Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 01:23:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 14 15 [16] 17 18 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito Ativo  (Lida 166200 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #225 : 27 de Maio de 2011, as 13:57:47 »

mas enfim, alguém que já montou vale o trabalho? 
Abraço

Vale a pena se você quiser alterar características do seu captador, como: maior ganho, maior/menor nível de agudos /graves /médios, corpo... Até porque é impossível apenas ativar o sinal.

Outro fator é que: O captador tem que ser de boa qualidade! Não pense que vai conseguir ressuscitar ching lings.

Fiz vários experimentos com este circuito, o problema é que não é fácil encontrar o  lm4250 no Brasil e sem ele o som fica ardido, magro e ruidoso. O que eu fiz então foi adaptar o circuito pra que ele funcionasse com CIs mais comuns, baseado em outros circuitos parecidos.

Se for usar outro CI que não o LM4250, use o layout postado aqui:
   http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1576.msg27571#msg27571

Só pra constar, parece que a Seymour Duncan gostou da idéia de ativar qualquer captador e criou um preamp diferencial duplo encapsulado juntamente com um potenciômetro de volume:
http://www.seymourduncan.com/blackouts/
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #226 : 27 de Maio de 2011, as 16:02:26 »

Saudações,

Uso em minha guitarra um preamp simples do Craig Anderton que utiliza alimentação simétrica. O som fica bastante legal mas não se aproxima dos EMGs. Minha curiosidade é sobre esses circuitos diferenciais. Li que eles cortam os ruídos e têm um timbre bem interessante. Vi o esquema do Carvin e o esquema que você postou. Achei muito legal a sua compilação. Quanto ao timbre, ele se aproxima daqueles tocados pelo Zakk Wilde? Qual configuração de componentes que você testou que mais se aproximou desse timbre? Qual o set utilizado? Desculpa a quantidade de perguntas; ainda estou incerto de montar ter todo o trabalho de quase refazer o captador e no final das contas não obter o que quero. Obrigado desde já.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #227 : 27 de Maio de 2011, as 17:05:53 »

Outro dia eu testei uma Esp com EMG 81/85, e achei que o timbre parecido, mas não testei lado a lado e ainda alterando os valores pra que o timbre/ganho ficassem próximos, entretanto, pra dizer a verdade não acredito que fiquem iguais.

Pra ficar igual, as bobinas e os elementos magnéticos teriam que ser iguais, o modo como as bobinas são enroladas, largura e espessura do carretel, bitola do fio de cobre (puro?) usado... Também interfere no timbre!

Outro fator importantíssimo: A blindagem, que no EMG é algo muito bem feito, eles usam uma malha de bronze.

No fórum gringo tem umas fotos do EMG 81 arregaçado dessecado:
http://music-electronics-forum.com/t2145/

Quanto à configuração, se você tiver dois captadores do tipo paf (8k + 8k):
- Para o captador que for instalar no braço, use o circuito que eu postei sem alterações.
- Para o captador que for instalar na ponte, substitua o R3 por um jump, e o R8 por um resistor de 150k.

Esta é uma configuração legal pra hard rock e metal.

Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #228 : 23 de Junho de 2011, as 15:25:46 »

Ola EddieTavares, cara to montando o circuito que você bolo, dai to com algumas duvidas, no esquema mostra o capacitor "C9" mais no PCB não tem, e no PCB o capacitor C6 seria eletrolitico né?
Registrado

Camaquã RS
EddieTavares
Visitante
« Responder #229 : 25 de Junho de 2011, as 19:15:57 »

Na verdade o C9 passou despercebido... nos testes que fiz com fonte ele ajudou a filtrar os ruidos, mas não vi necessidade com bateria, até mesmo o c6 pode ser retirado do circuito sem perdas.

O C6 é polarizado, pode ser eletrolítico.
Registrado
acdust
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 68



« Responder #230 : 25 de Junho de 2011, as 21:52:02 »

Valeu Eddie fiz alguns testes aqui e fico muito bom o som com o teu ativador recomendo abraço
Registrado

Camaquã RS
EddieTavares
Visitante
« Responder #231 : 26 de Junho de 2011, as 23:50:05 »

Complementando.


O circuito pode ser usado com captadores de contrabaixo desde que sejam humbucker ou Precision
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #232 : 22 de Novembro de 2011, as 19:08:48 »

Saudações,

Ressucitando... Eddie eu vi seus posts no FSB e a gente já havia falado sobre isso aqui mas uma coisa me deixou curioso: no FSB eles ligam o captador duplo como se fossem 2 single coils sendo que um vai para o + do opamp e o outro para o - e dessa forma o ruído é cancelado. O que eu queria saber é se num baixo jazz bass ligando um captador no + e o outro no - se funcionaria da mesma forma. Caso sim que valores devem ser alterados no circuito?

Abraço
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, as 19:23:51 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #233 : 23 de Novembro de 2011, as 13:01:17 »

Vai funcionar, entretanto, não vai eliminar os ruídos tanto quanto faria usando humbukers.

A princípio o circuito foi desenvolvido pra não alterar as características do captador humbucker adicionando volume, um pouco de compressão eliminando ruidos e o efeito do cabo, testei com singles comuns mas não gostei muito do resultado (minha opinião) mas ficou muito bom com um Virtual Vintage com o central tap (branco + preto) aterrado e os demais terminais ligados aos ins respectivos.

Minha sugestão é usar o circuito do Music Mam Sting Ray, vai ativar e equalizar o sinal:
http://i197.photobucket.com/albums/aa211/bajaman002/BajaMusicmanStingrayBasspreamp.png

Mas, se você for um cara muito audacioso, posso te sugerir é usar uma phanton coil (ou dummy coil), o princípio seria pegar um captador parecido com o seu, retirar os imãs, pinos de metal(ou mante-los), etc... mantendo a bobina, ligar um ao outro como humbuker de forma similar aos HS3 e VV da Dimarzio pra guitarra, e usar o circuito ativador pra ativar, faz tempo que quero fazer este teste, provavelmente vai deixar o som mais encorpado com toda a vantagem do sinal ativo.

Abraço.

Ps.: O circuito não altera as caracteristicas do captador quando usados os valores indicados, alterações de ganho e timbre ja foram discutidas anteriormente.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2011, as 15:08:53 por EddieTavares » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #234 : 23 de Novembro de 2011, as 18:02:47 »

Saudações,

Então, eu montei o stingray num jazz bass de um amigo, os captadores foram ligados em paralelo. O timbre ficou muito bom mas o circuito também amplificou o “hum“. Minha idéia seria por um circuito diferencial para cancelar o ruído e em seguida por o stingray mas isso somente se o “hum“ fosse cancelado. Você ou alguém aqui do fórum já teve esse problema? Lembrando que como o jazz bass tem aquela parte de metal não forrei a cavidade com papel alumínio. Sei que isso melhoraria mas faria tanta diferença assim? O que acham da ideia acima? O circuito do Eddie somado ao stingray não distorceria uma vez que o ganho é multiplicativo?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #235 : 24 de Novembro de 2011, as 10:06:35 »

victor nery

O preamp diferencial precisa de uma segunda bobina pra ter calcelamento de ruidos, ou seja: captador humbuker, staked humbuker ou usando um dummy coil.

O ganho do circuito pode ser reduzido reduzindo R7 e R8 e/ou aumentando R3 e R4, desta forma você pode controlar as distorções se houverem...
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #236 : 24 de Novembro de 2011, as 13:05:58 »

Saudações,

Se eu ligar os captadores do jazz nass em sétie eu consigo cancelar o hum? Mas no caso não seria um phantom coil pois o segundo captador ainda estaria interagindo no circuito. Ou estava pensando aqui em inverter a fase de um deles pois numa strato conseguimos cancelamento com captadores em paralelo. Não tenho experiência com single coils. O que acham?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #237 : 24 de Novembro de 2011, as 14:21:41 »

Um umbuker nada mais é do que 2 captadores ligados em série, entretanto, um deles alem da polaridade invertida tem que ter a polaridade magnética invertida, vai haver cancelamento de ruído tanto em série quanto em paralelo.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #238 : 24 de Novembro de 2011, as 14:44:06 »

Saudações,

Vi num site que não me lembro agora que a polaridade num single (vertical) difere do duplo (horizontal). Estou desesperado pois o hum que já existia aumentou e ficou muito chato. Numa atitude desesperada se eu por um dos ímãs de cabeça pra baixo vai funcionar? Lembrando que liguei eles em paralelo e o hum continua. Talvez um resistor antes da entraea do circuito possa diminuir um pouco o ganho do stingray sem comprometer muito o timbre e aliviando o hum. O que você sugere que eu faça primeiro?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #239 : 24 de Novembro de 2011, as 14:52:06 »

Inverta os imãs e a polaridade dos terminais, deve funcionar... Talvez seja uma boa idéia blindar as cavidades internas do baixo se isso ainda não foi feito, cortar agudos no equalizador também não dói.

-----

Tome cuidado, captadores mais antigos não podem ter os imãs retirados sem detonar totalmente o captador.

-----
Acredito que um teste simples seria inverter a posição do captador deixando-o de cabeça pra baixo em relação ao outro, se ouver redução de ruidos a alteração deve funcionar.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, as 14:58:39 por EddieTavares » Registrado
Páginas:  1 ... 14 15 [16] 17 18 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal