Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:22:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini-MosFet Audio Amplifier - 18 Watt into 8 Ohm - 30W into 4 Ohm loads  (Lida 66074 vezes)
LOBO
Visitante
« Responder #75 : 24 de Outubro de 2011, as 14:16:09 »

Desculpa pessoal( nem sei se é o lugar certo pra fazer essa observação), mas esses ângulos retos nas trilhas do layout do KEM não afeta alguma coisa o projeto, pra pior? Não teria que ser no mínimo um ângulo obtuso ( quando  curvas ou ângulos arredondados forem impraticáveis) pra evitar oscilação e tal?
 Eu retirei os meus que um dia postei porque não funcionavam  justamente por causa dos angulos retos das trilhas e estou refazendo a maioria. Vi essa dica de layout no livro do Teemu.

obrigado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #76 : 28 de Outubro de 2011, as 11:58:11 »

Eu não sou expert em layouts, mas tem o do Plautz, que ta BEM melhor.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1743.0;attach=7170
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #77 : 28 de Outubro de 2011, as 14:22:15 »

Boas notícias!
Achei meus componentes! Não vou precisar comprar novos, ufa.
Esse fim de semana devo andar com a montagem. Mas não acho que vou conseguir terminar porque tenho prova de Mat. Discreta na segunda feira (putz, nem me lembrem...).

Estou tentando também elaborar um layout para a fonte. Se conseguir posto aqui para vocês.

Uma pergunta: ele diz que precisa de um dissipador de 80x40x25mm para cada transistor no power... se eu usar um de 160x40x25mm para os 2 juntos daria certo? Achei um com mais ou menos essa especificação.

Valeu! Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #78 : 28 de Outubro de 2011, as 14:53:33 »

Raphael... O dissipador da sim, mas não esqueça de isolar os Mosfets... Senão vai dar caca
Layou pra fonte ja deixei pronto, inclusive com saida pra alimentação do backface (só tem que lembrar de usar 7824 ou com saida maior - os com saida de 18V para baixo não suportam 40V na entrada). Não esqueça da dar uma conferida nesse layout...
Assim que montar posta suas impressões sobre o ampli.
E que bom que achou os componentes antes de comprar os outros... isso em geral não acontece comigo... hehehe
[]s.

Ps. No caso desse power, precisa do blackface com 5 fets, pra casar a impedancia de entrada do ampli...

« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, as 14:58:53 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #79 : 28 de Outubro de 2011, as 15:35:06 »

Opa! Muito bom Kem. Vejo que ainda tenho que praticar muito para contrução de layouts. hahaha
Você tem esse layout para transferência?
Se não me engano, IC1 e Q1 precisam de dissipadores, e o 7824 também, creio. Será que cabem nesse layout? Outra pergunta, será que dá para usar o chassi como dissipador desses reguladores?

Vou ver se, depois de montado, arrumo um falante para testar o amp, porque ainda estou sem, infelizmente. xD

Valeu!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #80 : 28 de Outubro de 2011, as 15:56:38 »

IC1 e Q1 precisam sim, por isso os coloquei na borda do PCB... você pode usar dissipadores individuais ou um só pros 2, não esquecendo novamente de isola-los...
O 7824 provavelmente não. Ele fornece até 1A, e o consumo do blackface é menos de 10mA... Se por causa da entrada no limite dele (40V) ele esquentar um pouco, qualquer chapinha metalica serve, e cabe ai... Você pode usar até o 78L24... que fornece 100mA.
Eu não fiz o layout pra transferencia, mas ta facil retirar os componentes no paint mesmo e imprimir.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #81 : 28 de Outubro de 2011, as 16:08:39 »

Só um aviso.

Eu montei para testar com o layout que fiz e... não funcionou. Não sei o que é e nem depurei o amplificador.

Quem for montar com meu layout, o faça sabendo disso.

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #82 : 28 de Outubro de 2011, as 16:12:50 »

Plautz... que layout de fonte você usou?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #83 : 28 de Outubro de 2011, as 19:20:01 »

A do próprio site do autor.

Abraços .
Registrado
raphaelfmf
Visitante
« Responder #84 : 28 de Outubro de 2011, as 20:27:33 »

Plautz, você colocou um curto entre o R7 e o R6. No circuito original não tem esse curto. Em que ele influencia?


Kem, sobre o Blackface. O consumo dele, diz o redcircuits, é de 8,5mA. Em vez de usar um outro regulador não seria melhor colocar um resistor de 1k8? Pra tensão cair de 40V para aprox 25V, sendo que ele trabalha feliz, com o mesmo consumo, de 18 a 30V. Será que daria certo?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #85 : 28 de Outubro de 2011, as 21:36:07 »

Plautz, você colocou um curto entre o R7 e o R6. No circuito original não tem esse curto. Em que ele influencia?


Kem, sobre o Blackface. O consumo dele, diz o redcircuits, é de 8,5mA. Em vez de usar um outro regulador não seria melhor colocar um resistor de 1k8? Pra tensão cair de 40V para aprox 25V, sendo que ele trabalha feliz, com o mesmo consumo, de 18 a 30V. Será que daria certo?
É uma opção.... mais barata que um 78L24, mas por pouco (um 78L24 custa R$0,30)... não sei se compensa... O capacitor depois do resistor ou do 78xx é bom colocar. Eu ainda sou mais o 78L24.
E como eu disse antes, não se esqueça de usar a versão do blackface com buffer na saida (5 fets).
E é verdade... O layout do Plautz tem um erro (um pequeno erro, mas o suficiente para não funcionar).
Plautz, ainda tem os arquivos originais? Acho que é só tirar esse "curto".
Para ir quebrando o galho, fiz a correção... Pode baixa-la em http://bayimg.com/iAKDpaAdL
Mas é sempre bom dar uma conferida antes de montar. O Plautz e outros aqui no forum são excelentes, mas são humanos... A gente tem que ajuda-los também. Senão ficam sobrecarregados.
raphaelfmf, parabéns... Seu olho mandou bem...
[]s.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, as 21:40:58 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
plautz
Visitante
« Responder #86 : 29 de Outubro de 2011, as 00:31:33 »

Mesmo consertando esse erro na minha placa, não funcionou, não sei porque.

Abraços.
Registrado
raphaelfmf
Visitante
« Responder #87 : 30 de Outubro de 2011, as 01:38:02 »

Bom, como eu já comprei os componentes mesmo, vou debugando até achar uma solução. Qualquer coisa posto (ainda não está montado).

Kem, se não se importa, me baseei no seu layout da fonte e criei um novo, adequando ao tamanho das peças que tenho aqui (esse de 3300u é gigante). Se se importar, me avise que eu tiro. Já conferi e parece estar tudo correto. Só não sei se tem algo que pode atrapalhar no layout.

Valeu! Abraços.

http://localhostr.com/files/LisxAks/Screen+Shot+2011-10-30+at+2.30.29+AM.png
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #88 : 30 de Outubro de 2011, as 10:30:12 »

Claro que não me importo... Muito pelo contrario... Se for pra melhorar, melhor pra mim e pra todos...
Agora... se você puder postar o PCB sem os componentes ajuda... porque com essas cores que você usou, vai ser dificil retirar os componentes... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelfmf
Visitante
« Responder #89 : 30 de Outubro de 2011, as 11:47:51 »

Sim, sim. Só estava esperando sua resposta.

Aí está: http://localhostr.com/files/Duwofes/MiniMosfet.pdf

Não achei o anexo aqui. Foi removido?
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal