Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 19:34:52

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida, substituição de valvula do power  (Lida 4781 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 11 de Fevereiro de 2011, as 11:16:44 »

Uma das valvulas do power do meu amplificador teve infiltração, ficou esbranquiçada e é claro, queimou. Devo substituir apenas a valvula danificada? ou devo trocar todo o quarteto por um casado?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #1 : 11 de Fevereiro de 2011, as 11:44:38 »

Uma das valvulas do power do meu amplificador teve infiltração, ficou esbranquiçada e é claro, queimou. Devo substituir apenas a valvula danificada? ou devo trocar todo o quarteto por um casado?

Eu troco apenas a que queimou, verifico o BIAS e Rock'n'Roll!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Astath
Visitante
« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2011, as 12:43:30 »

Geralmente eu troco o par e guardo a que estava no amp para uma emergência, afinal de contas é melhor trabalhar com um par casado para garantir que as duas vão estar com o bias mais próximo. Quando tenho grana compro quarteto casado, apesar do meu amp só usar duas válvulas na saída, para não ter esse problema. Mas de qualquer forma o mais importante é checar o bias em qualquer troca, mesmo que pro mesmo tipo e marca de válvula, para garantir que seu amp não vai fritar, ou trabalhar muito frio e ficar com timbre ruim. Única excessão talvez, se não me engano, é quando se compra com o mesmo fornecedor e ele te dá a opção de comprar válvulas com as mesmas medições, tipo a MesaBoogie faz.     
Visitante
« Responder #3 : 11 de Fevereiro de 2011, as 14:12:29 »

Bem...

Por enquanto eu deixei o amp com as 2 do centro, preciso calibrar o bias?

Mensagem Mesclada
Só pra constar:

A pressão sonora do amplificador não caiu tanto quanto eu esperava com apenas 2 el34, acredito que apenas uns 30%, talvez nem isso.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, as 18:59:19 por EddieTavares » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 12 de Fevereiro de 2011, as 08:13:47 »

Bem...

Já isso, eu não faço!

Só pra constar:

A pressão sonora do amplificador não caiu tanto quanto eu esperava com apenas 2 el34, acredito que apenas uns 30%, talvez nem isso.

Já fou dito aqui mais de uma vez, a diferença entra um amp de 100W para 50W é apenas 3 dB. Isto é MUITO MENOS que 30%, ou seja, a diferença é bem imperceptível. Mesmo assim, para perceber, tem que estar no talo.

Como você não vai ter o original para comparar, suas medidas vão ser um tanto pouco apuradas, a menos que ele com 2 válvulas dê muito menos que a metade da potência.
DARKSEK
Visitante
« Responder #5 : 12 de Fevereiro de 2011, as 09:25:39 »

Desculpa a pergunta besta mas pelo o que entendi quando a válvula fica com a parte de cima branca quer dizer que ela esta ruim?
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 12 de Fevereiro de 2011, as 10:25:57 »

Desculpa a pergunta besta mas pelo o que entendi quando a válvula fica com a parte de cima branca quer dizer que ela esta ruim?

SIM! Quando a "parte de cima" era prateada e fica branca, significa que ela sofreu infiltração de ar.

Esta parte prateada é chamada de "getter". Ele é um composto químico que reage com o ar, compensando alguns pequenos vazamentos. Quando o vazamento é muito grande, todo o composto é consumido e não há mais como compensar a entrada de ar, fazendo com que cesse o vácuo que deveria existir dentro da válvula.

Ou seja, já era!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #7 : 13 de Fevereiro de 2011, as 17:36:38 »

Oi Eddie

A coisa não é tão séria quanto parece quando se trata de casamento de válvulas. Se fosse um amplificador de alta fidelidade, paciência. Tem que trocar as quatro por um quarteto novo e ponto final. O uso de válvulas descasadas vai causar ruído e distorção por segunda harmônica.

No caso de amplificadores para guitarra, o que se deseja é justamente a distorção e o ruído é algo meio constante no meio. Neste caso trocar apenas a que queimou não é tão herético. Como você tem quatro e já identificou quais são os pares, pode comprar apenas um par casado e por para operar com as que sobraram. Vai ficar perfeito e atender tanto ao custo quanto ao preciosismo.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: