Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 00:49:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Catalinbread Dirty Little Secret  (Lida 109948 vezes)
Battery Acid
Handmaker

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272

« Responder #135 : 05 de Março de 2010, as 01:25:13 »

MPF 102

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/MPF102.pdf

2N5457

http://www.fairchildsemi.com/ds/2N%2F2N5457.pdf

Sei que é um saco ficar olhando datasheet, mas é um mal necessário, hahaha. Pois bem, compare a posição dos dois no desenho, e a ordem, GSD... Pois bem, um não é invertido em relação ao outro, a pinagem é a mesma.
VOX
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116

« Responder #136 : 05 de Março de 2010, as 12:04:55 »

Bom, retirei todos os componentes da placa do meu DLS.
Só que fui conferindo com o multímetro pra identificar onde estava o maldito curto.
Cheguei então ao R3, 10K.Tirei ele o curto parou.Aí só pra testar, coloquei um resistor de 1M no lugar dele.O curto mesmo assim voltou.
Esse resistor liga o pino do meio do Q1 ao terra central da placa.
Sei lá, mas acho que meu problema está ali naquele terra do meio do circuito.Se não for exatamente o R3, que testei e está ok, é algo que se conecta a esse terra que está jogando corrente ali.
Finalizando, testei e retestei com o multímetro pra ver se havia curto nas trilhas.Nada.Sem componentes, sem curto.
Visitante
« Responder #137 : 05 de Março de 2010, as 17:37:49 »

Battery, é só isso que tem que verificar? G,S e D? Se for assim eu já aprendi.

Ahh, obrigado pela informação!
Handmaker

Obrigado

« Responder #138 : 06 de Março de 2010, as 02:03:49 »

Putz VOX, tá MUITO esquisito isso. O jumper tá colocado no lugar certo? (alias, nem lembro se tem jumper nesse ultimo layout, mas não custa perguntar, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

E gobbi, é só isso mesmo que você precisa verificar. Olhe o desenho do transistor no datasheet e verifique a posição do D, S e G. Tem alguns que são G, S, D, outros S, D, G. Enfim, é só olhar isso mesmo, não tem erro!
VOX
Handmaker

Obrigado

« Responder #139 : 06 de Março de 2010, as 11:54:31 »

Esquisito mesmo Battery, hehehehe...
Sim, nesse layout tem jumper sim.Ele liga aquela trilha que vem do terra/terminal do meio do Q4 ao terra central.
Mas nesse universo DIY tem dessas coisas.Vez por outra nos deparamos com uns fantasmas, hehehe...
Bom, enquanto espero um novo layout eu fiz a placa do OCD.Agora vou montando ele de vagar.
Battery, uma grande sacada sua é aquele dobrador de tensão que você mencionou.Tanto pro OCD quanto pro DLS, que podem trabalhar com 9 ou 18 V.
Fico na torcida pelo projeto, hehehehehe...
Visitante
« Responder #140 : 06 de Março de 2010, as 13:00:03 »

O Vox, como é que você fez a placa? Pode ser isso ein, na hora de corroer, na hora de desenhar (se vc fez a mão)... Estanha as trilhas pra ver se o fantasma vai embora.
Handmaker

Obrigado

« Responder #141 : 06 de Março de 2010, as 13:47:39 »

gobbi, eu fiz com transferência térmica.
E ficou legal, tudo bem certinho.
Testei com o multímetro a placa, depois que tirei todos os componentes, e não apresenta curto.
Meu problema está com os componentes.Tem algo errado que joga corrente ali naquele terra do meio da placa.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309

« Responder #142 : 06 de Março de 2010, as 15:52:57 »

Battery, é só isso que tem que verificar? G,S e D? Se for assim eu já aprendi.

Ahh, obrigado pela informação!

É só isso que tem que verificar se a única coisa que quer saber é a pinagem de ambos... rs... por que fora isso, geralmente tem bastante diferença entre os transistores.. principalmente os Fets...
A maior influência deles nos pedais de overdrive é relativa ao ganho de cada Fet...
Handmaker

Obrigado

« Responder #143 : 06 de Março de 2010, as 17:15:29 »

Ainda estou pensando nessa parada do dobrador de tensão... talvez eu faça uma plaquinha separada pra ser montada numa caixinha independente pra que se possa utilizar o mesmo com mais de um pedal por vez (como vc disse, quer usar o OCD assim também). É um projetinho simples, leva só um ICL7660 e mais uma meia dúzia de componentes.

E pior que geralmente, quando se descobre o que são esses "fantasmas" do DIY, você dá risada sozinho, geralmente são os erros mais bestas do mundo.

Sobre os Fets, falei só da pinagem mesmo porque foi a dúvida inicial dele, hehehe, mas é bastante importante se atentar nessas outras características dos componentes. Em muitos pedais uma substituição entre componentes com ganhos muito diferentes pode fazer com que o pedal não soe como deveria.
biglouis
DIY Freak

Obrigado

« Responder #144 : 06 de Março de 2010, as 22:06:47 »

Guilherme, a Naoko tem uma caixinha minúscula no catálogo, tipo caisa de fósforo... rs... pelo que vi nos preços deles, custa em torno de R$2.50

Da pra montar o dobrador de tensão dentro, ai coloque 2 jacks p4, um de entrada e um de saída... pronto, só alegria... da pra usar pra qualquer pedal... e creio que dependendo da corrente, até pra mais de um com uma daisy chain
Visitante
« Responder #145 : 07 de Março de 2010, as 01:58:40 »

Usando MPF102 eu vou perder muito ganho?
Handmaker

Obrigado

« Responder #146 : 07 de Março de 2010, as 05:29:01 »

Pô Big, boa idéia. Quando for pedir caixinhas lá, me avise.

E não, a diferença de ganho entre o 2N5457 e o MPF102 é bem pequena, o MPF102 só tende a ser um pouco mais abafado que o 5457. No mais, não vão haver grandes mudanças.
VOX
Handmaker

Obrigado

« Responder #147 : 07 de Março de 2010, as 11:00:35 »

Pô, esse projeto do dobrador eu boto fé.E se der pra dois pedais então, show de bola.
Como já disse, fico na torcida pelo projeto.
Bom, começo as soldas aqui no OCD e depois volto pro DLS.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #148 : 07 de Março de 2010, as 21:23:43 »

Odobradr de tensão funciona e bem, mas é bom lembrar que ele nào "dobra a corrente", ou seja se exigir muita corrente do bicho ele vai p o epaço. Eu usei em dois pedais que tinham essa necessidade de +9 e -9 volts.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak

Obrigado

« Responder #149 : 07 de Março de 2010, as 22:21:12 »

Exatamente Alex... foi até por isso que eu citei no post "dependendo da corrente, da pra usar pra mais de um"

Tem que ver bem o consumo dos pedais, e quanto de corrente o dobrador suporta... creio que não é muita coisa
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 18   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: