Boas novas galera! saindo um novo Hard Case do forno.
Não queria abrir mais um tópico sobre construção de cases, então falei com o Apache para postar aqui, caso ele não se importasse. Aliás, gostaria de agradecer a ele e ao Big, pois mesmo sem saberem, me inspiraram bastante. Aproveitei muitas idéias de ambos, juntei tudo e agora vou mostrar o resultado (intermediário).
O projeto:
A ideia é fazer um case retangular, como o do Apache, porém usando as medidas de 80cmX38cmX11cm, bem grande. Na parte interna, me interessei bastante pelo estilo de divisórias adotadas pelo Big, com a fonte e as fiações por baixo. Como não tenho skills para fazer a base em 2 níveis como é o dele, decidi adotar uma divisória única em diagonal, inspirado nos boards da
Puma Boards, apresentados pelo Big no outro tópico.
Construção:
Como o resultado final deverá levar um bom tempo, decidi dividir por etapas, as quais vou explicar uma a uma a seguir:
Em primeiro lugar, projetei o case no SketchUp e, tendo as dimensões de cada peça, comprei as madeiras de MDF já cortadas na medida. Aqui em curitiba encontrei esse serviço na Leroy Merlim, usei MDF nas espessuras de 12mm para as laterais, fundo e frente; e 6mm para as tampas. As peças de madeira, junto com pregos e cola custaram pouco mais de 50 reais.
Nessa foto posicionei as peças para ter uma ideia inicial do resultado:
O problema de comprar na Leroy Merlin é que não fazem cortes em diagonal, somente angulos retos. Sendo assim, tive que fazer manualmente os cortes laterais. Nessa foto, uma das laterais já foi serrada e posicionada ao lado para aferição:
Depois de serradas as laterais, colei todas as partes com cola para madeira e preguei com pregos pequenos, aproximadamente um a cada 15cm de distancia. O resultado está na próxima foto: a base e a tampa coladas e pregadas:
Como podem observar aqui, fiz as duas peças com exatamente as mesmas medidas. Base e a tampa fechadas:
Na parte de tapeçaria externa, ia seguir o exemplo do Apache e fazer com Courvin, mas quando fui na loja de couros daqui encontrei esse material chamado corino, que custava R$2,00/m a mais; acabei levando ele. Na parte interna, decidi fazer a base com carpet e as laterais com EVA. Nessa foto da pra ver o corino já colado na base e o carpet que seria colado na base:
Na próxima foto, além da base, da pra ver o EVA que será colocado nas laterais e também a tampa, que não recebeu mais nenhum tratamento:
Após colar o EVA nas laterais, considerei concluída a primeira fase do projeto: Já posso utilizar a base como um pedal board para meus pedais.
A Segunda etapa será construir a base em diagonal.
Essa etapa já estou pensando em começar pois basta comprar apenas a base em MDF. A sustentação que manterá a parte dos fundos mais elevada será a sobra dos cortes em diagonal que fiz na primeira etapa, pra minha sorte elas ficaram exatamente com a mesma medida que vou precisar; são quatro peças delas que pretendo cola-las/prega-las em paralelo sob a nova base, em espaços de aproximadamente 15 ou 20cm. Depois disso vai ser só carpet.
A Terceira etapa, será concluir a tampa.
Para isso preciso comprar a alça, cantos, mata-juntas, fechos, dobradiças escamoteáveis e pés de borracha, isso ainda vai levar uns dias pois meu orçamento do mês acabou e ainda estou cotando esses itens direto da penn-elcom, o revendedor deles daqui de curitiba nao tinha todos os itens que procurava. Para a tampa só vou fazer a forração depois de fixar a alça, uma vez que pretendo esconder os parafusos por baixo do EVA.
A ultima etapa será acrescentar a fonte e demais fiação sob a base, depois disso estará concluído o case.