Eduardo tinha postado no outro tópico mas acho que minha pergunta se encaixa melhor aqui.
Seguinte finalizei o amplificador e cheguei as tensões, ao desligá-lo percebo que as minhas el34 estavam perdendo aquela "tinta" prata que tem no seu topo todas as duas. Isso é algum indício de problema? Ou é normal? Minhas válvulas são chinesas se é que isso ajuda em alguma coisa.
Esse material é o que o Eduardo explicou. Ele serve pra indicar se tem ar entrando na válvula, ficando com uma cor branca "leitosa" quando isso ocorre.
Ah só uma coisinha: cuidado com válvulas chinesas. NUNCA chegue muito perto dos valores máximos de operação quando usar elas!!!
Pelo fato de serem produtos feitos com materias baratos, e com controle de qualidade questionável, são mais sujeitas a problemas de fabricação, assim como danos/queima causados por circuitos que abusam muito delas. Não que sejam exatamente 100% ruins, só são menos confiáveis que as russas e as americanas...
Mas pelo que vi, elas estão trabalhando com alguma folga, então quanto a estarem muito perto dos valores máximos, acho difícil. Melhor testar com válvulas de uma marca confiável.