Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 05:43:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulas marcadas  (Lida 5017 vezes)
V_amp
Visitante
« : 07 de Janeiro de 2011, as 10:51:42 »

Ola pessoal,

Depois de um tempo de uso, verifiquei minhas 6l6GC JJ.
Todas as 4 apresentam uma marquinha preta interna no centro.

Mas a corrente em cada vávula é de 31mA e a tensão de placa é 480V.
Todo funcina normal. A dissipação de placa está em torno de 15W.
Estou com tensao de bias de -43V (no pino 5).

Alguém saberia o que pode ser a causa?

Obrigado
FAB
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #1 : 07 de Janeiro de 2011, as 11:20:31 »

Tensão de bias variando com o tempo? Vc se lembra de quanto de -B vc tinha quando regulou o amp pela primeira vez?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
V_amp
Visitante
« Responder #2 : 07 de Janeiro de 2011, as 11:26:06 »

Eu nao medi no pino da valvula.
Mas sempre tive Ia~30mA.
Estariam as valvulas esquentado demais e aumentando demais a emissão?

No ponto que esta indicado no esquema da Fender sempre usei 51V. Continuo usando e Ia = 30mA

A tensao de bias parece bem cte. Ja toquei um bom tempo com o ampli com o multimetro ligado (medindo Ia).

Após as variaçãoes sempre retorna pra Ia=30mA
Obrigado

FAB
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2011, as 21:34:41 »

Oi V_amp

Não se preocupe. A marquinha é apenas condensação metálica sobre o vidro. Essas marcas costumam aparecer na região em que a placa é mais bombardeada pelos elétrons acelerados pela grade auxiliar. O impácto dos elétrons eventualmente faz algum metal sublimar e condensar no vidro.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
V_amp
Visitante
« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2011, as 22:49:24 »

Obrigado Eduardo.

Reparei em outras valvulas que tenho. Algumas tem uma "conchinha" metática bem perto do vidro (acima do getter) para segurar os eletrons e nao baterem no vidro.
Como as JJ não tem esta proteção, vai direto no vidro mesmo.

Valeu
FAB
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:49:48 »

Oi V_amp

Essa conchinha não é para segurar elétrons. Ela é o recipiente onde o material do getter fica antes de ser inflamado durante o processo de fabricação da válvula. Depois que o vácuo é feito, o getter é aceso com ondas curtar e retira o resto do gas que pode ter restado na ampola. O que sobra são apenas traços de gases nobres e vapores metálicos.

Abraços

Eduardo
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2011, as 19:18:57 »

Eduardo tinha postado no outro tópico mas acho que minha pergunta se encaixa melhor aqui.

Seguinte finalizei o amplificador  e cheguei as tensões, ao desligá-lo percebo que as minhas el34 estavam perdendo aquela "tinta" prata que tem no seu topo todas as duas. Isso é algum indício de problema? Ou é normal? Minhas válvulas são chinesas se é que isso ajuda em alguma coisa.
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #7 : 18 de Janeiro de 2011, as 03:11:30 »

Eduardo tinha postado no outro tópico mas acho que minha pergunta se encaixa melhor aqui.

Seguinte finalizei o amplificador  e cheguei as tensões, ao desligá-lo percebo que as minhas el34 estavam perdendo aquela "tinta" prata que tem no seu topo todas as duas. Isso é algum indício de problema? Ou é normal? Minhas válvulas são chinesas se é que isso ajuda em alguma coisa.

Esse material é o que o Eduardo explicou. Ele serve pra indicar se tem ar entrando na válvula, ficando com uma cor branca "leitosa" quando isso ocorre.

Ah só uma coisinha: cuidado com válvulas chinesas. NUNCA chegue muito perto dos valores máximos de operação quando usar elas!!!
Pelo fato de serem produtos feitos com materias baratos, e com controle de qualidade questionável, são mais sujeitas a problemas de fabricação, assim como danos/queima causados por circuitos que abusam muito delas. Não que sejam exatamente 100% ruins, só são menos confiáveis que as russas e as americanas...

Mas pelo que vi, elas estão trabalhando com alguma folga, então quanto a estarem muito perto dos valores máximos, acho difícil. Melhor testar com válvulas de uma marca confiável.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, as 03:33:27 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #8 : 18 de Janeiro de 2011, as 05:40:47 »

Oi Pessoal

É isso mesmo. O material escuro ou prateado dentro das válvulas, chamado "getter", serve para remover traços de gás deixados durante o processo de fabricação ou que eventualmente entrem na válvula por um selo mal vedado.

É normal que haja uma pequena redução no getter nas primeiras horas de uso de uma válvula, principalmente nas de grande porte. Normalmente esta redução não é perceptível. Se está dando para ver a cada vez que você liga o amplificador, então devolva as peças na loja e peça outras antes que perca a garantia.

Sobre as válvulas chinesas, eu já vi de tudo. Tem vezes que vem um lote fantástico, com qualidade comparável as americanas. Outras vezes vem um lixo que serve só para técnico vagabundo. Eles não mantem um padrão.

Outra coisa, cuidado com marcas como Tung-sol e Mullard. São falsas. Essas duas marcas pertenceram a fabricantes renomados até a década de 1960. As fábricas saíram no mercado e hoje as marcas estão na mão da New Sensor. Na Multicomercial tem essas valvulas para vender. São peças chinesas com caixinha imitando as antigas Tung-sol e Mullard. Não caiam neste conto do vigário.

Abraços

Eduardo
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 18 de Janeiro de 2011, as 18:16:17 »

Então corvo e Eduardo o "desaparecimento" do getter estacionou. Já liguei o amplificador outras vezes e está na mesma situação de antes, só fiquei assustado porque tenho umas válvulas antigas aqui em que o getter parece bem mais "vivo" do que nessas chinesas.

Estou operando essas EL34 chinesas seguindo a ideia dos 70% de dissipação de anodo. E bem o som está me agradando muito até o momento, que dirá quando eu usar umas svetlana winged "C" que estão por chegar.

Abraços.

Mensagem Mesclada

Esse material é o que o Eduardo explicou. Ele serve pra indicar se tem ar entrando na válvula, ficando com uma cor branca "leitosa" quando isso ocorre.

Ilustrando oque o corvonegro escreveu.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, as 18:54:13 por bossman » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: