Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:32:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini-MosFet Audio Amplifier - 18 Watt into 8 Ohm - 30W into 4 Ohm loads  (Lida 66094 vezes)
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #15 : 02 de Fevereiro de 2011, as 17:54:23 »

eu juro que vou tentar montar, acho que é um circuito barato!! to lisão de $$

será que eu consigo usar sem um pré? não né  Sad

Pode ser que consiga ouvir alguma coisa com a guitarra, a sensibilidade de entrada do amplificador é de 900mV rms para atingir a máxima potência, mas poderia conecta-lo na saída do micro, dvd, MP3 player etc.

Registrado

Americana-SP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #16 : 02 de Fevereiro de 2011, as 19:36:52 »

Pode usar como pré o Fender Blackface Solid State que tem o PCB aqui no forum. Mas aconselho a utilizar o esquema com 5 FETs, e substituir R10 por um POT (tentar valores de 10K a 100K - Os pinos 1 e 3 do POT conecta no lugar de R10 e o pino central do POT usa de saida - não conecta ele a nenhum dos outros pinos).
Plautz... Não vale... passei a tarde fazendo o layout e voce aparece com um BEM mais legal...
Que software voce usa? Preciso aprender a utilizar algum software para fazer isso, eu ainda faço na unha.
De qualquer forma fica ai meu layout... mas usem o do plautz, ta muito bom (meu unico consolo é que eu tava bravo por causa do jumper que não consegui eliminar e o do Plautz também tem um). Smiley
Bom, falta o layout da fonte. Para esse ampli tem que ser uma fonte estabilizada, não pode ser uma normal. Tem o esquema na pagina do ampli no Redcircuits.
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Plautz pelo otimo layout.



Layout modificado depois das dicas do Plautz
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 01:16:07 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #17 : 02 de Fevereiro de 2011, as 19:50:41 »

Plautz, acredito que no máximo em uma semana, terei resultados dos testes; mesmo não sendo satisfatório.

Abraços.
Vou esperar.

Só pra constar que o layout do Plautz ficou bonitão!
Abraço!

que beleza hein plautz? quando eu crescer, quero ser igual você!  Cheesy Cheesy
Obrigado. Apesar de satisfazer meu ego, fere o item 4.2 da seção C, das regras.

Os elogios são ótimos e ele os merece, mas o melhor elogio é experimentar um layout não testado e ajudar no desenvolvimento do tópico.

Temos aqui muitos que poderiam ajudar-nos na tarefa de criar novos layouts TESTADOS. Muita gente pede, mas poucos levam adiante.
Concordo em gênero, número e grau.

Muitos usuários estão trabalhando com o eagle, e tantos outros pedem layouts, mas na hora de reportar se a montagem foi ou não bem sucedida não voltam ao tópico para dar sequer uma palavra. E sim, tem gente que só pega o layout e vai embora, sem mais nem menos.

Esse é um dos motivos (entre tantos) que não libero mais layouts, a não ser em casos específicos, como este dos circuitos do RedCircuits, que qualquer um tem acesso.

eu juro que vou tentar montar, acho que é um circuito barato!! to lisão de $$...
O projeto é barato.

Olha só o preço da maioria das peças na solda fria (acho que dá pra comprar ainda mais barato):

Mosfets: R$ 4,96.
BC550: R$ 0,40 (não tem na solda fria, o preço é da multcomercial).
Resistores: R$ 0,90.
Trimpots: R$ 2,28.
Capacitores: R$ 2,56 (sem contar o de 47pF, que não tem na solda fria. Na multcomercial tem, mas só de 50V, a R$ 0,10).
Bornes KRE (se usarem): R$ 1,89

Tirando o dissipador, o total fica em R$ 13,09.

Ou seja, falta de grana não é desculpa.

Novo PDF anexado.

Kem,

O seu layout tá excelente também.

O único inconveniente é que quem montar com ele deverá, obrigatoriamente, soldar fios nos fets, pois não há como prender o dissipador neles e ainda continuar com as ilhas de GND, +V e OUT por perto (isso seria pedir para ter um curto).

Jumpers são inevitáveis. Você poderia eliminar no seu layout pegando a trilha que sai do terminal do meio de Q1 e passá-la entre o R8 e o C4 indo se conectar com C2 (sim, dá para fazer).

Sobre sua pergunta do software, eu uso o Eagle. Há bastante tempo (bem mais do que consigo me lembrar...).

Sobre a fonte, recomendo usar o circuito da página do amplificador mesmo, e não tentar inventar coisas novas.

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #18 : 02 de Fevereiro de 2011, as 20:00:25 »

Sobre sua pergunta do software, eu uso o Eagle. Há bastante tempo (bem mais do que consigo me lembrar...).

Sobre a fonte, recomendo usar o circuito da página do amplificador mesmo, e não tentar inventar coisas novas.

Abraços.
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)... Tentei o Eagle hoje e ainda não entendi como usar... Vou tentar mais então.
Quanto a fonte, não disse para experimentar... e sim que falta o Layout / PCB...
Não quer aproveitar??? Cheesy
[]s.

Mensagem Mesclada
E complementando a lista de preços:
Transformador 18+18V 2A: R$28,60
Resistores: R$0,50
Capacitores: R$6,00
Diodos: R$4,00
LM317: R$1,40
TIP42: R$1,50
Diversos: R$3,00
Total: +/- R$45,00 (preços Multi - na Dabi sai mais barato... Dabi = loja quase ao lado)

Bom, a fonte sai BEM mais cara que o ampli... Sad
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 20:17:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #19 : 02 de Fevereiro de 2011, as 20:45:04 »

Se vc tiver qualquer outra fonte pode usar um ci regulador de tensão que seja compativel com o projeto. Atualmente tenho um projeto, t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) da redcircuits, que não tenho fonte própria pra ele, mas tenho um ampli da Staner e vou usar o transformador dele no meu projeto para os testes. Mesmo se tiver um de corrente mais baixa (que alías, é meu caso), ou até mesmo tensão, desde que não seja muita coisa, também vale, afinal é só pra teste =]
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
plautz
Visitante
« Responder #20 : 02 de Fevereiro de 2011, as 21:10:48 »

Se vc tiver qualquer outra fonte pode usar um ci regulador de tensão que seja compativel com o projeto. Atualmente tenho um projeto, t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) da redcircuits, que não tenho fonte própria pra ele, mas tenho um ampli da Staner e vou usar o transformador dele no meu projeto para os testes. Mesmo se tiver um de corrente mais baixa (que alías, é meu caso), ou até mesmo tensão, desde que não seja muita coisa, também vale, afinal é só pra teste =]
Ok, qual o CI regulador de tensão para 40V?
Não existe tal CI.
Por isso que a fonte usa um LM317 e um transistor auxiliar.
Estou pesquisando para ver se é possível fazer uma fonte mais simples.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #21 : 02 de Fevereiro de 2011, as 21:14:04 »

Se vc tiver qualquer outra fonte pode usar um ci regulador de tensão que seja compativel com o projeto. Atualmente tenho um projeto, t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) da redcircuits, que não tenho fonte própria pra ele, mas tenho um ampli da Staner e vou usar o transformador dele no meu projeto para os testes. Mesmo se tiver um de corrente mais baixa (que alías, é meu caso), ou até mesmo tensão, desde que não seja muita coisa, também vale, afinal é só pra teste =]
Ok, qual o CI regulador de tensão para 40V?
Não existe tal CI.
Por isso que a fonte usa um LM317 e um transistor auxiliar.
Estou pesquisando para ver se é possível fazer uma fonte mais simples.
Ja procurei em tudo que é canto e não encontrei nada mais simples...
Espero que voce tenha mais sorte.
Mas bem que podia ter um CI (tipo um LM7840) pra facilitar as coisas... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #22 : 02 de Fevereiro de 2011, as 21:45:35 »

Ok, qual o CI regulador de tensão para 40V?
Não existe tal CI.
Por isso que a fonte usa um LM317 e um transistor auxiliar.
Estou pesquisando para ver se é possível fazer uma fonte mais simples.

Simples, usa 2 LM317, sendo que a diferença entre as portas dele podem ser no maximo 37V. Regula cada um pra 20V por exemplo. Isso claro se vc tiver uma fonte que ofereça mais de 40V obviamente. Talvez vc também possa usar um dobrador de tensão caso você tenha uma fonte por exemplo de 20V e depois usar um transistor de potência em paralelo pra dar mais corrente. Sei lá, muitas possibilidades, veja o que vc tem, o que vc precisa e desenvolva um circuito para o qual.

PS: Na primeira página do datasheet do LM317 fala sobre essa possibilidade:
"Besides replacing fixed regulators, the LM117 is useful in a wide variety of other applications. Since the regulator is “floating” and sees only the input-to-output differential voltage, supplies of several hundred volts can be regulated as long as the maximum input to output differential is not exceeded, i.e., avoid short-circuiting the output."

Tradução livre:
"Além de substituir os reguladores fixos, o LM117 é útil em uma ampla variedade de outras aplicações. Uma vez que o regulador é "flutuante" e só vê a entrada a saída de tensão diferencial, o abastecimento de várias centenas de volts pode ser regulada enquanto a máxima de entrada ao diferencial de saída não seja ultrapassada, ou seja, evitar curto-circuito na saída."
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 21:53:22 por Sandino » Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #23 : 02 de Fevereiro de 2011, as 21:51:11 »

... meu unico consolo é que eu tava bravo por causa do jumper que não consegui eliminar e o do Plautz também tem um). Smiley

Eu prefiro usar jumpers, vários se for o caso, do que ficar fazendo "rococó" com as trilhas podendo causar capacitância parasita, indutância etc.
O fato de um layout conter um ou vários jumpers não significa que ficou mau projetado, na minha opinão.
Registrado

Americana-SP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #24 : 02 de Fevereiro de 2011, as 22:01:14 »

Sandino... só acho que essas opções não são mais simples que a citada no topico do ampli...

Mensagem Mesclada
Eu prefiro usar jumpers, vários se for o caso, do que ficar fazendo "rococó" com as trilhas podendo causar capacitância parasita, indutância etc.
O fato de um layout conter um ou vários jumpers não significa que ficou mau projetado, na minha opinão.
Não... Mas que fica mais bonitinho sem jumper... isso fica... Wink
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 22:22:13 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #25 : 02 de Fevereiro de 2011, as 22:37:20 »

Eu prefiro usar jumpers, vários se for o caso, do que ficar fazendo "rococó" com as trilhas podendo causar capacitância parasita, indutância etc.
O fato de um layout conter um ou vários jumpers não significa que ficou mau projetado, na minha opinão.
Citar
Não... Mas que fica mais bonitinho sem jumper... isso fica... Wink

 Cheesy Cheesy ...é o que eu digo, a placa pode até não funcionar...mas tem que estar bonita!  Cheesy

Kem, não entendi direito, você mencionou um transformador de 18+18, mas para regular a 40V, precisariamos de um transformador de 35+35 (como recomenda o projetista)


Registrado

Americana-SP
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #26 : 02 de Fevereiro de 2011, as 23:01:09 »

Kem, não entendi direito, você mencionou um transformador de 18+18, mas para regular a 40V, precisariamos de um transformador de 35+35 (como recomenda o projetista)

A fonte para este projeto não é simetrica, portanto um transformador de 18+18V ou um de 36V é o suficiente. Lembrando que no caso do 18+18 você liga as duas fases do transformador na ponte de diodo e o terra da fonte é o negativo da ponte de diodo (conforme a fonte do projeto).

Aliás agora que vi a fonte (erro meu não ter visto ela antes...) e o projeto dela é bem mais simples até do que eu sugeri mesmo, e só com um LM317 ele conseguiu a saída de 40V... devem ter recalculado as resistencias e correntes para conseguir mais que os 37V como projeto do datasheet uma vez que o transistor auxilar é apenas para aumentar a capacidade de corrente além dos 1,5A do LM. Só não entendi agora a dificuldade dela, me parece bem simples.
Mas e como eu disse, veja o que tem e o que precisa, agora, se vc nao tem nenhum transformador, ai nao tem pra onde correr, tem que comprar um mesmo.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 23:08:06 por Sandino » Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #27 : 03 de Fevereiro de 2011, as 01:14:34 »

É isso mesmo... 18+18V... 36V, retificados vão dar uns 50V (o suficiente para regular os 40).
Sabino, eu to desconfiado que na verdade essa fonte da é 37V mesmo, e não 40V... Mas...
Ela é razoavelmente simples... precisa só alguém se habilitar a fazer o PCB.
E por falar em o layout ficar bonito, dei uma modificada no meu la em cima... Acho que melhorou (fiz mais para aprender, ja que o do Plautz ficou MUITO bom)...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, as 01:17:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #28 : 03 de Fevereiro de 2011, as 02:14:26 »

Segundo o datasheet se usar as resistências que tem especificadas saem os 40 volts sim (para ser mais preciso, em torno de 39,8 volts). A limitação de 37 volts desse regulador é entre seus terminais pois ele suporta no máximo 40 volts e tem pelo menos 3 volts pra poder regular (ou seja, se vc alimentar ele com 40 volts, no máximo saí 37, se for com 20, no máximo 17, e assim vai). Uma vez que ele usa o pino ADJ apenas como referência de tensão e não como o terra (ao contrário da série 78XX e 79XX) ele consegue regular tranquilamente tensões acima de 40 volts, desde que seja respeitado o limite de 40 volts ENTRE seus terminais.
Sabendo disso foi que tive a idéia de usar dois LM's, pra um ser a referência do outro uma vez que na sugestão do datasheet as resistências podem proporcionar no max os 37 volts que o Plautz falou.

Entretanto muito mais simples que usar um LM317 como base do outro é mudar a referência dele usando apenas a resistência.

Agora veja só, segundo o datasheet a tensão de saída se dá por V=1,25*(1+R3/R4)+IADJ
Onde R3 e R4 sao 6K8 e 220R respectivamente e IADJ é a corrente em R3.
Fazendo os cáculos tem se que V=39,88+IADJ
Vou fazer só uma iteração pro cáculo não prolongar (minhas aulas de cálculo numérico não foram em vão ahahaha).
IADJ=39,89/(R3+R4) = 0,0057 A
Então nosso novo V passa a ser = 39,89V c.q.d.
Note que se fizer mais iterações vamos achar o valor mais próximo do real ainda, que se aproxima ainda mais dos 40V desejados. Se levarmos em consideração ainda a precisão de 5%, achamos algo de 37,90 a 41,88V no pior e no melhor caso.

Agora vamos ver se não vamos queimar o CI:
com uma corrente de 5,7mA no R3 sua queda de tensão é de 38,76V, assim a queda entre o OUT e o ADJ é de menos de 2V e na entrada vc pode usar tensões de até 78V DC(!!!), mas como o transformador é de 36V AC, depois de retificado oferece em torno de 50V DC, a queda é de menos de 12V, valores que o CI aguenta tranquilo. Com esses valores vc pode usar um transformador de 32V até uns 50V AC seguramente.

Ou seja, o LM317 regula fácil, e sozinho, qualquer tensão respeitado as suas limitações. Só tem que adicionar o transistor de potência pra ter mais corrente se precisar e os capacitores e filtro e tcharam! Você faz a fonte regulada que quiser e pra o valor que quiser de corrente com este CI.  Ainda digo mais, se usar um TIP3055 e recalcular as resistências, vc pode montar uma fonte de até 15A, desde que seu transformador aguente orefecer essa corrente. Roqueiro

PS: O post ficou muito longo mas o legal é que ele te ensina a calcular a tensão de saída que desejar de uma fonte usando apenas um CI e algumas resistências.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
plautz
Visitante
« Responder #29 : 03 de Fevereiro de 2011, as 05:38:09 »

Ótimas explicações, Sandido.

Eu não tinha reparado nessa questão dos LM317 poderem regular mais de 37V na saída (claro, respeitando os limites entre os terminais).

Existem reguladores para maiores correntes. O LM350 vai até 3A, e o LM338 até 5A. Eles são parentes do LM317 e, por isso, o tratamento quanto às fórmulas é basicamente o mesmo.

Sendo assim, recriei a fonte original que foi postada no RedCircuits e ela está em anexo.

Coloquei diodos para 3A pois o exigido para o amplificador é, no máximo, 2A. Na configuração em ponte cada diodo conduz a metade da corrente (que no caso seria 1A), o que está mais do que bom para os diodos indicados.

Segundo a fórmula, a fonte dará 39,886V na saída. Mas como existem tolerâncias de componentes, podemos esperar algo entre 37,891V e 41,880V.

Claro, como sempre o LM338 irá necessitar de um dissipador. Não sei o tamanho adequado, mas levando em consideração que ele trabalhará abaixo do seu limite máximo, acredito, mas não posso afirmar, que ele não seja tão grande.

Por favor, quem puder, analise o esquema e, assim que receber o reporte positivo, faço o layout.

Uma outra topologia que poderia ser usada é a de seguidor de emissor: um zener e um transistor para regular a tensão aplicada à carga. Mas vejamos esta primeiro.

Abraços.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal