juanito640
Os gringos chegam a dizer que o Tantalo tem uma sonoridade "valvulada"... com toda aquela história de harmonicos e tal.
Eu acho que na época que inventaram o ts8, não era tão fácil encontrar capacitores polarizados de valores de baixos.
Tempos atraz eu montei um ts8 tonepad e fiz o teste, não percebi diferença de timbre entre o eletrolítico, tantalo e poliéster. Provavelmente se eu montasse 3 e comparasse lado-a-lado, teria uma pequena diferença, mas não acredito que seja tão pronunciada.
EddieTavares, os q os gringos falam tem ate um pouco a ver. Por exemplo no caso dos pedais MXR. O som fica, digamos, vintage. O som fica com uma sonoridade tipo de epoca...
No seu caso do TS, de fato quase q nao se perceberia a diferença. A menos q fosse colocado um ao lado do outro.
Mas mesmo assim, pode acontecer de nao ser tao perceptivel, porque?
Muitas vezes nao se trata de termos ouvidos com tal percepcao, depende t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum) dos equipamentos e isntrumentos q temos, e tipo de pegada...
Eu sempre faço testes lado a lado.
Um caso q tive foi o seguinte:
Comparei o som de um TS9 com um SD1, bem quase todos sabem q os dois pedais tem os circuitos bem semelhantes, salvo o clip de diodos e valor do capacitor de TONE e um outro capacitor.
Foi usado nos teste os seguintes equipamentos:
Amplificadores Marshall Valvestate 8080, Fender RocPro 700.
Guitarras Fender Mod Richie Sambora, Jackson (nao me lembro mais o modelo, esta ta comigo a quase 20 anos) Ibanez (com captadores EMG 81) uma guitarra de luthieria com captadores Dimarzio Evolution e Super distortion.
Pedais Ibanez TS9, Boss SD1, AB Box artesanal.
Os testes consistiram em Powerchords, Harmonicos, acordes abertos, acordes fechados, algumas escalas, e alguns pequenos riffs.
A diferença foi praticamente imperceptivel qnd foi usado o Marshall 8080 em ambas guitarras.
No RocPro a diferença foi razoavel a boa diferença dependendo da guitarra q foi testada.
O q acontece é q alguns amplificadores respondem a frequencias q outros nao respondem. Tem amplificadores q valorizam os graves, outros atuam mais nos medios, e outros trabalham mais com os agudos.
Algumas guitarras tem emissao de frequencias q outras nao tem, timbres e sonoridades distintas.
A "pegada" t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum) pode fazer a diferença.
E assim vai...
Pouco mais recemtemente fiz um teste semelhante, desta vez foi com um TS9 e um TS7.
O TS9 usa 2 tantalo no TONE, e o TS7 usava eletroliticos.
A diferença ficou dependendo dos equipamentos usados.
Foi muita pouca diferença a media, conforme os amps e guitas....
A poucos dias vi a
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(moderador, peço que me suspenda do fórum) no forum um usuario comentando nao ter percebido diferenca usando JRC4558 e RC 4558 nestes pedais, é a mewsma coisa q coloquei a
k
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(moderador, peço que me suspenda do fórum).
Alias, eu iria colocar este post la, mas nao encontrei ele no momento.
Mensagem Mesclada
Em frequências de áudio, é muito mais provável que tais variações sejam devidas a pequenas variações de valor, dentro das tolerâncias de cada material, do que do material propriamente dito. Variações tonais realmente existirão, dependendo de cada material diferente, perceptíveis num bom analisador de espectro (e num super ouvido...), se os valores forem os mesmos, por causa das diferentes reatâncias em cada caso. Mais uma vez, uma questão de "mojo", na minha humilde opinião. Há várias análises sérias sobre esse assunto disponíveis na Internet.
Adiel, concordo plenamente com o q vc diz.
Apenas acrescentando, as variaçoes tonais podem depender da velocidade de resposta dos materiais.
Isto so é visto em equipamentos especificos como osciloscopio, analizadores de espectro e outros.