Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Setembro de 2024, as 11:15:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfonia na Guitarra.  (Lida 20673 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 08 de Fevereiro de 2011, as 19:14:22 »

Olá pessoal, tudo em paz?

Então, tenho uma guitarra Aria Pró II Excel Series modelo HXL-DLX-3. E o que acontece é o seguinte, ela sempre operou normal - até tinha um pouco de chiado mas creio que característico dos captadores (2 Single e 1 Humbucker) - isso dependendo da posição na chave seletora. Mais quando montei meu amp, Tda7294+Pré Clean, percebi que começou a dar um pouco de microfonia, achei que fosse causado pelo fato de eu ter colocado um falante de 12" em uma caixa que um dia foi uma Frahn CA150. Mas emprestei para um amigo a guitarra e ele usou em uma caixa (da Frahn, a qual quando emprestei uma vez ou outra antes e nunca tive o problema de microfonia) e ela começou a apresentar o problema la. Minha dúvida é, o que pode estar causando isso? A unica coisa que fiz de diferente na guitarra foi na ultima troca de encordamento eu usar um da rouxinol (que não gosto, mais pela falta de grana e por Daddario custar preço de ouro na minha cidade usei ele mesmo). E essa troca foi antes de mim testar no amp que fiz. Alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Agradeço pela atenção e peço desculpas pela chateação  Tongue

Abraços meus caros!
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #1 : 08 de Fevereiro de 2011, as 19:20:43 »

Ela está dando problemas no amplificador que voce montou, ou está dando problemas em outros amplificadores tambem? (isso ficou um pouco confuso pra mim).

Se nada foi trocado na guitarra, exceto o encordoamento, eu não consigo imaginar qual seja o problema. A microfonia se dá com canal limpo ou quando se usa distorção? Talvez alguma mudança nos parametros do efeito, como aume to no Gain da distorção, pode ocasionar microfonias.

Não sei se é o caso dessa caixa que voce citou (CA150), mas alguns modelos são multi0uso, e tem twitter que pode ser ligado ou desligado por uma chave. Verificou se existe o twitter, e se ele estava ligado ou desligado?
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #2 : 08 de Fevereiro de 2011, as 20:07:22 »

Então, da microfonia em outros amps também. Com a distorção ligada. Sem tweeter ligado.

Essa CA150 nem existe mais, a qual usei no teste foi outra mais não lembro o modelo. O fato é que nessa mesma que citei (a que não lembro do modelo) ja foi usado a guitarra na mesma configuração e sem gerar microfonia.
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #3 : 08 de Fevereiro de 2011, as 20:15:41 »

Sendo assim, sem nenhuma ateração na guitarra ,sou sincero em dizer que não imagino onde possa estar o problema.

Alguns pingam cera de vela na bobina do captador, mas esse é um rocedimento delicado e pode até danificá-lo.  Muitos dizem que a cera em torno da bobina ajuda a "travar" o enrolamento, e reduzindo assim a vibração do mesmo e, por consequencia, a microfonia.

De fato, fiz isso em um captador antigo e deu um certo resultado, mas quase danifiquei o captador tambem, portanto não recomendo.

Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #4 : 08 de Fevereiro de 2011, as 20:31:01 »

Pois é, estou achando estranho isso. Daqui uns dias troco as cordas, se por algum acaso for esse o problema, mais nela a unica coisa que alterei foi isso e tirei os captadores pra limpar. Será que posso ter invertido derrepente?(causaria isso?). Eu coloquei com o lado dos fios pro lado da ponte, não reparei quando desmontei.
Amanha vo ligar e ver o que que da, ver qual dos captadores ta causando essa microfonia.

[off topic mode on]Estou pensando em trocar os captadores, mais será que vale a pena? Penso em fazer uma configuração HSS, com um Seymour Duncan na ponte e 2 single fender no meio e no braço. Será que vai ficar bom? Tenho medo de gastar uma grana legal nisso e não gostar do resultado. [off topic mode off]

Abraço!
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #5 : 08 de Fevereiro de 2011, as 20:55:56 »

Vc chegou a desoldar os cabos pra retirar os captadores do sistema, ou só desacoplou pra limpar?

Se chegou a desoldar, pode ter ocorrido algum tipo de "inversão". Algumas guitarras, pelo menos das que eu conheço, vem com o captador do meio ligado com a fase invertida em relação aos do braço e da ponte.

Voce chegou a retirar a "capa" dos captadores pra limpar? Se lembra de haver algo envolvendo a bobina do captador, uma "fita adesiva" por exemplo, e se vc chegou a retirar essa fita?

Se acaso isso ocorreu, de fato há possibilidades de isso ser o problema. Não sei se a inversão de fase nos captadores chegaria a dar microfonia, mas quando inverti os meus a minha guitarra ficou mais propensa a microfonias (porém não afirmo que de fato esse foi o problema.

Se acaso havia essa fita adesiva, tipo "fita isolante" nas bobinas dos captadores, elas protegem o enrolamento e tem basicamente a mesma função da "cera de vela". Caso voce as tenha retirado, esse pode ser um fator contribuinte para a microfonia.

Se voce puder detalhar os procedimentos que fez, talvez possamos descobrir o que pode estar ocorrendo (até então voce não tinha comentado sobre a retirada dos captadores, e isso ja me trouxe outras duvidas, entendeu?). Por isso é bom detalhar o máximo possivel, pra não ficar só no "palpite" sobre o problema.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #6 : 08 de Fevereiro de 2011, as 21:00:00 »

Pois é, nem comentei por que achei irrelevante.

Citar
Vc chegou a desoldar os cabos pra retirar os captadores do sistema, ou só desacoplou pra limpar?

Se chegou a desoldar, pode ter ocorrido algum tipo de "inversão". Algumas guitarras, pelo menos das que eu conheço, vem com o captador do meio ligado com a fase invertida em relação aos do braço e da ponte.

Voce chegou a retirar a "capa" dos captadores pra limpar? Se lembra de haver algo envolvendo a bobina do captador, uma "fita adesiva" por exemplo, e se vc chegou a retirar essa fita?
Não desoldei não, tirei a capa, mais tinha feito isso antes ja (não tinha nada envolvendo).
No máximo que eu posso ter invertido seria ele de posição, entende? Será que isso influenciaria?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #7 : 08 de Fevereiro de 2011, as 21:19:17 »

Alguns captadores são cobertos por uma camada de cera que acenta os fios. Segundo um artigo da Stewart Macdonalds:

http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Electronics,_pickups/Electric_Glue_Pot.html?tab=Articles#details

Quando a cera envelhece e escama, eles ficam mais propensos a microfonar. Já vi muitos Luthieres fazerem o serviço de emergir os captadores em uma panela com cera, para resolver estes problemas.

Acredito que isto valha a pena em bons captadores. Em captadores de linhas chinesas, coreanas, etc, um bom Dimarzio, Seimour Duncan, etc, devem resolver melhor!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Diego Costa
Visitante
« Responder #8 : 08 de Fevereiro de 2011, as 21:25:36 »

Se não houve inversão na ligação, acho pouco provável. Um fator que pode contribuir, mas pra ser sincero não acredito que seja de fato isso, é a inversão de posição colocar o captador em um "campo magnetico" diferente, interferindo na "fase" dele (como citei antes, o do meio geralmente é ligado em fase invertida).

@Hgamal:

MEsmo em uma atitude "emergencial", o que falei sobre aplicar cera de vela pode surtir resultado? Existe alguma contra-indicação?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #9 : 08 de Fevereiro de 2011, as 21:44:31 »

@Hgamal:

MEsmo em uma atitude "emergencial", o que falei sobre aplicar cera de vela pode surtir resultado? Existe alguma contra-indicação?

Acho que provavelmente dará certo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #10 : 08 de Fevereiro de 2011, as 23:26:14 »

Quando estava planejando a empreitada de fazer uns captadores,
li que a cera serve para fazer que a bobina não oscile
e não trabalhe captando vibrações do meio, igual um microfone.

Só daí entendi umas histórias de guitarras que eu ouvi uns 10 anos atrás
em que se podia falar no captador que saia a voz no amplificador.

Sei também que tem captador que é encerado com cera de abelha.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 09 de Fevereiro de 2011, as 09:35:57 »

Parafina nas boibnas é um procedimento comum nos pups bosn e até nos "mais ou menos" hoje em dia. porém alguns modelos metidos a vintage deixam até esse procedimento de lado.

Se eu falo nos meus Seymour Duncan 59' da SG, com distorçào de alto ganho, ouve-se perfeitamente no falante do amp. Mesmo bem parafinadinhos e tal. Mas microfonia mesmo, só com bastante distorçào e amp no talo, e mesmo assim bem musical e controlada.

Pode descrever sua microfonia, Cogumelo? Agudinha e sempre a mesma nota?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #12 : 09 de Fevereiro de 2011, as 10:49:28 »

Retro-alimentação do sinal , tocar muito alto ou com Cap de alta impedancia da isso. Não vejo outro motivo.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #13 : 09 de Fevereiro de 2011, as 17:13:37 »

Citar
Pode descrever sua microfonia, Cogumelo? Agudinha e sempre a mesma nota?

É isso mesmo Frias, sempre que está com a distorção ligada e quando fica parada, quando começa a tocar some.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 09 de Fevereiro de 2011, as 21:54:57 »

Voce já testou outra guitarra no mesmo set (pedal + amp)? Se já e a tal microfonia nào aconteceu eu votaria na soluçào do Haroldo Gamal.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal