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Autor Tópico: Transformar 12v em 18v  (Lida 15997 vezes)
Emerson_SNK
Visitante
« : 12 de Outubro de 2009, as 08:10:57 »

Bom dia galera DIY!

Então, preciso mas não sei como fazer para transformar 12v em 18v com alta amperagem, algo em torno de 6A.

Seria para a bomba de gasolina do meu carro, pra injetar mais combustível em determinadas horas, teria que ser com uma chavinha pra quando eu pressionar, acionar o circuito.

VALEU!
Abçs!
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #1 : 13 de Outubro de 2009, as 11:10:05 »

Hollas ...

Da uma olhada nesta thread.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&catid=26&id=12181&limitstart=60

Abrass
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #2 : 13 de Outubro de 2009, as 12:23:04 »


Então, nesse tópico menciona o uso dos reguladores 78xx, 79xx e para o meu projeto seria inviável, pois preciso de corrente alta, 6 amperes no mínimo pra girar a bomba de gasolina, se eu colocar esse 7818 vai pegar fogo.

Existe algum regulador pra essa corrente ?
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #3 : 13 de Outubro de 2009, as 12:25:39 »

Uai !!

Estou usando ele para um transformador de 18-0-18 5 Amperes, com diodos pra 6 amperes ......

A voltagem retificada vai ficar em torno de 24V ....

Qual o transformador que vc pretende usar !?

O que pensei para o seu caso era ter 2 fontes e chavear elas pra 12 e 18

Abrasssss
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, as 12:28:56 por hidamen » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 13 de Outubro de 2009, as 13:16:24 »

Diodos 6AX. O X indica a voltagem. Por exemplo: 6A5 (6A x 50V), 6A8 (6A, 800V), etc.
Mais parrudos:

BYW29: 16A (não sei a voltagem)
MUR820G: 8A x 200V
MUR860G: 8A x 600V
MUR880E: 8A x 800V
MUR1520G: 15A x 200V
MUR1560G: 15A x 600V
MBR10100: 10A x 100V

O orconcur

1N1190A: 40A x 600V.

Na parte de regulação, você pode usar o 78XX como base e transístores 2N3055 ou TIP31 para controle de corrente, ou partir para regulador com capacidade de manejar altas correntes, como o LT1083 (com saída fixa em 3.3V, 3.6V, 5V ou 12V e correntes de 3A, 5A ou 7.5A) ou o LT1083 (com saída ajustável e correntes de até 3A, 5A ou7.5A). Esses são fabricados pela Linear Technology (www.linear.com). A National (www.national.com) fabrica o LM1585, mas estes "só" manejam 5A de corrente.

Abraços.

P.S.: Prepare o bolso.  :Smiley
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #5 : 13 de Outubro de 2009, as 13:45:04 »

hidamen
não não, não tem transformador, vou usar na bateria do carro mesmo 12V, o regulador de voltagem é pra mandar mais tensão (18v) para a bomba de gasolina em determinados momentos sacou.


Plautz
É isso mesmo que preciso, vou usar o LT1083 com saída ajustável, 18v em 7.5A vai dar certo!


Valeu mesmo galera!
[/i]
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #6 : 13 de Outubro de 2009, as 21:50:56 »

Agora fiquei confuso, estava lendo e tal... tipo você tem 12V dc de entrada e quer largar 18V dc na saída em alta corrente utilizando reguladores, mas os reguladores não tem que ter no mínimo a mesma tensão X ou maior na entrada para se ter uma tensão X na saída?
Pelo menos foi o que me disseram quando se usa reguladores da família 78XX.
Tipo 15V de entrada podesse ter no máx. 15V na saída dos 78XX, certo?Alguem esclarece a dúvida?
Abraços!
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #7 : 14 de Outubro de 2009, as 08:53:16 »

É isso mesmo, transformar 12v em 18v !
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #8 : 28 de Outubro de 2009, as 14:36:20 »

Nessa corrente, só com um conversor DC/DC chaveado. Dá uma googleada, mas já aviso que não é fácil de fazer em casa. Outra coisa: a bomba é especificada para 12 ou 18V? se é pra 12, adicionar 50% de tensão numa corrente dessas pode (vai) fritar a bomba. Ademais, as bombas produzem pressão mais do que suficiente para alimentar toda a gama de bicos injetores ou esguichos do mercado. Se vc quer mais gasosa, aumenta o bico, não precisa aumentar a pressão da bomba.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #9 : 07 de Novembro de 2009, as 08:59:44 »

Nessa corrente, só com um conversor DC/DC chaveado. Dá uma googleada, mas já aviso que não é fácil de fazer em casa. Outra coisa: a bomba é especificada para 12 ou 18V? se é pra 12, adicionar 50% de tensão numa corrente dessas pode (vai) fritar a bomba. Ademais, as bombas produzem pressão mais do que suficiente para alimentar toda a gama de bicos injetores ou esguichos do mercado. Se vc quer mais gasosa, aumenta o bico, não precisa aumentar a pressão da bomba.

Também acredito que não adianta mudar a tensão da bomba, pois mesmo que ela aumente a pressão do sistema os injetores não irão liberar mais combustível para a adimissão, pois foram projetados para uma pressão x, devendo aumentar o bico para o resultado esperado. Acredito que no maximo você vai aumentar a pressão no retorno da bomba para o tanque, a menos que se trate de um carro carburado!
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #10 : 07 de Novembro de 2009, as 11:38:18 »

é um opalão  Cool
Registrado
Balen
Visitante
« Responder #11 : 07 de Novembro de 2009, as 13:17:24 »

é um opalão  Cool

haha

então ele merece o Vortec V6 da Blazer com um Blower!!! Evil


Mas tá faltando gasolina no carburador quando pisa???
Se não tiver faltando não vai adiantar aumentar a pressão, quando o nível de gasolina na cuba do carburador chega num determinado nível a agulha fecha a entrada de combustível!
As vezes o problema pode ser só o giclê de alta!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #12 : 07 de Novembro de 2009, as 14:34:31 »

ahh bom, assim muda!

Mais se eu fosse vc eu injetava o bichão!

abraço!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #13 : 07 de Novembro de 2009, as 16:04:06 »

Desculpa a pergunta,
mas pra que serviria essa "injeção" maior de gasolina? (não entendo muito de carros... só o básico e nomes... haha)

Citação de: agtsouza em 13 de Outubro de 2009, as 22:50:56
Citar
Agora fiquei confuso, estava lendo e tal... tipo você tem 12V dc de entrada e quer largar 18V dc na saída em alta corrente utilizando reguladores, mas os reguladores não tem que ter no mínimo a mesma tensão X ou maior na entrada para se ter uma tensão X na saída?
Pelo menos foi o que me disseram quando se usa reguladores da família 78XX.
Tipo 15V de entrada podesse ter no máx. 15V na saída dos 78XX, certo?Alguem esclarece a dúvida?
Abraços!

Pode sim. Tem até um esquema de "dobrador" de tensão usando o MAX1044...
Só não tenho certeza se funciona pra essa amperagem aí.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, as 16:08:41 por Marcel. » Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #14 : 07 de Novembro de 2009, as 18:58:41 »

na verdade é um projeto meu e de um amigo, ele colocou uma turbina, e essa alteração na bomba seria para evitar problemas de falta de combustível quando o motor estivesse no giro máximo. Eu também não entendo muuuuuita coisa de carros, só perguntei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele falou que melhoraria o desempenho da turbina e tal. Não sei se na prática funciona assim.
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