Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:26:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini-MosFet Audio Amplifier - 18 Watt into 8 Ohm - 30W into 4 Ohm loads  (Lida 66081 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #30 : 03 de Fevereiro de 2011, as 10:57:17 »

Plautz... Desculpe se esse post vai ser pouco incentivador (ainda mais que os seus tem sido de incentivo) mas sera que compensa? O circuito que você postou não é exatamente mais simples do que o original do site (basicamente no PCB vai trocar o TIP42 por um diodo), e o LM338 custa mais caro que o LM317 + TIP32 juntos.

Ps. Achei um artigo muito bom sobre fontes reguladas.. Não sei se ajuda, mas ta ai...
http://www.profelectro.info/Uploads/luisj/ArtigoBaseadoMalvino.pdf

Seria possivel uma fonte nesse estilo???

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 11:58:59 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #31 : 03 de Fevereiro de 2011, as 11:17:15 »

Senhores, powers não costumam usar reguladores de tensão!
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 12:20:19 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #32 : 03 de Fevereiro de 2011, as 11:47:31 »

Senhores, powers não costumam usar reguladores de tensão!
Haroldo... Não faltou nada na frase???
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 12:20:31 por hgamal » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #33 : 03 de Fevereiro de 2011, as 12:21:06 »

Senhores, powers não costumam usar reguladores de tensão!
Haroldo... Não faltou nada na frase???

Como é bom ser administrador nestas horas Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #34 : 03 de Fevereiro de 2011, as 17:16:44 »

Plautz... Desculpe se esse post vai ser pouco incentivador (ainda mais que os seus tem sido de incentivo) mas sera que compensa? O circuito que você postou não é exatamente mais simples do que o original do site (basicamente no PCB vai trocar o TIP42 por um diodo), e o LM338 custa mais caro que o LM317 + TIP32 juntos.

Ps. Achei um artigo muito bom sobre fontes reguladas.. Não sei se ajuda, mas ta ai...

Seria possivel uma fonte nesse estilo???

Foi exatamente o que eu quis dizer em

...Uma outra topologia que poderia ser usada é a de seguidor de emissor: um zener e um transistor para regular a tensão aplicada à carga.

Quanto as observações sobre as mudanças, vamos lá.

Sobre o LM338 ser caro. O LM317 custa R$ 1,40 e o LM338 R$ 4,00. Mais do que o dobro, eu sei. Mas suporta corrente mais do que o dobro também: 5A contra 1,5A. Levando em conta que a corrente exigida é 2A, eu deixo a muquiranice de lado e fico com o LM338.

O diodo não substitui o TIP42. Estude um pouco mais.

O TIP 42 está alí como auxiliar ao LM317. Sendo bem simples, ao ser demandada mais do que a corrente máxima do LM317 (1,5A), quem trabalha é o TIP42. No layout que postei não há necessidade de TIP42 pois o LM338 sozinho consegue dar conta do recado. O Diodo está alí para proteger o LM338 contra descargas espúrias do capacitor de filtragem. O diodo D5, por sua vez, protege o LM338 contra espúrios advindos de C2.

Como disse, estou estudando uma forma de baratear a fonte, seja da maneira que for.

Agora voltemos ao que interessa: Quem vai montar?
Registrado
dartagnan
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 42



« Responder #35 : 03 de Fevereiro de 2011, as 18:02:35 »

Plautz

Assim que tiver disponivel o layout da fonte, eu vou montar.

Já ia pedir a placa para o Tiago, mas vou esperar a da fonte.
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #36 : 03 de Fevereiro de 2011, as 18:28:32 »

Também quero montar! Só que preciso achar um alto falante legal primeiro!!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #37 : 03 de Fevereiro de 2011, as 18:38:44 »

Plautz

Assim que tiver disponivel o layout da fonte, eu vou montar.

Já ia pedir a placa para o Tiago, mas vou esperar a da fonte.
Segura as pontas que estou estudando uma outra topologia (diodo zener com transisitor configurado como seguidor de emissor), de maneira que a fonte fique o mais barata possível.

Estou criando o layout dessa do LM338, mas pretendo lançar as duas ao mesmo tempo.

Para testes não vejo problemas em utilizar fontes não reguladas, desde que a tensão não seja superior aos 40V originais.

Abraços.

Também quero montar! Só que preciso achar um alto falante legal primeiro!!
Vai esperar ter o alto falante para montar?

Se eu fosse esperar ter alguma peça para montar algo, nada ia pra frente. Sempre ficaria protelando.

Monta logo e testa com o que você tiver. Na pior das hipóteses quando o alto falante legal chegar, você olhará com desprezo para o usado anteriormente.

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #38 : 03 de Fevereiro de 2011, as 18:54:07 »

O diodo não substitui o TIP42. Estude um pouco mais.
Eu comentei sobre o layout e PCB, não sobre o circuito nem a função de cada componente... Se a ideia era simplificar as coisas, no PCB voce tira um TIP42 e põe um diodo... Não simplificou muito o projeto original.
Sei que é otimo experimentar, aprender, o que eu quis dizer no comentario acima é se vale a pena um circuito mais caro (mixanga mas é), tão complexo quanto e que ainda talvez tenha que ser debugado. Porque não usar o original?
Ja no caso do zener + transistor a coisa muda. O circuito parece que fica mais simples.
Torço para que voce consiga.
Pelo seu comentario parece que falei algo que voce não gostou. Se falei, desculpe, foi somente na intenção de ajudar, afinal, fui eu quem abriu o topico.
E obrigado pela ajuda.



Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #39 : 03 de Fevereiro de 2011, as 19:10:34 »

Eu comentei sobre o layout e PCB, não sobre o circuito nem a função de cada componente... Se a ideia era simplificar as coisas, no PCB voce tira um TIP42 e põe um diodo... Não simplificou muito o projeto original.
Sei que é otimo experimentar, aprender, o que eu quis dizer no comentario acima é se vale a pena um circuito mais caro (mixanga mas é), tão complexo quanto e que ainda talvez tenha que ser debugado. Porque não usar o original?
Ja no caso do zener + transistor a coisa muda. O circuito parece que fica mais simples.
Torço para que voce consiga.
Pelo seu comentario parece que falei algo que voce não gostou. Se falei, desculpe, foi somente na intenção de ajudar, afinal, fui eu quem abriu o topico.
E obrigado pela ajuda.
Desculpe se pareci rude. Não foi intenção.

Eu realmente entendi isso: que você disse que o diodo substituia o TIP42.

Deixemos isso pra lá.

Quanto ao circuito ser debugado, não creio.

Tenho aqui um LM337 (que é o regulador negativo para 5A). Posso fazer um teste com ele para ver a funcionalidade básica, mas só isso.

Essa fonte da imagem pode se tornar uma fonte variável até 5A, bastando para isso trocar um dos resistores por um potenciômetro.

Mas voltemos ao tópico.

Claro que uma fonte estruturada em zener + seguidor do emissor é muito mais simples que uma estruturada em torno de um CI.

E como estamos falando apenas da etapa de potência, não há necessidade de firulas com CI´s mesmo. Acredito que a opção do zener + transistor seja a ideal.

E é por isso que tô pesquisando para criá-la.

Abraços.
Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #40 : 03 de Fevereiro de 2011, as 19:36:09 »

Tenho aqui um LM337 (que é o regulador negativo para 5A). Posso fazer um teste com ele para ver a funcionalidade básica, mas só isso.
Infelizmente acho que se enganou, quando vi seu post fui todo animado ver o datasheet e ele faz par com o LM317, suporta apenas 1,5A. Tem tempo que to querendo fazer uma fonte simétrica regulada que suporte pelo menos 3A mas não encontro um CI que consiga isso. Para a parte positiva há o LM338 já citado neste tópico, mas e pra negativa? Alguém conhece algum que suporte essa corrente?
Pensei em montar algo similar usando um LM337/LM317 e usando TIP3055/TIP2955, até já tenho o esquemático pronto, mas nunca testei.

Senhores, powers não costumam usar reguladores de tensão!
Realmente eu sei disso, mas moramos no Brasil. Aqui a tensão muda bastante, por lei pode haver uma margem de 7% de queda de tensão nas nossas residências, e às vezes excedem isso. Às vezes o contrário também, dependendo do horário há alta tensão. Felizmente nunca tive problemas de queimar semicondutores de meus amplificadores, mas o seguro morreu de velho. Prefiro muito mais uma fonte regulada que apenas a filtrada. Só mesmo uma questão de preferência. Além disso, uma fonte regulada usando um LM317/337 tem a possibilidade de ser variável e usar a mesma placa para várias aplicações, basta colocar um trimpot no lugar de uma resistência específica.

Agora sobre barateamento de fonte, quer baratear mesmo? Só usa uma ponte retificadora e uma boa filtragem com um transformador de 28V. Simples, mas não vai ser nada regulada e pode sofrer as consquencias que falei acima. Se você trabalhar muito próximo do máximo que os componentes suportam pode ter problemas... ou não, tem que analisar o projeto pra saber. Mas se serve de alívio, eu tenho um amplificador de 36W que não é regulado e até hoje só queimou um fusível, nada mais.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 19:38:27 por Sandino » Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #41 : 03 de Fevereiro de 2011, as 20:26:48 »

Sandino, na pagina da National regulador voltagem negativa só até 1.5A...
http://www.national.com/cat/index.cgi?i=i//242
Plautz, se você conseguir o esquema com zener e transistor, acho que vai ser ideal.
Eu tava lendo o topico original no redcircuits, e o autor cita que a fonte que esta lá suporta 2 unidades do power + pré, ou seja, ela deve suportar perto de 4A (depende só do transformador).
E Plautz, deixando o stress pra tras, quero te fazer um pedido. Se você conseguir fazer o esquema da fonte com zener + transistor, no layout da pra deixar espaço para um 78xx + eletrolitico na saida paa alimentar um pré??? Smiley
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Mensagem Mesclada
Bom... fiz um Layout pra fonte do artigo original.
Não ta testada... Se alguém puder conferir eu agradeço. Layout sem e com 7824 (IC2 - não utilizar outros - 7818 para baixo só suporta até 35V na entrada) + eletrolitico (Cx) para alimentar um pré.
[]s.


« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, as 19:02:52 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 706

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #42 : 09 de Fevereiro de 2011, as 22:55:41 »

Alguém ja montou a belezinha ?  Grin
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #43 : 10 de Fevereiro de 2011, as 08:13:28 »

Eu comecei a montagem; porém; estou com outro projeto na bancada do pré valvulado que está comendo todo meu tempo com "huummm..." que não resolve de jeito algum.
Reiniciarei em breve.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 706

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #44 : 10 de Fevereiro de 2011, as 08:40:03 »

estou calculando o custo das peças no SoldaFria agora.. ai queria ter certeza de que ele ta funcionando beleza  Smiley
e quanto ao Dissipador a onde eu vo achar ?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, as 08:56:47 por andrefreitas » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal