Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 05:46:39

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre chaves rotativas.  (Lida 9786 vezes)
Silouco
Visitante
« : 01 de Fevereiro de 2011, as 08:53:00 »

Olá pessoal, a mais ou menos um ano um amigo meu comprou um escudo multi-tone (segue o link que mostra como funciona o escudo http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1629-multi_tone) da Malagoli pra colocar em uma guitarra Condor que ele tinha, o resultado é impressionante e já faz algum tempo que eu quero colocar em prática um projeto baseado nesse esquema ou no esquema mais complexo que é o da multi-strato (http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1630-).  Eu já tenho alguma experiência com com os circuitos de guitarra e de baixo (já troquei captadores da minha guitarra, instalei o muiti-tone na guitarra do meu amigo e já refiz todo o circuito do meu baixo). A Malagoli vende a chave que eles utilizam nesse projeto (http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1731-chave_multi_rotativa), porém eu não sei como fazer as ligações e achei a chave um pouco cara, além disso, achei algumas chaves na internet com menos posições, mas que poderiam cumprir essa função de adicionar mais algumas combinações de captação diferenciada. Bom, eu gostaria da ajuda de vocês na montagem desse projeto.

Esse é o 1º tópico que eu abro aqui, então me desculpem caso eu esteja cometendo algum erro ou violação.

Seguem em anexo as chaves da Malagoli e a que parece se encaixar melhor nesse projeto.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, as 09:28:59 por Silouco » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 01 de Fevereiro de 2011, as 08:57:54 »

chaves rotativas / de onda são caras mesmo, infelizmente...
Visitante
« Responder #2 : 01 de Fevereiro de 2011, as 09:07:32 »

Pois é, eu queria achar uma chave que cumprisse a mesma função da que é usada pela malagoli, porém eu queria uma com menos posições que a muiti-strato(2 ou 3 ao invés de 5) e um modo de instalar ela na guitarra seguindo a mesma linha de eliminar um pot de tone e colocar ela no lugar.

edit: tinha colocado polos, era posições
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, as 09:14:03 por Silouco » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #3 : 01 de Fevereiro de 2011, as 09:09:58 »

na loja do eduardo tem (www.altanatubes.com.br) na soldafria acho que tem também... elas tem polos x posições
Visitante
« Responder #4 : 01 de Fevereiro de 2011, as 09:19:44 »

acho que essa http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=22&categoria=129&subcategoria=49&id=2398 serve para o meu propósito, mas o pino do eixo é muito grande pra colocar em uma guitarra.
Visitante
« Responder #5 : 01 de Fevereiro de 2011, as 09:40:35 »

essa chave só tem duas posições

ENTRADAS

1 2 3 4           1 2  3 4
|  |  |  |           |  |  |  |
\  \  \  \          /  /  /  /
 \  \  \  \        /  /  /  /
  \  \  \  \      /  /  /  /
   ------------------
   ------------------
          |  |  |  |       
         1  2 3  4

SAÍDAS

(viva o ascii art...hahahaha)
Visitante
« Responder #6 : 01 de Fevereiro de 2011, as 09:45:42 »

então uma chave assim http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152697522-chave-rotativa-4-polos-3-posicoes-_JM seria mais adequada para o que eu quero?
Visitante
« Responder #7 : 01 de Fevereiro de 2011, as 10:32:22 »

você precisa saber qual o chaveamento que você vai utilizar.

essa chave alterna entre 3 origens com 4 polos em cada uma...

existem chaves com muitos polos, muitas posições, etc...

basicamente você precisa saber:

1 - quantos polos vai chavear
2 - quantas combinações vai precisar

Visitante
« Responder #8 : 01 de Fevereiro de 2011, as 17:42:38 »

Minha guitarra tem um captador minihumbucker na ponte, eu queria deixar pelo menos um posição para usar ele humbucker e uma pra usar ele single, e se desse uma posição com combinações diferentes da clássica, pelo que entendi, uma chave que tenha pelo menos 3 origens com 3 polos é exatamente o que eu procuro. Estou certo?
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011, as 17:45:01 por Silouco » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #9 : 03 de Fevereiro de 2011, as 13:56:57 »

dá uma olhada nesse site, tem vários diagramas... http://www.deaf-eddie.net/drawings/drawings.html

porque assim...

basicamente numa chave de 5 posições, por exemplo, você liga em casa entrada a fase do captador que quer ativar, tipo, posição 1, cap braço, posição 2: braço e meio, posição 3: meio, etc.... os terras você liga geralmente ao aterramento, junto com ponte, pots, etc... então teoricamente você precisa de um polo por ligaçao..

essa chave pode ser útil pra você inverter a fase da ligação, ai você ganha alternativas, pode usar dois singles com fase invertidas, simulando um humbucker, as oções são muitas...  existem também as chaves om-off-on, que vou usar na minha guitarra giannini que estou reformando, ela tem 3 caps, 2 singles e eum humbucker, vou utilizar esse conjunto de chaves pra:

chave 1: cima = cap. braço normal, meio desligada, baixo = cap braço fase invertida

e isso pros três captadores, resultando em 19 combinações (considerando: off, on, on fase invertida)
Visitante
« Responder #10 : 04 de Fevereiro de 2011, as 12:06:34 »

Salvo engano da minha parte, esses sistemas da malagoli são baseados em captadores multi-tap, ou seja, para reproduzir o sistema você vai precisar de captadores com essa característica.

A chave necessária é de tantas posições quantos forem os taps e com apenas uma saída. Se quiser controlar três captadores iguais, será necessária uma chave com três seções.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66

« Responder #11 : 04 de Fevereiro de 2011, as 14:10:08 »

Flaviobei, legal esse site com os esquemas, estava pensando justamente em mudar a captação de minha Epiphone LP Standard e usar um esquema desses que achei no site...vou apenas estudar qual poderia ficar melhor para minha situação.
Achei esse push-pull no site da smallbear, até acessível:
http://www.smallbearelec.com/Detail.bok?no=619

Valeu!
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2011, as 14:22:29 por Herberthpv » Registrado

Long live the King!
flaviobei
Visitante
« Responder #12 : 04 de Fevereiro de 2011, as 15:03:09 »

aqui no brasil, push da alpha ta 30, 40 conto... lá $3. que ridículo
Colaborador

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66

« Responder #13 : 04 de Fevereiro de 2011, as 16:19:31 »

aqui no brasil, push da alpha ta 30, 40 conto... lá $3. que ridículo
Pois é...Fica difícil a gente não ir lá fora pegar né...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Acho que vou me presentear, já que meu aniversário é esse mês...rs...Vou testar com a captação original primeiro, se der certo depois eu mudo por outros melhores.
Long live the King!
flaviobei
Visitante
« Responder #14 : 04 de Fevereiro de 2011, as 16:26:54 »

eu vou usar uma push na minha giannini, pra ativar um mini booster dentro da guita, tendo a possibilidade de usar ela ativa quando quiser, com controle de ganho.. vai ficar animal
  Imprimir  

Ir para: