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Autor Tópico: Qual verniz usar?  (Lida 17791 vezes)
marcossc
Visitante
« : 31 de Janeiro de 2011, as 01:51:57 »

Não tenho conseguido um bom acabamento, geralmente fica uma meleca só. Já usei vários tipos de verniz spray, deixei secar por horas e nada fica, como por exemplo, aquele verniz da EFX, alguém sabe qual ele usa, apra ficar com aquela proteção firme?
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juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #1 : 31 de Janeiro de 2011, as 03:07:42 »

Eu uso breu, acho a melhor opção...

Verniz tem o da colorgin. Até agora esse foi a unica marca que testei
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Gustavo Soares
Visitante
« Responder #2 : 31 de Janeiro de 2011, as 04:55:19 »

Eu muito sem confiança resolvi dar uma chance a goma laca incolor essa semana...


E gostei bastante!


Seca rapidinho, cobre legal e nem solta fumaça na hora de soldar.

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guii_music
Visitante
« Responder #3 : 31 de Janeiro de 2011, as 09:10:41 »

Eu muito sem confiança resolvi dar uma chance a goma laca incolor essa semana...


E gostei bastante!


Seca rapidinho, cobre legal e nem solta fumaça na hora de soldar.


Cara acho que ele quer verniz para por na caixa, em cima do decalque.
Eu uso o da colorgin, porém ele tem um macete para aplicar e não fica "liso" o acabamento.
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flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 31 de Janeiro de 2011, as 09:34:51 »

se for verniz pra caixa mesmo, você pode testar o acabamento que é dado em guitarras / automóveis por exemplo..

com a peça já lixada, aplica uma camada de primer, que além de fechar alguma possível imperfeição que não saiu na lixa, prepara a superfície pra receber a tinta...

após o primer, você pode passar uma lixa fina, pra "alisar" a base

aplica a tinta, com spray, compressor, sei lá, você escolhe.. depois de seco, passa uma camada de verniz pu por exemplo, que é super brilhante (o mesmo utilizado em carros), dá umas 2, 3 camadas (sempre respeitando o tempo indicado na embalagem)

dai vem a parte mais louca do processo... sua caixa ta linda, brilhando, ai você pega uma lixa d'água bem fina (400, 600, 800) e passa no verniz todo, de leve, só pra tirar o brilho (e as imperceições, marquinhas, etc), dai com a caixa toda fosca, porém com verniz, você começa polir com massa de polimento, primeiro uma 1000, depois uma 2000, fica show, e com um acabamento muito profissional..

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Gustavo Soares
Visitante
« Responder #5 : 31 de Janeiro de 2011, as 11:42:05 »

Po, foi mal, foi culpa do sono.

Sobre aplicação de verniz, eu ia fazer esse mátodo que o flavio passou mas

eu estou com a dúvida se funciona lixar entre cada aplicação de uma nova camada?
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flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 31 de Janeiro de 2011, as 13:29:49 »

Po, foi mal, foi culpa do sono.

Sobre aplicação de verniz, eu ia fazer esse mátodo que o flavio passou mas

eu estou com a dúvida se funciona lixar entre cada aplicação de uma nova camada?

o ideal é lixar antes, aplicar primer, lixar, aplicar a tinta (n camadas) e aplicar o verniz (n camadas também) pra lixar e dar o polimento desse verniz, vai variar do material que foi aplicado e do tipo de tinta...

por exemplo, se for em madeira (guitarras) um verniz PU, precisa de pelo menos uns 15 dias antes de ser polido, pra ele poder secar totalmente e toda a tinta fixar de forma decente na madeira...

se for Nitrocelulose então, pode separar no mínimo 2 meses pra ficar legal, ele seca por cima e se mantém úmido por dentro, dai quando vai polir, estrada tudo...

no caso de caixas de metal, eu acho legal aplicar verniz automotivo mesmo, e respeitar o tempo de curo indicado no próprio produto antes de polir, pois a secagem é diferente...

quanto a polir entre camadas não vejo necessidade
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marcossc
Visitante
« Responder #7 : 03 de Fevereiro de 2011, as 02:13:02 »

Obrigado pelas respostas!  Roqueiro

Comprei um automotivo, meio estranho, seca bem rápido e deixa uma camada meio branca, acho que não agitei o suficiente   Roll Eyes
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flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 03 de Fevereiro de 2011, as 07:42:11 »

você observou a proporção de diluição e etapas de secagem?

ficou esbranquiçado, pode ser normal, você já poliu?
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Obrigado
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« Responder #9 : 03 de Fevereiro de 2011, as 14:57:50 »

Não é normal ficar "esbranquiçado". Não tinha nehum resíduo de outro produto? O Verniz automotivo é incolor, portanto não é pra ficar com outra coloração. Voçê não colocou água né?
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« Responder #10 : 03 de Fevereiro de 2011, as 15:02:21 »

Não é normal ficar "esbranquiçado". Não tinha nehum resíduo de outro produto? O Verniz automotivo é incolor, portanto não é pra ficar com outra coloração. Voçê não colocou água né?

Minhas placas ficam esbranquiçadas quando aplico o verniz em tempo chuvoso e/ou frio, ou quando aplico uma camada muito grossa.
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« Responder #11 : 03 de Fevereiro de 2011, as 15:32:27 »

Não é normal ficar "esbranquiçado". Não tinha nehum resíduo de outro produto? O Verniz automotivo é incolor, portanto não é pra ficar com outra coloração. Voçê não colocou água né?

pode acontecer quando o ambiente está muito úmido, por isso que em funilarias decentes eles usam cabines pra pintar os carros...
percebi isso com outra tinta essa semana (pva) to pintando a minha casa nova e no primeiro dia tava super seco, a pintura ficou uma beleza... ontem como choveu um pouco (muito na verdade) o ar ficou bem úmido e deu mais trabalho pra pintar o teto... com a mesma tinta
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« Responder #12 : 03 de Fevereiro de 2011, as 16:23:49 »

Podem ler na lata do verniz que alerta pra que nesse tipo de situação (tempo frio) se use um retardador de secagem, se não vai continuar ocorrendo.
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« Responder #13 : 16 de Fevereiro de 2011, as 22:03:47 »

O ideal é usar uma pistola e compressor para acertar, o spray é mais um quebra-galho mesmo. Se quiser, dá para usar o verniz fosco também, que é bem mais fácil de dar acabamento, você pode inclusive utilizar rolo bem baixo ou pincel, o resultado fica muito bom, o verniz brilhante é mais complicado para dar um acabamento uniforme.
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« Responder #14 : 17 de Fevereiro de 2011, as 05:48:55 »

Hoje minhas caixas são de alumínio e a pintura é anodizada por eletro-impregnação. Mas antes eu levava as caixas de aço numa oficina de pintura de autos e dava um "cervejinha" pra um ajudante qualquer da oficina e ele pintava e envernizava como se tivesse pintando um carro. Ficava ótimo. Ficava "BBB" (bom , bonito e barato) Cheesy
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