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Autor Tópico: Reverb de molas caseiro  (Lida 49498 vezes)
kem
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« Responder #75 : 06 de Março de 2012, as 13:56:45 »

Amorin... Tem como você postar esse da edição 28?
Obrigado.

Infelismente nao tenho scanner.
Mas se quiser re-faço o esquema e envio.
Mas ja antecipo, é apenas uma especie de filtro.,
Sao varios filtros (tipo equalizador), cada um filtra uma frequencia, e no final junta todos.
Nunca montei, para dar maiores detalhes.
Amorin, não vou te dar esse trabalho só por curiosidade, mas brigadão pela oferta.
Se por acaso comprar um scanner, posta ai....  Grin
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« Responder #76 : 07 de Março de 2012, as 16:07:30 »

O circuito nao é tao dificil.
Nem chega ser dificil...
É apenas filtros duplo T em paralelo, basicamente.
La para sabado farei o esquema e posto.
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mclasta
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« Responder #77 : 09 de Novembro de 2012, as 12:54:37 »

Pessoal, me perdoe, mas vou precisar perguntar.

Então o reverb de molas consiste em:
Você amplifica o sinal para um alto-falante, ou algum outro tipo de transdutor. Esse trandutor, replica o que seria movimento de alto-falante, na mola em questão, que está tensionada e ligada a um outro alto-falante... ou transdutor.. que converte isso novamente em sinal... assim você tem o efeito.. aí você mixa isso com o sinal original.
Tendo um pré-amplificador após a captação do sinal gerado pela mola, você consegue regular bem o nível do sinal do efeito gerado..

Esse é o princípio?

Bom.. então imagino que quando mais rígida for a mola, menor é o efeito produzido... Tipo..
1ª hipótese: ligar um altofalante no outro por um fio 100% rígido.. Isso significará a reprodução fiel do primeiro sinal, não produzindo efeito algum.
2ª hipótese: utilização de uma mola muito mole.. Se a vibração tem que sair do alto-falante 1, e chegar ao alto-falante 2, utilizar algo muito mole pode causar ausência de sinal do falante 2, não produzindo efeito algum...

Conclusão: a rigidez da mola precisa ser compatível com os trandutores utilizados. Isto, se você utilizar dois falantes de 21" cada, dá pra usar mola de suspensão de carros! hehehe (estou exagerando somente para ilustrar). Como utilizamos falantes pequenos, o ideal é a utilização de uma mola longa e flexível, de forma que a tensão dele (tanto que você estica ela, isto é, a distância entre os 2 transdutores) deve ser regulada da seguinte forma: monta-se o circuito, e vai se distanciando os transdutores, até que o 2º produza algum sinal. Então você regula isso a partir daí.. Quanto mais frouxa a mola (mais próximos os transdutores), mais efeito e menos ganho você tem.. e quanto mais distantes os transdutores (mais tensa a mola) maior o nível do sinal, e menos efeito reverb vc tem...
Conclusão 2: Imagino que muitas molas, de diferentes especificações funcionem. Mas acredito que os índices das molas, como complimento, bitola, material, etc.. sejam responsáveis por muuuuuita diferença de timbre nessa histórioa. Por exemplo.. uma mola de fios finos, vai acabar absorvendo e perdendo para a resistência do ar muitas vibrações de alta frequencia... causando perda significativa de harmônicos altos/agudos. Dentro desse pensamento, as molas com menos perdas de harmônicos seriam as mais rígidas, que para funcionar seriam menos tensionadas.. (isso faz sentido?)

Essas são minhas dúvidas pessoal,

Obrigado!
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« Responder #78 : 09 de Novembro de 2012, as 13:31:23 »

E alguém ja viu isso?
http://thesquarewaveparade.com/2dlrsprng.html
Esses microfones vem com uma mola internamente para fazer o eco... La nos EUA custam a partir de U$1, mas claro que aqui é bem mais caro.
Mas se alguém acha-los barato, é uma opção legal...

Eu já vi, minha filha tinha um brinquedo destes. Vendia em loja de R$1,99. Não é bem um microfone, é um tubo de plástico com um copo descartável em cada ponta, e uma mola unindo os dois. Uma das pontas tem uma capinha de plástico pra dar a aparência de microfone. Dá um reverb engraçado.  O que o cara da página fez foi colocar um alto falante de PC velho numa das pontas e microfonar do outro lado.

Se não achar na loja de R$1,99, é só pegar um tubo de PVC, dois copinhos descartáveis e uma mola, a mais comprida que achar e bem molinha de preferência.

Ela tinha um outro brinquedo que era um tubo de papelão grande, com um copo descartável numa das pontas, e um "slinky" preso no copo. Ao se bater no slinky, a coisa toda reverberava dando um som de "raio espacial" Smiley

Que nem este:

http://www.zubetube.com/
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guitar_luthier
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« Responder #79 : 09 de Novembro de 2012, as 16:07:21 »

Pessoal, é muito difícil achar os transducer do reverb? tem alguns link aqui pra o pessoal ver.
http://blog.gbase.com/2010/07/spring-reverb-tanks/
http://www.demontguitars.com/Images/crate%20spring%20reverb%20tray/watermarked/pages/label_jpg.htm
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« Responder #80 : 09 de Novembro de 2012, as 22:00:00 »

Estes?

http://gaogang.en.ec21.com/Spring_Reverb_UM_Core_Permalloy--983377_983401.html

ainda precisa de ímãs
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« Responder #81 : 31 de Julho de 2013, as 21:06:25 »

Voltando à motivação do primeiro post:





Estripei uma secadora enxuta antes de mandar ao lixo reciclável.  Guardei um resistor desses da foto, o comprimenoto das "molinhas" é de 16cm, mas se o camarada for habilidoso consegue extrair em tamanhos maiores.

Abraços, T+
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« Responder #82 : 31 de Julho de 2013, as 21:10:49 »

Se eu te falar que eu desmontei sabado passado um resistencia dessa pra refazer meu reverb voce acredita?
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« Responder #83 : 31 de Julho de 2013, as 21:16:49 »

Se eu te falar que eu desmontei sabado passado um resistencia dessa pra refazer meu reverb voce acredita?
Só posso acreditar.  Só dei uma olhadinha no resistor e fiquei com vontade de brincar com ele...   O mais incrível é a minha bancada com uma caixinha de som sobre ela dando reverb com um indutorzinho no caminho de entrada de um fuzz no mesmo móvel.  Me fez lembrar dos reverb de placa de metal.

Abraços, T+
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