Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:30:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 27   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Phase 90, reabrindo  (Lida 188595 vezes)
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #165 : 21 de Outubro de 2011, as 08:55:56 »

Eu estou com a maldição do Phase 90 parte 2!

Já montei Delay, Chorus, Tremolo, Overdrive, Distorção e vários outros efeitos, mas este cisma em não funcionar.
Comprei os 2n5952 mas estou esperando chegar.
Montei duas placas e nas duas o som sai, inclusive até mais alto um pouco que o sinal da guitarra sem o pedal, mas simplesmente sem efeito algum!
Testei os seguintes transistores: 2SK30A, MPF102, BF245A e J201, todos deram o mesmo resultado!
Então concluí que não é aí.
O capacitor de 15uF coloquei dois, um de 4,7 e um de 10uF em paralelo, o pot coloquei um de 100KB e o trimpot um de 220K, até coloquei um pot de 250k no lugar do trimpot pra testar, mas da NO MESMO! Sad
Usei 2N4125 como pede no projeto, eu tô irritado já! aehheaehaaehhea
Ah, tem algo diferente mas acredito que isso não mude não, o CI é o TL072CP, acredito que este CP no final seja só alguma variação ou melhoria no CI, eu acho.

Alguém já teve um problema parecido? Como resolveu?
Se alguém puder me ajuda agradeço!

Valeu!
Já conferi TODOS os componentes e tá tudo certo.

Olá Marcleury,
Você está "casando" os FETs? A diferença dos CIs não altera o funcionamento não... O valor do zener foi 5,1V? Leyout do Tonepad (Rev.6.Sep.30.2007)?
T+
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #166 : 21 de Outubro de 2011, as 09:14:41 »

Mesmo sem casar os fets o efeito deveria aparecer. Com os fets casados se tem uma oscilação mais redondinha.
Registrado
marcleury
Visitante
« Responder #167 : 21 de Outubro de 2011, as 10:10:08 »

Cara, fets casados, basicamente o mesmo valor de hFE, o diodo foi zener 5,1, tudo certinho.
Sentei agora aqui na bancada, vou rever tudo, componente por componente, e rever este diodo de 5,1 também, tem que ter alguma coisa errada.
Assim que ele funcionar eu posto um video.

Valeu por estarem me ajudando, o chassi do pedal tá prontinho já, tudo certo pra ele.
De hoje não passa.
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #168 : 21 de Outubro de 2011, as 10:50:31 »

Cara, fets casados, basicamente o mesmo valor de hFE, o diodo foi zener 5,1, tudo certinho.
Sentei agora aqui na bancada, vou rever tudo, componente por componente, e rever este diodo de 5,1 também, tem que ter alguma coisa errada.
Assim que ele funcionar eu posto um video.

Valeu por estarem me ajudando, o chassi do pedal tá prontinho já, tudo certo pra ele.
De hoje não passa.

Não é com parâmetros Hfe que "casa" FETs, mas como o Marcos disse era pra aparecer algum efeito sim, mesmo que mais fraco, eu fiz alguns PH-90 mas sempre com 2N5952 e todos funcionaram com o DZ 5V1, mas com outros fets pode ser que tem que mudar...
Reveja mesmo, as vezes é uma besteira que ta atrapalhando tipo solda, sei lá... Mas não desista que vale á pena Legal!
Registrado
marcleury
Visitante
« Responder #169 : 21 de Outubro de 2011, as 15:55:24 »

PRONTO! Cheesy
FUNCIONOOOOOU! Cheesy

Tava no tonepad ainda pouco procurando um phase diferente e por simples curiosidade resolvi abrir o layout do Phase 90, e adivinha?
OS FETS DO MEU LAYOUT ESTÃO INVERTIDOS!
E é um layout do tonepad, eu não me atentei a pinagem seguindo o desenho da placa antes, mas agora tá resolvido! Cheesy
Usei BF245A, mas vou testar com J201 e MPF102 pra ver o que me agrada, vi algumas pessoas falando que curtiram com outros Fets, como gosto é diferente eu vou testar.

Bom, faço um videozinho dele ainda hoje e posto de noite!
Valeu galera, mais uma vez MUITO obrigado!
Agora eu vou renovar todo o meu "banco de dados" com layout do tonepad, fica a dica aê galera!

O Phase é perfeito!
Abraço!
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #170 : 21 de Outubro de 2011, as 16:07:42 »

PRONTO! Cheesy
FUNCIONOOOOOU! Cheesy

Tava no tonepad ainda pouco procurando um phase diferente e por simples curiosidade resolvi abrir o layout do Phase 90, e adivinha?
OS FETS DO MEU LAYOUT ESTÃO INVERTIDOS!
E é um layout do tonepad, eu não me atentei a pinagem seguindo o desenho da placa antes, mas agora tá resolvido! Cheesy
Usei BF245A, mas vou testar com J201 e MPF102 pra ver o que me agrada, vi algumas pessoas falando que curtiram com outros Fets, como gosto é diferente eu vou testar.

Bom, faço um videozinho dele ainda hoje e posto de noite!
Valeu galera, mais uma vez MUITO obrigado!
Agora eu vou renovar todo o meu "banco de dados" com layout do tonepad, fica a dica aê galera!

O Phase é perfeito!
Abraço!
Palmas

Foi por isso que eu te perguntei se o seu layout era o (Rev.6.Sep.30.2007)...
Antes tinha um que estava com os FETs invertidos mesmo.

T+
Registrado
marcleury
Visitante
« Responder #171 : 21 de Outubro de 2011, as 16:34:17 »

Basoni, cara, eu vi isso mas pensei que meu layout tava atualizado.
Muito bom cara, ta tão psicodélico que eu fiquei tonto! hahaha Cheesy



Faço um vídeo e posto aqui depois! Cheesy
Registrado
felfoldi
Visitante
« Responder #172 : 01 de Novembro de 2011, as 09:24:22 »

Olá galera, sou novo no forum, mas venho acompanhando o Handmades há algum tempo...
Fiz meu Phase 90 , usei transistores não-casados BF245B e zener 5v1 .
O som dele está bem brilhante, como se houvesse apenas "um tratamento" no som da entrada , legal, porem, não há oscilação.
Alguem saberia me dizer o que pode estar acontecendo? Estou muito afim de fazer este pedal, mas nao tá saindo.
Pode ser transistor invertido? o Zener para estes transistores é o correto? Usei o layout do tonepad. Também usei o resistor de 22k , e também retirei ele pra testar, mas nada feito. Meu trimpot é de 200k. Já regulei ele ao máximo, e ao mínimo, e não houve variação de som.Por ser BF245B, corro mesmo o risco do efeito nao fucionar?
 Embarrassed  Cry  Sad  Ui
Me ajuuuuda aii pessoal, por favor!


Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #173 : 01 de Novembro de 2011, as 09:50:23 »

Para saber se a pinagem dos FET's está correta, ANTES DE SOLDÁ-LOS, compare o datasheet daquele que está no layout que você usou com o datasheet dos FET's que você tem. Ou use soquetes para os mesmos.

-----
Um toque manjado, porém necessário: esse não é um bom projeto para ingressar no mundo Handmades! Há projetos mais fáceis e úteis para começar a entender como a "coisa toda" funciona.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 09:53:20 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felfoldi
Visitante
« Responder #174 : 01 de Novembro de 2011, as 10:07:48 »

Para saber se a pinagem dos FET's está correta, ANTES DE SOLDÁ-LOS, compare o datasheet daquele que está no layout que você usou com o datasheet dos FET's que você tem. Ou use soquetes para os mesmos.

-----
Um toque manjado, porém necessário: esse não é um bom projeto para ingressar no mundo Handmades! Há projetos mais fáceis e úteis para começar a entender como a "coisa toda" funciona.


Olá amigo...
Obrigado pelas informações..
Já fiz outros pedais, como o Purple Peaker, Tube Sound Fuzz, Blues Breaker , Mxr Blue Box, Shred Master com seleção de clipagem... E agora estava mesmo qrendo uma modulação... e Resolvi bater de frente com este Phase 90 , que me parece ser tão versátil e interessante...
Conferi o datasheet, e ao meu ver, está tudo correto.. Mas mesmo assim, vou inverter os transistores , quem sabe dá sorte, e realmente era erro meu.
Obrigado pelo toque
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #175 : 01 de Novembro de 2011, as 12:24:47 »

OK!

Pode ser que com o BF245B você vá precisar de um diodo Zener de valor de tensão mais baixo. Eu nunca os usei nesse projeto, por isso nem posso dar uma indicação precisa sobre o valor do diodo Zener. Mas se você já tem experiência, com certeza acabará achando o problema e logo terá seu pedal de modulação funcionando.

Esse phaser é realmente muito bom e vale a pena o tempo gasto "debugando" o projeto. Aprendemos muito assim.

Boa sorte! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #176 : 01 de Novembro de 2011, as 12:51:29 »

Felfoldi,

qual o valor do trimpot que está usando?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #177 : 01 de Novembro de 2011, as 13:35:53 »

Se esta tendo um "tratamento" no som da entrada, mas nao modula, nao poderia ser o problema na parte do oscilador?
De uma conferida neste setor tambem.
Registrado

felfoldi
Visitante
« Responder #178 : 01 de Novembro de 2011, as 14:16:21 »

Alex Frias
Valeu cara, obrigado pela ajuda. Vou começar pelo zener, como você me sugeriu.
Gostei mesmo do pedal, mas travei nele...

Marcos Câmara
Estou usando 200k no trimpot. Já tentei usar ele no máximo, mínimo e centro, e nao percebi qualquer modificação. Vi que alguns amigos do forum utilizaram 220k, valor que não tenho em mãos no momento. Será que posso testar com um resistor de uns 20k em série, pelo menos pra eu não ficar sem opção de teste?

GrAmorin
ok, irei analisar minha placa (mais uma vez) , checar os componentes  (principalmente os responsáveis pela oscilação) e , conseguindo ou nao algum resultado, volto aqui ...

Muito obrigado a todos. A proposito, pelo que venho acompanhando o forum, só tem cara muito fera por aqui, fazendo trabalhos muito profissionais, que chegam a ser até melhores que alguns pedais originais. Parabéns a todos os artistas  quem sabe eu chego lá!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #179 : 01 de Novembro de 2011, as 14:42:47 »

Para facilitar use este circuito, para saber se o oscilador esta funcionando.
Ligue a entrada deste circuito na saida do oscilador do Phase, orientando pelo esquema do Tonepad, é o pino 7 do IC1.

PS. foi feito a correção do link  Smiley
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 15:12:58 por GrAmorin » Registrado

Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 27   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal