Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 19:41:59

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15 ... 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 164993 vezes)
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #180 : 21 de Agosto de 2013, as 23:35:04 »

Sim, o pedal está funcionando quase como um buffer, eu coloquei o pedal no osciloscópio no laboratório de física da minha faculdade, com um sinal de aproximadamente uns 600mV e distorcido pelo triple wreck, só lá por 90% do pot ele dava uma reduzida bem pequena na onda, eu andei lendo de novo no FSB
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Vou tentar colocar o resistor perto do release de 47k, que está atualmente 10x mais, talvez seja isso, e nesse report também parece que eu inverti Drain e Source, mas é aquela dúvida, porquê eles não especificam logo...
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #181 : 21 de Agosto de 2013, as 23:42:47 »

Nesse caso a atuação do gate está certa na medida  que, com sinal forte, o gate deixa o sinal passar. Com o sinal fraco ele deve cortar o em grande parte o sinal, certo?
Handmaker

Obrigado

« Responder #182 : 21 de Agosto de 2013, as 23:45:46 »

Ele basicamente no meu esquema não está cortando sinal algum, o certo era cortar sinais mais fortes a medida que o knob de sensibilidade aumentasse também.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #183 : 21 de Agosto de 2013, as 23:49:52 »

Não sei ao certo, mas o que vc pretende é que o noise gate funcione como um compressor? Se é, vc está lidando com o circuito oposto.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 08:13:12 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #184 : 21 de Agosto de 2013, as 23:55:21 »

Quero que ele corte" os ruídos do sinal, bem, em alguns momentos temos ruídos de ganho, interferências que se adicionam ao sinal e o deixa maior e pontiagudo, o noise tem a função de selecionar por meio do pot sensibilidade uma faixa do sinal, ou seja ele corta fora os sinais que ultrapassam determinado valor deixando o som sem ruídos, como um noise gate deve funcionar mesmo.

-----
Eu já montei o do Amorin e funcionou, mas eu queria algumas implementações, sensibilidade maior, outros controles para atuar também auxiliando em alguns riffs, isso é muito bom.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, as 23:59:14 por Electric Effects » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #185 : 22 de Agosto de 2013, as 00:03:36 »

Realmente temos um impasse. O que vc descreveu é mais ou menos um noise supressor, um tipo de filtro que funciona para determinadas frequências. O noise gate é um circuito de mute. Quando o sinal principal está baixo, ele corta a passagem de qualquer sinal, principalmente os ruídos (NOISE GATE), esse circuito que vc está trabalhando faz basicamente isso, corta o sinal quando ele está baixo e libera quando está alto. Creio que o druidamaluco está tentando montar o pedal que vc está precisando.

Abs  
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 08:14:20 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #186 : 22 de Agosto de 2013, as 00:09:17 »

http://www.americasdebate.org/MXR-NGLD/MXR-NGLD.mp3
devo ter me expressado mal, aqui a ideia.

-----
Estou testando o pedal num mini-ampli, vou rever alguns conceitos, mas quando mencionei sobre os riffs, bem, quando você toca um riff tipo "master of puppets" e logo abafa a corda, o sinal cai e assim ele corta o som. Se não houvesse noise, logo quando abafasse a nota ele ainda daria algumas vibrações, é uma possibilidade, vou tentar usar esse pedal em um ampli maior e abaixar o valor de RA para 47k, já que tenho também um pot que poderá aumentar seu valor. Obrigado.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 00:13:14 por Electric Effects » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #187 : 22 de Agosto de 2013, as 00:28:31 »

Ótimo, estamos falando a mesma linguagem. Eu ouvi perfeitamente um noise gate. Quando o sinal é "limpo" a sensibilidade pode ser alta e ele libera o sinal mais cedo com amplitude pequena, já com ruído, (e que ruído!) vc tem que diminuir a sensibilidade para que o ruído não apareça, o que atenua junto o sinal principal.
Note que ele faz isso mesmo, "atenua" de modo que só as cristas mais altas aparecem. Isso é um tipo de distorção de crossover. O mecanismo é assim como eu descrevi, mas acho que talvez vc tivesse outra ideia do sistema. Esse circuito faz isso, mas talvez não seja muito preciso.
Abs
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 08:17:43 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #188 : 22 de Agosto de 2013, as 00:34:37 »

Não entendo ainda muito bem sobre chaveamento em FET's, mas qual a sua sugestão para um possível LED que indica quando o gate é acionado? Assim como no noise gate digital da MXR, sei que é possível pois o Guero já fez um, esse LED deverá também ser acendido por meio de um BJT para não modificar muito o sinal.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #189 : 22 de Agosto de 2013, as 00:52:33 »

O Fet trabalha aí do seguinte modo:
Sem sinal nenhum o BJT não conduz, então o capacitor C6 se carrega e o potencial na porta do Fet fica próxima de VB, como o dreno e a fonte também estão com potencial em VB, a resistência dreno-fonte fica próxima a 0 e o Fet conduz a maior parte do sinal para VB.
Com sinal o BJT conduz, descarrega C6, e a porta do Fet vai para um potencial menor que -2V em relação a VB, o faz com que o FET aumente a resistência dreno-fonte. Aí o sinal não é atenuado.

Basicamente o circuito do led seria um BJT colocado em paralelo com o outro. Mas para não atrapalhar o funcionamento desse, seria melhor duplicar toda a rede RC desde a saída do integrado, o led ficaria ligado ao coletor desse BJT em série com um resistor de 3,9k, por exemplo, e ligado a +9V.
Abs.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:15:16 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #190 : 22 de Agosto de 2013, as 01:04:12 »

Tipo ligando um resistor de 470k na base do Q3 à outra base de um BJT que será o do LED colocando o LED no coletor com os 3k9 e o emissor aterrado?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #191 : 22 de Agosto de 2013, as 01:14:22 »

Poderia funcionar, mas tem que ver que esse BJT talvez precise de mais corrente de base para que o led acenda com luz forte.
Outra coisa, os componentes R15,R17 e C9 formam um arranjo que serve para diminuir distorções causadas pela atuação do FET, os valores originais são mais recomendáveis para que o som saia mais clean do noise gate.
Abs.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:15:41 por Matec » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #192 : 23 de Agosto de 2013, as 13:59:48 »

Um darlington serviria para a ocasião? Já que possui um ganho alto.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3

« Responder #193 : 23 de Agosto de 2013, as 14:03:46 »

Olá Pessoal do Hand Mades.

Como sempre vocês me ajudam muito, desde já gostaria de agradecer.

Bom, "ressucitei" este tópico pois montei (sem verificar tópicos daqui antes...  Sad ) 2 MXR NOISE GATE com layout 1 do Tonepad.

Verifiquei antes, apenas os building reports, que no geral(os que eu li), diziam não ter consigo por não usar exatamente os mesmos componentes.

Bom, como encontrei TODOS OS COMPONENTES do layout na Tigger, resolvi montar achando que tudo seria tranquilo...

Montei e quando liguei pra testar o som passa mas o pedal não muta o ruído.

O pot não atua até chegar no final, daí ele muta completamente todo o sinal.

Daí comecei as pesquisas e vi que muita gente já teve dor de cabeça com esse pedal.

Mas como montei 2 um pra mim e pro meu amigo (o segundo ainda não está com as ligações de fios, só os componenetes estão soldados na placa), queria ver se conseguia fazer eles "acordarem", para não perder todo o trabalho.

Pensei em algumas hipóteses:

- Estou usando o FET 2N5952 da farchild só que quando vi a pinagem me parece que o gate fica ao contrário da posição que o FET está no Layout.
->Tentei inverter o FET (180º), porém atuou de forma estranha reduzindo o volume e o pot continuava do mesmo jeito.
-> Fiquei na dúvida se devo, não apenas girar 180, ou deixar do jeito que está e mudar o Drain e o Source na ordem do encaixe. (Pra isso, se proceder, penso em soldar soquetes para testar o FET)
-> Pensei em trocar o FET por outro, pois vi no Building Reports do Tonepad gente que o fez. Alguém tem uma sugestão? (2SK30)

- Quanto ao CI utilizado:
- > Usei o Ci indicado 4558 da JRC.
- > Será que há algum problema de modelo que varia de fabricante por fabricante, por isso o pedal não funcionou?
-> Vi gente que alterou o CI para o LM 741, alterei em casa e nada. Está certo isso? Posso fazer tal  modificação?

- Quanto aos outros Transistors:
-> Estou usando os indicados no layout 2n3904.
-> Seria o caso de substituí-los por outros? Alguma Sugestão?

- Quanto ao Capacitor 1ufNP
-> Antes de comprar verifiquei em alguns lugares na internet e entendi que qualquer capacitor não polarizado de valor igual serviria. Está correto isso?
-> Usei um capacitor Multicamadas de 1Uf. Vi aqui nos tópicos a troca deste capacitor por cerâmico de 0,01. Será que isso me faria sair do lugar?

- Quanto a componentes queimados, acredito que não tenha queimado nenhum, já fiz 15 projetos e nunca me aconteceu (não que não possa mas... acredito que não), só uma vez que comprei capacitores, para fazer um mxr envelope filter, e todos do lote não funcionavam. Tomara que não seja o caso.

- Verifiquei a polaridade dos Eletrolíticos e tudo certinho com o layout. 

- Ainda, deixei sem a chave MOM e sem o resistor de 100R por estar usando truebypass 3pdt, conforme informado no layout.
-> não deixei nada soldado ali, pelo informado pelo layout acredito que não precisa, caso não use a chave.

Enfim, estou perdido pessoal, não sou um conhecedor profundo mas gosto de montar os pedais.

Se alguém puder me dar uma força agradeço muito.

Abaixo foto do layout com a placa do meu pedal do lado.

Uploaded with ImageShack.com

link direto: http://imageshack.us/a/img401/4803/eais.jpg

Amanhã irei para a rua que vende componentes eletrônicos na minha cidade comprar ci's identicos aos 2n5952 (caso os meus estejam com problemas.
E também comprar os componentes alternativos para testes.

Mais uma vez obrigado a todos.

« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, as 15:36:29 por Thiago Landulfo » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #194 : 23 de Agosto de 2013, as 14:19:00 »

Thiago,

esse pedal é meio encrencado mesmo. Montei o clone do GrAmorin, e o meu apresenta perda de volume.
A substituição que você fez do 4558 pelo 741 não é correta, já que o 741 é um operacional simples, e o 4558 é um duplo operacional.

A melhor pessoa para orientar é o Amorin mesmo.
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15 ... 22   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: