Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 20:22:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini-MosFet Audio Amplifier - 18 Watt into 8 Ohm - 30W into 4 Ohm loads  (Lida 66127 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #90 : 30 de Outubro de 2011, as 12:18:03 »

Sim, depois da migração de servidor do forum, o anexo foi removido...
Agora quem pede licença pra modificar seu layout sou eu... uma pequena modificação, só pra melhorar ainda mais seu layout que esta otimo...
Modifiquei pra que a saida tanto de 40V quanto do pré estejam com acesso mais facil... do jeito que você tinha colocado, tava no meio da placa.
Atenção a quem for montar... eu não conferi. Confiram antes de montar, ou esperem o raphaelfmf postar sua experiencia.
[]s.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, as 12:27:06 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #91 : 14 de Janeiro de 2012, as 13:40:04 »

Bom, agora que meu falante finalmente chegou posso dar continuidade aos meus projetos.
Vou terminar de montar e dou notícias. Espero que eu tenha mais sorte que o Plautz.
Aliás, Plautz, você tentou mais alguma coisa depois?

Abraços!
Registrado
raphaelfmf
Visitante
« Responder #92 : 23 de Janeiro de 2012, as 02:15:53 »

Está quase pronto o amp, só faltam alguns resistores que eu achei que tivesse mas tive que comprar.

Surgiu uma dúvida agora sobre como ligar o transformador que não consegui entender direito.

Meu transformador é 35+35. Como devo ligar? Se eu usar 2 diodos em cada um dos 35V e o CT for aterrado eu conseguiria 35*1.41 ou 70*1.41? Não consegui entender como funciona isso. Eu sei que, ligando com aquele esquema de 4 diodos e deixando o CT desligado eu teria 70*1.41, certo?
Ou eu ligo só metade 35 + 0 e deixo o outro 35 desligado, usando a ponte de 4 diodos?

Obrigado e abraços!
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #93 : 23 de Janeiro de 2012, as 06:49:46 »

Está quase pronto o amp, só faltam alguns resistores que eu achei que tivesse mas tive que comprar.

Surgiu uma dúvida agora sobre como ligar o transformador que não consegui entender direito.

Meu transformador é 35+35. Como devo ligar? Se eu usar 2 diodos em cada um dos 35V e o CT for aterrado eu conseguiria 35*1.41 ou 70*1.41? Não consegui entender como funciona isso. Eu sei que, ligando com aquele esquema de 4 diodos e deixando o CT desligado eu teria 70*1.41, certo?
Ou eu ligo só metade 35 + 0 e deixo o outro 35 desligado, usando a ponte de 4 diodos?

Obrigado e abraços!

Bom dia raphaelfmf

Seu transformador de 35+35V tem derivação central. Depois de retificado e filtrado (35*1.4142) você terá aproximadamente 49,4 + 49,4V.

Se você aterrar o CT e retificar com dois diodos (um em cada fio) você terá uma fonte simétrica de
+49,4V e -49,4V.

Se você não ligar o CT em nada (não aterrar, ignorar ele) e retificar os dois fios (das extremidades do secundário) em ponte usando 4 diodos, você terá aproximadamente 98,8V + 0V (35 * 2 *1,4142)

Olhei o esquema da fonte no site do amplificador, o transformador de força que está nesse esquema não tem derivação central.
Uma escolha no seu caso seria usar seu transformador retificar em ponte (com 4 diodos) o CT e uma das extremidades (ignorando a outra), assim você consegue 49,4V + 0V.  Caso o amplificador não suporte essa tensão, será necessário calcular o valor de um resistor para diminuir a tensão para os 40V que estão no esquema do amplificador.

Alguém com mais experiência pode lhe dizer se pode dar certo da forma que escrevi. Deve ser levado em consideração também a capacidade de corrente do transformador, o circuito vai exigir mais se você usar um alto falante de 4Ohms do que um de 8Ohms.

Se o circuito do amplificador não suporta mais de 40V de tensão, você deve usar um transformador de 28V sem derivação central, depois de retificado em ponte e filtrado, você terá 40,3V, mas como esse valor não é comercial, um de 30V sem TC chega bem perto dos 40V, creio que isso pode ser ajustado com um resistor caso exista necessidade.

Abraço

Sergio

Depois de responder li o tópico inteiro, o que escrevi sobre a ligação do transformador tinha intenção apenas de elucidar a questão da retificação, onda completa com 2 diodos, retificação em ponte, etc..

Levando em consideração que a fonte desse amplificador é regulada (por motivos já mencionados em páginas anteriores), sendo mais complexa do que de muitos outros amplificadores, que precisam apenas de retificação e filtro, considere apenas o que escrevi a respeito da tensão que vai obter dependendo da forma que escolher retificar seu transformador.

Por favor, aguarde postagens de pessoas mais experientes.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, as 07:18:19 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #94 : 23 de Janeiro de 2012, as 17:29:19 »


Uma escolha no seu caso seria usar seu transformador retificar em ponte (com 4 diodos) o CT e uma das extremidades (ignorando a outra), assim você consegue 49,4V + 0V.


Sérgio dessa forma irá perder metade da capacidade de corrente do transformador!
se for fazer fonte simples com transformador com CT é mais facil usar 2 diodos.



Abraço!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #95 : 23 de Janeiro de 2012, as 18:33:56 »


Uma escolha no seu caso seria usar seu transformador retificar em ponte (com 4 diodos) o CT e uma das extremidades (ignorando a outra), assim você consegue 49,4V + 0V.


Sérgio dessa forma irá perder metade da capacidade de corrente do transformador!
se for fazer fonte simples com transformador com CT é mais facil usar 2 diodos.



Abraço!

Não tinha me atentado a isso Chris, peço desculpa por ter escrito algo não recomendável.
Obrigado, ficou de lição se um dia eu for fazer algo parecido ou pra quem ler aqui.

Se fizer retificação de onda completa dessa forma que você desenhou ele tem toda a capacidade de corrente do transformador.

Obrigado

Abraço

Sergio
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #96 : 23 de Janeiro de 2012, as 20:02:41 »

Raphael, a fonte vai ficar exatamente assim:



Não precisa nem mudar o PCb que você criou, só precisa tomar cuidado com as ligações do transformador e dos diodos (que agora são só 2).
[]s.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2012, as 20:04:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #97 : 05 de Fevereiro de 2012, as 01:37:49 »

Bom, notícias dessa montagem. Liguei hoje depois de finalmente conseguir todos os componentes e de ter um tempinho para terminar.

Minha fonte estranhamente deu 53V. Já conferi e tá tudo certo. Plautz, a sua deu mais próximo dos 40V ou deu essa discrepância toda?

Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #98 : 06 de Fevereiro de 2012, as 17:29:40 »

raphaelfmf, você fez a ligação como postei acima?
[]s.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2012, as 12:54:05 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #99 : 15 de Fevereiro de 2012, as 11:07:15 »

É... Não consegui fazer funcionar, também. Independente da tensão que sai da fonte, não consigo diminuir a tensão no capacitor. Precisava ser 23 e tá os mesmos 53V. Vou tentar debugar mais um pouco antes de deixar pra lá de vez.

Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #100 : 15 de Fevereiro de 2012, as 12:57:21 »

Tente alterar R3...
Mas muito estranho estar 53V... o limite do LM317 é menos que 40V...  Roll Eyes
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #101 : 27 de Fevereiro de 2012, as 13:40:17 »

Buenas

Até onde me recordo, o LM317 suporta até 40V na entrada. O defeito pode ser neste componente devido a tensão elevada ou curtocircuito no transístor, caso o circuito esteja montado corretamente.
Montei no multisim e veja o resultado. V1 e V2 estão substituindo o seu transformador.


O problema que no multisim os componentes não queimam, por isso os 48,618V na entrada.

Sugiro esta fonte.



Já esta com uma carga que representa 30W. Os 2V a mais não serão problema.
Podes colocar um capacitor de 100uF ou 220uF em paralelo com o diodo zener para a tensão na saída subir com um pouco de atraso.
O zener deve ser de +/- 40,7V/1W (não recordo do valor comercial).
O resistor de 470Ω deve ser de 1/2W.
Dissipador no transístor.
** O RESISTOR DE 59Ω NÃO FAZ PARTE DO CIRCUITO. **
Acho que era isso.

Espero ter ajudado.

Registrado
raphaelfmf
Visitante
« Responder #102 : 27 de Fevereiro de 2012, as 23:27:44 »

Obrigado Marcio!

Vou tentar sua sujestão e posto aqui os resultados. Vou ter que comprar os componentes então pode ser que demore.

Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #103 : 27 de Fevereiro de 2012, as 23:49:18 »

marcioulguim, esse zener que você usou é de 43V.
Será que um de 39V com um (ou dois) 1N4007 em serie (entre o zener e terra) não chegaria mais perto dos 40V?
Como essa sua fonte se comporta sem carga (sem o resistor de 59R)?
Você teria como colocar um "multimetro" após R1 (na interseção entre R1/R2 e terra) no esquema com o LM317?
[]s.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, as 23:54:17 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #104 : 28 de Fevereiro de 2012, as 07:27:24 »

Buenas

Após a segunda imagem está especificado a tensão Vz, coloquei +/- 40,7V por não recordar o valor comercial e meu horário de almoço estava acabando.
Se 39V é o valor comercial mais próximo, devem ser usados dois diodos 1N4007.
Este macete do uso de diodos entre zener e terra vale também para reguladores 78xx e 79xx (entre comum e terra). Nunca testei com LM317 ou 117.
A tensão na entrada do LM317 fica em torno dos 48V, ja que a queda de tensão em R1/R2 é 0,7V que é o Vbe do transístor.
Sem carga a tensão se mantém praticamente estável, pois nesse tipo de fonte (a segunda), as variações de tensão ficam sobre o resistor Rz e o Vce do transístor.
Não coloquei figuras porque estou no celular.

Espero ter ajudado.
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal