que não possa mas... acredito que não), só uma vez que comprei capacitores, para fazer um mxr envelope filter, e todos do lote não funcionavam. Tomara que não seja o caso.
- Verifiquei a polaridade dos Eletrolíticos e tudo certinho com o layout.
- Ainda, deixei sem a chave MOM e sem o resistor de 100R por estar usando truebypass 3pdt, conforme informado no layout.
-> não deixei nada soldado ali, pelo informado pelo layout acredito que não precisa, caso não use a chave.
Enfim, estou perdido pessoal, não sou um conhecedor profundo mas gosto de montar os pedais.
Se alguém puder me dar uma força agradeço muito.
Abaixo foto do layout com a placa do meu pedal do lado.
Uploaded with
ImageShack.comlink direto:
http://imageshack.us/a/img401/4803/eais.jpgAmanhã irei para a rua que vende componentes eletrônicos na minha cidade comprar ci's identicos aos 2n5952 (caso os meus estejam com problemas.
E também comprar os componentes alternativos para testes.
Mais uma vez obrigado a todos.