Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:41:43

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: OCD  (Lida 171795 vezes)
zulu
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1

« Responder #120 : 26 de Maio de 2010, as 21:15:02 »

ola pueblo!

voltando um pouquinho, conforme os datasheets da vida, os diodos 1N60P (os "P" mesmo) podem ser de Ge sim, ou também podem ser do tipo schottky de Si.
Aliás, uma pergunta: por que mesmo com o 1n60 virado ao contrário (K----A ao invés de A----K, ou vice-versa) esse pedal com o layout do Stratotrasto funciona da mesma forma? Alguém sabe explicar isso?
Visitante
« Responder #121 : 26 de Maio de 2010, as 21:38:23 »

Funciona, mas não faz o mesmo efeito.
Se coloca-lo ao contrário ele irá "anular" os transistores, e não fazer a assimetria.
Mas também pode ser interessante.

Até mais.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #122 : 26 de Maio de 2010, as 21:48:17 »

Valeu pelo esclarecimento Tiarlei, mas quando vc diz "nao vai dar o mesmo efeito" está se referindo ao efeito sonoro? pergunto porque o som ficou igual nos dois modos.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #123 : 26 de Maio de 2010, as 21:53:20 »

Cara,
o som deveria estar diferente.
Se seu amp não tiver um falante bom você talvez não note a diferença.
Pode ser isso.

Eclético mas com parcimônia!!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #124 : 26 de Maio de 2010, as 21:59:25 »

Isso, isso, isso...
Mas em alguns casos a diferença é bem sutil mesmo.

Até mais.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #125 : 26 de Maio de 2010, as 22:05:32 »

Ôpa!!

Talvez seja isso mesmo, Roberto. Os falantes são beeem mais ou menos.... Só no sábado ou domingo vou fazer o teste dessa inversão do diodo em amp decente, caixas boas e com volume mais elevado. Se mesmo assim o resultado contrariar as leis da eletrônica, vocês vão ficar sabendo.

Valeu Tiarlei!!
Valeu Roberto!!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #126 : 31 de Maio de 2010, as 08:52:26 »

Vox,
montei o meu OCD com as modificações que vc sugeriu. Ficou animal!!! Drive gostoso e sem apito algum.
Valeu!
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 116

« Responder #127 : 31 de Maio de 2010, as 11:34:51 »

Que maravilha Marcos.
O meu eu estou tocando com ele direto.É um pedal muito bom mesmo.
Tanto com pouco ganho quanto com muito, hehehe...
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #128 : 31 de Maio de 2010, as 20:15:57 »

ok, galera.
conforme foi dito, graças a ajuda de um amigo, fiz uns testes em amp de primeira (Bogner Shiva!!) para verificar as diferenças de timbre com a inversão do 1N60 do 'quase OCD' que montei. Aproveitei e comparei com o OCD original no mesmo amp.
Bem, em relação ao OCD original, o som é bem semelhante, embora para se alcançar os timbres mais parecidos tenha que usar regulagens diferentes, talvez porque usei todos os pots. lineares, diferente do que acontece no OCD original. Por exemplo, o timbre do OCD regulado em ganho 3, tone 5 e volume 6 está em outra outras regulagens de pots no "quase OCD". Também o OCD handmade distorce bem antes do OCD original e alcança uma distorção final ligeiramente mais intensa. Mas ao final de tudo, se consegue chegar aos timbres do OCD, mas em regulagens diferentes.
Quanto à inversão do 1N60, não sei como dizer, mas não houve diferença com o 1N60 invertido ou não. Não ouvimos nenhuma diferença de timbre. Me considerando um leigo muito leigo, não me atrevo a comentar tal fato. Explicar isso é coisa para os grandes mestres do Handmades, se ainda tiverem paciencia pra falar de OCD ou Stratotrasto. hehehe.
Didaticamente isso é meio frustrante, mas o fato é que o som é animal, espetacular, como o VOX afirma e reafirma e eu concordo totalmente.
Só não achei legal o som de nenhum dos dois pedais como boost do drive do ampli, pois, mesmo com o tone todo aberto, ambos os pedais acrescentaram graves um pouco acentuados ao som do ampli (questão de gosto...).
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #129 : 01 de Junho de 2010, as 13:54:46 »

Zulu,
o fato de distorcer antes do original é por você ter usado pot linear no lugar do log para o drive.
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #130 : 01 de Junho de 2010, as 22:23:34 »

Exatamente, Sr. M. Câmara.
Como não gostei muito dessa caracteristica de distorcer muito cedo, já encomendei pot logaritmico para o drive. Por outro lado, vou deixar o pot de volume linear, pois o pot logaritmico do original altera muito lentamente do zero até aproximadamente a posição duas horas e depois disso abre um tanto repentinamente. Prefiro com o pot linear, pois o aumento do volume me pareceu mais..... linear... hehehehe... e prefiro assim.
Enfim, coisas de gráficos e funções matemáticas, né...
Valeu!
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 116

« Responder #131 : 02 de Junho de 2010, as 10:23:53 »

É isso aí.O melhor pra esse pedal é mesmo o potenciômetro A no Drive e B no Volume.
Visitante
« Responder #132 : 13 de Junho de 2010, as 23:26:33 »

Eae galera... Segunda vez que tento montar esse pedal e nada, dessa vez nem sai som quer sair, só apito....

VOX, o teu diodo tá invertido ou é impressão minha?

Alguém tem uma sugestão pra mim? O cap de 47n soldei direto no pot como me sugeriram....

Lembrando que não é apito q d (moderador, peço que me suspenda do fórum) tá em bypass, é com o efeito ligado mesmo, não dá pra escutar a guitarra...

Abraços!
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #133 : 14 de Junho de 2010, as 08:19:00 »

Douglas,
no meu coloquei um resistor de 220K por baixo da placa entre o terminal 5 do TL 082 e o resistor de 10K que vai para o terra. Quanto ao diodo, o Vox colocou na posição correta. Veja também se vc não inverteu a posição dos mosfets, e se colocou o capacitor de 100nF ao invés de 100uF.
Visitante
« Responder #134 : 16 de Junho de 2010, as 22:07:26 »

Já coloquei o resistor de 220K, cap de 100nf, testei outras posiçoes para o diodo e os Mosfets e nada... Outra ideia??
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: