Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 18:35:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 164908 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #60 : 16 de Março de 2011, as 23:09:25 »

Qualquer outra duvida nao se preoculpe, pode perguntar a vontade.

Faça seus testes e poste os resultados para nós sabermos as diferenças.

Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 168
-Recebido: 7

« Responder #61 : 18 de Março de 2011, as 04:33:59 »

Olá GrAmorin, estou terminando de montar o meu noise gate e percebi alguns detalhes que me deixaram na dúvida, já que você possui o original você fica mais fácil pra acabar com as dúvidas. (Estou montando de acordo com o seu pdf, utilizei os transistores BC550 e 2Sk30, coloquei os capacitores de tântalo e cerâmicos e soquete nos 741 para possíveis alterações).
1° Encontrei na internet 2 esquemas diferentes (que seguem abaixo) e estive olhando os do tonepad também e me ocorreu o seguinte, todos os esquemas possuem uma chave de acionamento momentâneo que aterra um capacitor de 1uF. Esse pedal é true-bypass ( o pedal original) ou seja consigo desligá-lo (bypass)?
2° Na 3ª foto que estou postando (você já tinha colocado ela, mas postei ela novamente para analizar melhor) a chave que ali se encontra parece ter apenas 2 terminais não seria ela a chave que aterra o capacitor de 1uF?
3º Como é ligado a saída de linha (line driver)?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #62 : 18 de Março de 2011, as 05:08:27 »

Ola Ivanletronic, o pedal nao é True-by-pass.
A chave mencionada, ativa e desativa o cirtuito.
O que acontece é que ela "anula" o funcionamento do pedal, mas nao desvia o sinal por uma chave ou circuito eletronico.
Voce pode deixar sem ela e usar uma DPDT para fazer o true by pass.

Quanto o line, ele é ligado direto em paralelo a saida.

Jack tipo canon, olhe o lado dos terminais onde solda.

Olhe de forma que fique um triangulo com a ponta para cima.

Os dois terminais de baixo aterra, e o terminal do meio, em cima vai para o jack de saida.
Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #63 : 18 de Março de 2011, as 21:42:23 »

Gostaria de saber das pessoas que montaram e usaram DPDT ou 3PDT se ao acionar ou desligar o noise gate ocorre um "pop", eu usei uma dpdt e o decennium bypass, antes e ocorreu o "pop", mesmo retirando o decennium e utilizando na configuração TBP somente com a chave ocorre o "pop", e quando o noise gate age antes de cortar o sinal fica um pequeno ruído de fundo antes do mute? Segue uma foto da minha montagem.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #64 : 18 de Março de 2011, as 22:02:28 »

Sobre o ruido depende do que tem antes do pedal, depende muito tambem da regulagem feita.

Sobre o pop o pessoal costuma colocar um resistor na entrada de sinal para o terra.
Geralmente entre 1M e 2m2.
Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #65 : 18 de Março de 2011, as 22:19:37 »

GrAmorin a configuração de teste foi a seguinte: guitarra sg Giannini essa da foto, TS7 Tubescreamer (drive na posição 5hs), noise gate e amp warmmusic hd22. Eu estive lendo sobre o descennium aqui no fórum e o pessoal resolveu a questão do "pop" utilizando um resistor de 100k na saída do efeito, utilizei esse resistor e não resolveu, retirei o descennium do circuito e usei somente a config. TBP e o "pop' continuou o mesmo. Eu também usei um distortion da Ashland e mesma coisa aconteceu, mesmo utilizando o TS7 ou o Ashland ou os 2 juntos. Vou testar amanhã essa sugestão do resistor pra ver o que acontece.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, as 22:26:31 por Ivanletronic » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #66 : 18 de Março de 2011, as 22:29:54 »

Vocês observaram que os esquemas que Ivanletronic postou têm os FETs ligados de formas totalmente diferentes, também?
GrAmorin
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #67 : 18 de Março de 2011, as 22:31:40 »

Na versao da tonepad usa um 2m2.
Pode ser que um ruido gerado pelo TS ou pelo distortion mantem o circuito do noise ativado por um breve momento.
Mas dependendo da regulagem do noise gate nao fica este breve ruido antes do mute.

Sobre o bypass, experimente usar o sw que tem no proprio pedal e ver se tem diferença, relativo ao pop.

Mensagem Mesclada
Adiel, é como eu disse em um post anterior, o circuito é simples, nao é critico, e nao tem segredo, e nem erro.
Observando a posiçao dos terminais dos transistores, nao da erro. Pode colocar qualquer NPN e qualquer FET.
Se o pessoal prestar atençao neste detalhe que voce mencionou, ficara mais facil ainda montar este pedal.
No pdf eu coloquei uma imagem para referencia, usando alguns fets diferentes.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, as 22:36:57 por GrAmorin » Registrado

Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #68 : 18 de Março de 2011, as 22:47:27 »

É verdade tanto que utilizei os transistores BC550 e 2SK30 (olhei nos datasheets a disposição dos pinos para não colocá-los invertidos) e funcionou de 1ª, pena que tive esse problema do "pop" e esse ruído também cogitei que pudesse ser pelo fato dos transistores usados mas vou ver se acho os originais na segunda pra ver se isso muda. GrAmorin você chegou a montar e testar o seu layout com os outros transistores? E obrigado pelas suas dicas.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #69 : 18 de Março de 2011, as 23:04:40 »

Infelizmente ainda nao montei, mas pretendo montar pelos proximos dias, exatamente para testar com outros transistores.
Mas sempre deduzi que daria certo com outros transistores por dois principais motivos.
Um deles é que o circuito nada mais faz do que desviar o sinal para o Vref (bias), isso faz o mute.
E o outro motivo, que demonstraria de modo pratico, é que o noise gate da Boss usa o 2sk30.
Quem tem algum esquema de chorus da Ibanez (CS-9, SC-10), podera ver que tem um circuito de noise gate com principio de funcionamento semelhante a este.
Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #70 : 22 de Março de 2011, as 13:44:23 »

Olá pessoal para não deixamos esse meio que sem resolução vou postar os resultados obtidos. Sobre os ruídos grande parte sumiu ao colocar o circuito dentro de uma caixa de alumínio, o ruído antes do mute também foi atenuado e colocando os CIs TL071 no lugar dos KA741 percebi que que esse ruído diminuiu, mas ele aparece de acordo com a regulagem do noise gate e das distorções/overdrive usados. Não sei se esse ruído é característico desse tipo de pedal (é como se ele tentasse cortar o sinal ao final da nota + o Humm) antes do mute. Coloquei o transistor BF245A e não percebi alteração perceptível no efeito (claro como não possuo experiência com o pedal original e não tenho como comparar). Coloquei o resistor de 2M2 na entrada do circuito para redução do "pop" (e surtiu efeito mas não completamente), porque o "pop" insiste em aparecer de vez em quando. Não testei a utilização do SW ainda mas estou pensando em colocar uma chave de alavanca para utilizar a opção TBP e o SW. Quando utilizei o TS7 percebi que o mesmo ao aproximar a guitarra gerou microfonia e oscilação (normal), o que não ocorreu quando usei o ashland. O bypass do ashland parece ser split-bypass (ainda não parei para analisar mais profundamente, mas ele usa dpdt) e não possui o "pop" em nenhuma situação, usei ele como boost para o TS7 ou o TS como boost para ele, só ele ou só o TS7. O noise gate é bem interessante para a aplicação dele. Ainda não terminei a pintura dele mas coloquei ele na caixa para teste, isolei a pci da tampa da caixa com um pedaço de plástico.
Aí estão algumas fotos. Gostaria que se possível as pessoas que montaram esse pedal postassem suas impressões e resultados para podermos comparar e enriquecermos com informações "úteis" para quem for montá-lo. Agradeço a colaboração de todos.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272

« Responder #71 : 22 de Março de 2011, as 14:18:13 »

A fonte que você está usando para alimentar o pedal é estabilizada? Possui boa filtragem? Caso contrário, coloque um capacitor de 100uF ou valor mais alto entre o positivo e o neutro do jack da fonte, para ver se o ruído diminui.
Ivanletronic
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #72 : 22 de Março de 2011, as 15:14:36 »

A fonte que eu uso é uma Hayonic modelo BOS950 estabilizada 9v 500mA para 4 pedais, ela é razoável faz tempo que a tenho. Agora que você falou isso resolvi abrir ela, tem um cap. eletr. de 2200uF/25v após a retificação e um 7809 mas não tem cap eletr. na saída devido ao espaço. Consegui adaptar dentro da fonte na pci um cap 100uF/16v + um 100nF saída dos 9v e um de 330nF na entrada do regulador, conforme o datasheet do 7809. Obrigado!
« Última modificação: 22 de Março de 2011, as 16:32:53 por Ivanletronic » Registrado
Battery Acid
Handmaker

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272

« Responder #73 : 22 de Março de 2011, as 15:40:00 »

O jack da fonte ao qual me referia era o J9, do pedal, hahaha. Mas se fizer na fonte também dá certo.
arifrei
Visitante
« Responder #74 : 22 de Março de 2011, as 16:48:49 »

Ivanletronic

Como ja postei eu acabei o NG tambem e funcionou perfeitamente...eu usei exatamente o que pediu no layout....menos os 2sc1849 que substitui por dois 2n3904...estou satisfeito com esse NG e nem procurei por outro projeto...
                                                                                       abçs
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 22   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: