Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 18:35:06

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 164905 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #75 : 22 de Março de 2011, as 23:07:27 »

Ivan, os TL071 sao low noise (baixo ruido) or isso parte do ruido some. Dentro da caixa de aluminio

o circuito fica blindado.
Desta forma, o unico ruido possivel acaba sendo a interferencia da fonte, se tiver filtragem fraca.
O ruido de acordo com a regulagem é normal.
O circuito ica mais sensivel se for utilizado o TL071, por ele se tratar de um operacionalo com

entrada FET, neste caso, uma dica é usar o TL071 no lugar do CI de saida ( o CI na parte de baixo

da placa) e usar o 741 no lugar do CI que controla o mute, este é o CI que fica no topo da placa.

Mas isso nem chega ser nescessario, a menos que por carater de teste.
Pois o ruido antes do mute, aparece dependente da relugagem.
As vezes, ele da um rapido e pequeno mute, aparece o ruido, e depois o mute geral. É normal.

Sobre o transistor, ele faz o papel de chavear, desviar, o sinal, para o Vref.
Eu nao tinha certeza sobre o BF245, porque ele é de RF, mas de uso geral faria a mesma funçao do

original, que é um  switching.
Para ter ideia, de um modo brusco, ate relé serviria.

No mais, parabens por seu set2, gostei dele, tambem tenho um TS7, gosto muito dele.
Parabens aos seus testes, isso nos ajuda bastante aqui no forum.
E tambem parabens a sua montagem.

Sobre a fonte, essa modificacao com os capacitores sao boas. Brevemente postarei algumas experiencias minhas relativa a fontes e ruidos, tera algumas sugestoes de retificaçao e filtargem, simples, mas que farao grandes diferenças.

Mensagem Mesclada
Ari, parabens a sua montagem tambem.
Gostei bastante.
« Última modificação: 22 de Março de 2011, as 23:10:59 por GrAmorin » Registrado

Deef182
Visitante
« Responder #76 : 23 de Março de 2011, as 00:11:11 »

Quer dizer que seria melhor usar o TL071 invés do LM741?
Dá diferença do 2n3904 pro BC547 também??
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #77 : 23 de Março de 2011, as 02:06:18 »

Para o TL pode sim dar diferença, 1 pelo fato de ser low noise, e 2 por ser entrada FET.
O FET tem uma sensibilidade maior, e uma dinamica diferente.
Nao sei se ja coloquei isso neste topico ou se foi em outro, mas faça um pre que use 4558, tl072, ou semelhante, use soquete ao inves de soldar o CI.
Faça testes como 4558 e com o TL.
Vera que com o TL é diferente principalmente quando faz ligados (hammer on e pull offs), e paleta alternada, na guitarra, nisso pode se dizer que se assemelha a valvula.
Nao se deve dizer q o TL072 é melhor que 4558, ou TL071 é melhor que 741.
Cada um tem suas diferenças. Resultam em timbres diferentes tambem.

Ja sobre os 2N3904 e BC547, podem nao fazer tanta diferença, mas se for outros transistores podem fazer grande diferença, porque?

2N3904    sinais baixos, logo, se trata de alto ganho.
BC547     alto ganho.
BC548     uso geral
BC549     baixo ruido (low noise)
BC550     baixo ruido
2SC 1815  uso geral
2SC 1849  sinais baixos (alto ganho)
2N5088    sinais baixos (alto ganho)

2n3904, 2n5088, BC547 sao equivalentes direto em suas funçoes, deve se observar só as pinagem.

Qualquer outra duvida ou se algo nao ficou esclarecido pode perguntar.
Deef182
Visitante
« Responder #78 : 23 de Março de 2011, as 13:18:36 »

Bem interessante essas tuas comparações cara, pelo que analisei para esta aplicação, se eu quiser um som com menor ruído, som mais limpo possível seria mais adequado o uso do TL071 e de um BC549 ou BC550, correto ?
Estou usando soquetes em tudo, a principio vou montar com LM741 e BC547, mas pretendo comprar outros transistores e CIs para testes Cheesy  valeu denovo gramorim  Grin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #79 : 23 de Março de 2011, as 13:40:38 »

Isso mesmo, TL071 e bc 549 para som mais limpo.
Experimente testar, TL 071 e o BC 549 na parte por onde passa o sinal. E 741 para o que controla o chaveamento. Isso por causa da dinamica de funcionamento do TL e do 741, mas teste tambem o TL nos dois, para ver o que fica melhor.

Nao esqueca de postar os resultados, isso ajuda a comunidade toda.
Deef182
Visitante
« Responder #80 : 23 de Março de 2011, as 17:48:54 »

Claro, to so esperando chegar o 2SK30A pra fazer os testes Tongue

Enquanto isso, vou fazendo a caixa  Grin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #81 : 23 de Março de 2011, as 22:08:05 »

Pô, bem legal o layout.
Parabens novamente.
arifrei
Visitante
« Responder #82 : 24 de Março de 2011, as 19:18:48 »

Ha alguns posts o Pavuna relatou um "hummnn" quando ligava o NG... eu achei estranho porque o meu NG não apresentou nenhum ruido...hoje fui na casa de um amigo e liguei meu NG na fonte dele...e lá estava o Humnnn  Huh? ai experimentei outros pedais meus e alguns apresentavam esse barulho, outros não!! com a minha fonte todos ficam super silenciosos...por que isso acontece?? e essa fonte é da landscape que dizem ser boa...e a minha nem sei que marca é...por que alguns pedais apresentam esse barulho e outros não? se a fonte fizesse todos os pedais apresentarem esse ruido seria unicamente problema da fonte...mas uns pedais ficam perfeitos...e outros não... pode ter algo no circuito de alguns pedais que os torna incompativeis com determinadas fontes?!?!? 
Handmaker

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272

« Responder #83 : 24 de Março de 2011, as 19:33:47 »

Pode ser filtragem porca da fonte, rede elétrica instável (que normalmente pode ser resolvido com uma fonte estabilizada e com boa filtragem, a fonte pode não fornecer uma amperagem suficiente para tais ou tantos pedais... são vários fatores. Alias, pra quem teve o ruído no pedal, testem o mesmo utilizando uma bateria.
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #84 : 25 de Março de 2011, as 00:36:22 »

O fato de alguns pedais ter roncos e outros nao, pode ser varios motivos.
O que o amigo Battery postou esta correto, e complemento:

Geralmente pedais de "ganho" (overdriver, distortion, etc...) sao mais sucetiveis a roncos.
O que acontece, é que alguns pedais tem filtragem diferente, em seu interior.
Alguns usam eletroliticos e ceramicos, alguns tambem tem uma pequena bobina, outros so o eletrolitico.
Alguns usam um eletrolitico de 47uF, outros usam ate 470uF.
Algum pedais do tipo DIY (Do It Yourself- do inglês faça você mesmo), chegam ate nem ter tal eletrolitico de filtragem.

Esses sao alguns dos motivos.

Outros fatores podem gerar este ronco, como por exemplo:
A caixa do pedal, esta se for de plastico, e apenas a tampa em baixo ser metalica. Se a carcaça nao ter aterramento.

O proprio cabo usado pode gerar ronco, se nao tiver uma boa malha de blindagem.
O ronco pode ser gerado no proprio instrumento tambem.

Sobre a fonte fornecer pouca corrente, tambem pode ocorrer o ronco.
Mas eu descarto um pouco esta possibilidade, pelo seguinte fato:
Geralmente fontes comerciais fornecem mais que 250 mA. É muito dificil achar uma fonte com corrente menor que essa.
Um pedal, consome em media 15 ~ 25 mA, isso pedais analogico, pedais digitais consumem 80mA em media.

Se alguem tiver o manual de usuario, ou ate mesmo se der uma olhada na internet, podera constatar o valor do consumo de algum pedal.

A maior parte do consumo vem do LED.
Para se ter uma ideia, medi o consumo de um TS-9, sem o led, tanto com o efeito acionado ou desativado, o consumo era de 1,09 mA.
Ja com o LED soldado, o consumo foi para 18mA.

Teoricamente, eu poderia usar uma fonte de 250mA em ate 10 pedais que consumam 25mA.
Certo que é bom ter uma corrente maior do que o consumo, isso da mais estabilidade.

Ja vi materias recomendando o uso de 100mA para cada pedal, nao sei muito a logica disto.

Particularmente, eu ja usei uma fonte de 200mA (era de um telefone sem fio) em 4 pedais, e nao tive nenhum problema, desde funcionamento a ronco.

De minha opiniao, uma fonte deveria ter pelo menos o dobro de corrente de consumo dos pedais.

Uma coisa que ja reparei sobre fonte e ronco, é que se a fonte ter uma voltagem muito alta, deixa propicio a roncos, isso quando nao adicionam um forte ronco.
Se a tensao for menor que a pedida, tambem da ronco.

A dica de usar uma bateria, é verdadeira.
A bateria fornece DC puro, nao tem riplle.

Se com bateria der ronco, o motivo pode ser principalmente o cabo, mais especificamente o de entrada.
Pode ser tambem a caixa do pedal, se for plastica, ou se nao tiver aterramento.

NOTA:
Sobre o cabo, muita gente "monta" o cabo de forma errrada.
Muitos pegam cabo de microfone que tem 2 vias (condutores) + a blindagem, este tipo de cabo é estereo.
Este tipo de cabo pode ser usado tranquilamente.
Mas o que muitos erram, é que soldam um condutor no pino + do plug, e o outro condutor no - do plug.
Ate aí, certo?
ERRADO, e a blindagem, vai aonde?
Costumam deixar a blindagem sem ligacao nenhuma.
Desta forma o cabo funcionara, normal, sem muito ronco.
Mas quando ligar em um ampli, ou pedal de ganho, tera um ronco que praticamente nunca sabera de onde vem.

O correto, é soldar a malha tambem no - do plug.
Pode-se usar um cabo mono (1 condutor + malha) para montar um bom cabo.
Apenas solde o condutor no pino + do plug e a malha no - do plug.

NOTA 2:
Voltando sobre fonte, estou preparando um artigo, baseado em experiencia propria, onde relato alguns fatores percebidos - observados em fontes.
Tanto em amplificadores, quanto em fonte de uso geral.
Fiz alguns testes, e diria que cheguei proximo de 0 em niveis de "ronco".
Aguardem, logo postarei ele aqui no forum.
mattzan
Visitante
« Responder #85 : 30 de Agosto de 2011, as 13:09:16 »

Sobre as mods que estão disponíveis no layout do tonepad. Dá para usar neste seu GrAmorin? São legais, valem a pena? Queria aproveitar uma caixa de aluminio que tenho aqui, e ela está com 4 furos de knobs. Dai eu já queria encher de pots para não ficar vazio e não precisar comprar uma nova caixa.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #86 : 30 de Agosto de 2011, as 13:21:26 »

Sim, podem ser feitas.
Deve ser comparado no esquema onde deve ser feito as ligacoes das mods.
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« Responder #87 : 02 de Novembro de 2011, as 11:47:18 »

Gostaria de uma ajudinha pessoal......eu montei este Noise gate do Amorim e funcionou direitinho, usei os componentes originais citados no PDF, mas depois que coloquei ele na caixa, notei que quando aciono o efeito , quando ligo o pedal o volume cai drasticamente, mesmo com o pot no mínimo, o que pederia ser...?Ele estava funcionando tão bem!!!!!O fet pode ter pifado na hora de montar na caixa?Seria tão sensível assim?

Alguma idéia???

Obrigado.
...money for nothing!!!
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #88 : 02 de Novembro de 2011, as 13:06:03 »

De uma conferida se nao tem alguma parte que esta encostando na caixa quando fecha.
Geralmente este é o principal motivo de quando colocar a placa na caixa e parar de funcionar.
tufoeffect
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« Responder #89 : 02 de Novembro de 2011, as 17:51:08 »

Pois então Amorin, antes de colocar na caixa o pedal estava normal, depois que prendi os potênciometros, liguei aos jacks, á chave DPDT e tudo mais daí ficou assim com baixo volume, mas nem cheguei a fechar, eu fui testar anted de fechar a caixa pra ver se estava tudo certo (tipo uma última conferida antes de "lacrar") e já estava assim......que M***A!!!!

Por isto estou achando que possa ser o fet que pifou na hora que fiz as soldas na chave , nos jack in e out, na alimentação....mas é muito estranho, e nada de anormal aconteceu durante a montagem na caixa, o duro é isso!!!!

o fet não esta em soquete.....vou ter de dissoldar e soltar outro, talvez agora eu improvise um soquete pra ele com um pedaço de soquete de CI cortado..se alguém pensar em algo mais....aceito sugestões...valeu...
...money for nothing!!!
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 22   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: