Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 05:50:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem de ação de cordas!  (Lida 10162 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« : 10 de Janeiro de 2011, as 15:15:32 »

Sei que tem alguns luthiers de plantão aqui então lá vai:

Como vocês regulam a guitarra quando o cara quer uma ação baixíssima de fritador mas ao mesmo tempo soltam a mão nas cordas? Tem jeito? Pelo que sei ação baixa requer que o "artista" toque mais ao leve nas cordas correto?

Este é um tópico/pesquisa de opinião.Portanto sintam-se a vontade pra postar não só os luthiers.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 15:17:44 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #1 : 10 de Janeiro de 2011, as 16:15:07 »

Fala Boss!

Estou muito longe de ser luthier, rsrsrsr
Mas pode-se conseguir baixar bastante a ação das cordas inclinando o braço do instrumento cerca de 3 graus para trás e então fazer a regulagem na ponte, se pegar um projeto de Lespaul vai conseguir identificar.
Registrado

Americana-SP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 10 de Janeiro de 2011, as 16:18:07 »

Sei que tem alguns luthiers de plantão aqui então lá vai:

Como vocês regulam a guitarra quando o cara quer uma ação baixíssima de fritador mas ao mesmo tempo soltam a mão nas cordas? Tem jeito? Pelo que sei ação baixa requer que o "artista" toque mais ao leve nas cordas correto?

Este é um tópico/pesquisa de opinião.Portanto sintam-se a vontade pra postar não só os luthiers.
Tem que usar o bom senso... tanto do luthier quanto do musico.
Se ficar muito baixo e a palhetada do musico fizer trastejar demais, sobe as cordas um pouco. Se o musico achar que ficou alto, baixa e ele que toque mais leve.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 19:18:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #3 : 10 de Janeiro de 2011, as 17:06:16 »

Fala Boss!

Estou muito longe de ser luthier, rsrsrsr
Mas pode-se conseguir baixar bastante a ação das cordas inclinando o braço do instrumento cerca de 3 graus para trás e então fazer a regulagem na ponte, se pegar um projeto de Lespaul vai conseguir identificar.


Então magoo a guitarra já tem o braço angulado e usa ponte tune o matic
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #4 : 10 de Janeiro de 2011, as 19:04:36 »

Bossman
para corda baixa os trastes tem que estar perfeitamente alinhados (as vezes é preciso retificalos)
com o tensor sem alivio o mais reto possivel e o resto é na ponte é bom conferir a regulagem das oitavas
após regular a ponte.
mas não tem milagre, corda baixa é pra quem toca leve!
corda baixa sempre trasteja um pouco mas no limite aceitavel (quando não da pra ouvir com o som limpo do amp)


 
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #5 : 10 de Janeiro de 2011, as 21:23:39 »

Bossman
para corda baixa os trastes tem que estar perfeitamente alinhados (as vezes é preciso retificalos)
com o tensor sem alivio o mais reto possivel e o resto é na ponte é bom conferir a regulagem das oitavas
após regular a ponte.
mas não tem milagre, corda baixa é pra quem toca leve!
corda baixa sempre trasteja um pouco mas no limite aceitavel (quando não da pra ouvir com o som limpo do amp)


 

A guitarra aqui tá assim com som de trastejamento quando toca com mais pegada mas não sai no amp. eu estava achando isso anormal mas agora que você escreveu ai. E as cordas estão bem baixas.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 21:33:50 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2011, as 10:36:38 »

Também tenho uma guitarra assim
quando toco com mais pegada, na guitarra dá pra escutar um trastejamento, mas no amp não sai não
Registrado
andrezones
Visitante
« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2011, as 12:29:56 »

Bossman
para corda baixa os trastes tem que estar perfeitamente alinhados (as vezes é preciso retificalos)
com o tensor sem alivio o mais reto possivel e o resto é na ponte é bom conferir a regulagem das oitavas
após regular a ponte.
mas não tem milagre, corda baixa é pra quem toca leve!
corda baixa sempre trasteja um pouco mas no limite aceitavel (quando não da pra ouvir com o som limpo do amp)


 

Exato!
Não invente de mexer com o braço sem antes mexer na ponte..Dá pra decer a mesma e chegar na regulagem que deseja...
Se tens Floyd rose não esqueça que ação muito baixa impossibilita certas "puxadas" ok?
Outra coisa é  o raio da escala, se for 14 ou menos não da pra baixar muito senão começa a pegar nos bends...
Abs
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #8 : 11 de Janeiro de 2011, as 13:45:00 »

André

a guitarra usa tune o matic.

Acabo de chegar uma conclusão.Pontes tune o matic e escalas curvas não combinam! Porque esse tipo de ponte não permite uma regulagem individual de cordas sendo assim você fica preso a regulagem das duas cordas do meio (que é onde a escala tem maior altura). Nesse caso não tem muito mais oque fazer.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
andrezones
Visitante
« Responder #9 : 11 de Janeiro de 2011, as 15:25:21 »

André

a guitarra usa tune o matic.

Acabo de chegar uma conclusão.Pontes tune o matic e escalas curvas não combinam! Porque esse tipo de ponte não permite uma regulagem individual de cordas sendo assim você fica preso a regulagem das duas cordas do meio (que é onde a escala tem maior altura). Nesse caso não tem muito mais oque fazer.

Estranho porque normalmente as tune-o-matic vem com curvatura pré definida de fábrica..Neste caso sugiro que pesquize uma troca de sadles, os carrinhos de sua ponte ou uma nova, gotoh ou wilkinson...
De qualquer forma, utilize (não sei como é na sua) os parafusos dos postes para baixar a ponte e lembre-se que TODA escala tem raio de curvatura...
abs
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #10 : 11 de Janeiro de 2011, as 19:22:00 »

André eu sei que os parafusos dos postes abaixam e levantam. E sobre toda guitarra ter curvatura na escala isso não procede, existem umas poucas guitarras com escala plana sim.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, as 21:34:15 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
andrezones
Visitante
« Responder #11 : 11 de Janeiro de 2011, as 20:46:12 »

André eu sei que os parafusos dos postes abaixam e levantam. Esobre toda guitarra ter curvatura na escala isso não procede, existem umas poucas guitarras com escala plana sim.

opa, essa eu nunca vi...O mais plano que vi foi com raio 22..
sory.
abs

Mensagem Mesclada
Boss, fiquei pensando no seu caso..
Cara, o braço não esta torcido?
abs
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, as 15:18:46 por andrezones » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #12 : 13 de Janeiro de 2011, as 10:11:14 »

Pior que não cara, as cordas E quando pressionadas no último e no primeiro traste batem em todos eles oque indica que os trastes e o braço estão nivelados.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
andrezones
Visitante
« Responder #13 : 13 de Janeiro de 2011, as 16:32:52 »

Pior que não cara, as cordas E quando pressionadas no último e no primeiro traste batem em todos eles oque indica que os trastes e o braço estão nivelados.

Que sinistro..
Que guita que é?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #14 : 13 de Janeiro de 2011, as 18:28:05 »

Pior que não cara, as cordas E quando pressionadas no último e no primeiro traste batem em todos eles oque indica que os trastes e o braço estão nivelados.

Que sinistro..
Que guita que é?

É uma SG da Shelter (SX).
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal