Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Setembro de 2024, as 23:16:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circuito Ativo  (Lida 166135 vezes)
Audrec
Visitante
« Responder #90 : 05 de Janeiro de 2011, as 12:57:11 »

Valeu mrmagoo, vou testar na protoboard assim que conseguir os componentes.
Registrado
gil_holanda
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 229

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 4



« Responder #91 : 05 de Janeiro de 2011, as 20:14:36 »

Ele me recomendou montar em forma de pedal primeiro e testar antes de colocar na guitarra.

Já experimentou um Super Hard-On?

Adiel,esse é isso tudo mesmo??  Huh?
http://www.youtube.com/watch?v=IYzo_I67tuY
com esse layout? http://www.handmades.com.br/components/com_joomlaboard/uploaded/files/Zvex_Super_Hard_On_Rev.pdf
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #92 : 05 de Janeiro de 2011, as 21:37:32 »

Gil, o teste que fizeram foi com o pedal ligado a um amp valvulado.  Nesse caso, fica assim mesmo.
Registrado

rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #93 : 06 de Janeiro de 2011, as 02:45:03 »

Montei esse pedal, adoro ele. Só que montei outro layout, esse ai está mais legal.
Vale muito a pena, já testei num valvulado.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #94 : 06 de Janeiro de 2011, as 10:28:48 »

Há alguns anos, comecei a pesquisar formas de ativar o som da guitarra, o que eu sabia é que captadores ativos eram na verdade passivos com um pré, e sempre que tenho um tempinho eu faço minhas pesquisas, bom... fiz uma resenha dos meus testes, segue abaixo:

Bossters and buffers:
Comecei por estes abaixo, que acredito serem os mais comuns no que se refere a circuitos ativos diy:

http://www.montagar.com/~patj/preamps.gif

- O primeiro é um preamp fet  de +- 3db,  acho ardido demais, achei legal usar ele como booster limpo mesmo, acionando ele quando se quer mais volume e presença, eu acionava com uma chavinha, tem que cortar um pouco dos agudos numa certa freqüência, desisti de mexer no circuito pois uso um booster na pedaleira que é mais eficiente para o que eu toco...

- o Segundo é similar ao anterior só que com CI, idêntico em todos os resultados.

- o Terceiro foi o que mais me agradou, não é booster é apenas um buffer, mas é suficiente pra deixar o som mais claro e definido sem a interferência das limitações físicas do cabo, também é o mais silencioso e consome menos bateria, que é o item mais caro do circuito, uso este há alguns anos com aquelas baterias pequenas de 12v já citadas, instalei na cavidade da canoa da minha strato, a bateria deve durar uns 8 meses, comigo sempre dura uns 4 porque eu sempre esqueço a guitarra espetada...

Aqui tem mais alguns interessantes:

http://www.beavisaudio.com/techpages/Buffers/


Mensagem Mesclada
Continuando...

Circuito de captadores ativos:

Além destes acima já testei o mesmo circuito dos EMG, baseado no circuito que o Adiel postou anteriormente:

http://www.picvalley.net/u/464/115788_577.JPG

Infelizmente não encontrei o LM5420 que o circuito EXIGE!!!  Pois é... este CI corta os agudos em uma determinada freqüência tornando desnecessário o uso de capacitores de corte e tem o pino 8 que eu não entendi ainda pra que serve.

Fiz com um tl071 mesmo, não ficou ruim, mas achei um pouco ardido, ruidoso e magro.
Tempos depois encontrei o circuito usado em algumas guitarras Carvin, que usa CIs mais comuns:

http://www.carvinservice.com/crg/schematics/a500-g1guit.pdf
http://www.carvinservice.com/crg/schematic_finder.php

A parte do circuito imediatamente após o captador é bem parecida com o EMG, o que fiz foi colocar os componentes na protoboard e fixar (a protoboard) na guitarra com fita dupla face até conseguir os melhores valores, mesclando  os circuitor EMG e Carvin.

Conforme o circuito do EMG aquele par de fios que faz o captador trabalhar em série, no caso do paf pro preto e branco, devem ser aterrados, testei sem aterrar conforme o circuito Carvin e não percebi diferença alguma.

Bom... deu pra tirar muitos sons interessantes de um mesmo captador,  um paf pro!!!
Alterando os valores dos resistores de ganhos,  quando o ganho das duas fazes estão iguais, o som fica mais “humbucker”,  quando o ganho de uma das fazes fica maior que a outra, o som fica mais “single”, acrescentando agudos e médios, mas sempre mais encorpado que um single comum. 

Ainda não cheguei num resultado final, pois quase todos os valores que fui modulando ficaram legais,  com o mesmo captador consegui timbres pra vários estilos, de blues a trash metal, variando apenas os resistores r3, r4, r5 e r6 do circuito.

O que me faz pensar que a EMG usa o mesmo captador para todos os modelos, modulando apenas os resistores que controlam os ganhos do circuito e até omitindo alguns deles como é na entrada não inversora EMG81 que não tem resistor de input.


Mensagem Mesclada
Havia me esquecido, abaixo esta o esquema basico e a placa de circuito(6 x 2cm)
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, as 12:07:43 por EddieTavares » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #95 : 07 de Janeiro de 2011, as 07:32:31 »

Bom trabalho Eddie  Bravo Bravo

Obrigado por compartilhar suas experiências!

Se for possível separar por estilo as configurações dos circuitos, qual melhor se adaptou para o metal, blues etc... acho que seria legal.

Abraço

PS: Gostei da proto na guitarra com dupla face  Cheesy Cheesy
Registrado

Americana-SP
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #96 : 07 de Janeiro de 2011, as 08:01:53 »

O terra do "IN" tem um lugar separado (específico) dá malha ground? É isso mesmo?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
EddieTavares
Visitante
« Responder #97 : 07 de Janeiro de 2011, as 09:15:36 »

O terra do "IN" tem um lugar separado (específico) dá malha ground? É isso mesmo?

Os fios verde e vermelho devem ser soldado nos “ins” respectivamente, aquela ilha bem entre os "ins" eu fiz com a intenção de soldar ali os fios da junção central do humbucker (preto + branco no caso dos Dimarzio), nos meus testes... com ou sem, não houve diferença audível.

Você pode soldar ali também a blindagem do captador (aquele fio desencapado no caso dos dimarzio).

Bom trabalho Eddie  Bravo Bravo

Obrigado por compartilhar suas experiências!

Se for possível separar por estilo as configurações dos circuitos, qual melhor se adaptou para o metal, blues etc... acho que seria legal.

Abraço

PS: Gostei da proto na guitarra com dupla face  Cheesy Cheesy

Pra te dizer bem a verdade, eu usei quatro potenciômetros de 250k no lugar dos resistores! Agora imagine... Toda vez que eu me empolgava o potenciômetro caía!!!

Não tomei nota dos valores, pois é o único paf pro que eu tenho... Recomendo fazer o mesmo com os captadores que você tem.

Os valores dos capacitores de 33p podem ser alterados, também podem ser alterados os CIs usados, usei TL061 e TL071. O 61 é um pouco mais ruidoso, entretanto, consome muito menos que o 71.

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #98 : 07 de Janeiro de 2011, as 11:33:45 »

Seu layout ficou muito bom, Eddie!  Pequeno e prático!   Bravo Bravo Bravo
Registrado

xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #99 : 07 de Janeiro de 2011, as 12:14:09 »

Olá Eddie!
Inicialmente parabéns pelos projetos e pesquisa no assunto  Bravo Palmas

Me diga uma coisa....tenho uma LesPaul com captadores de Alnico5, com saída moderada. Quando comparados aos Gibson USA, de uma lespaul studio... não perdem em nada, inclusive é notório a superioridade de médios em ambos os captadores (ponte e braço).

Qual projeto seria sua sugestão, para estes captadores?

Forte abrax! Guitarrista
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #100 : 07 de Janeiro de 2011, as 13:12:02 »

xandaum

- Faça uma plaquinha pra cada captador.

- Instale embaixo de cada captador ou onde vc achar mais conveniente.

- As cavidades devem ser blindadas ou então enrole a plaquinha em espuma e cubra com papel alumínio (isso também evita microfonias... lembre-se a placa é um pedaço de metal solto dentro da guitarra).

- No circuito do captador da ponte, reduza o valor de r3 para valores mais baixos, 1 a 4k7, ou até mesmo use um jump no lugar do resistor, isso fará o captador um pouco mais brilhante, o resto do circuito não precisa ser alterado.

- Não é necessario alterar os demais componentes e fiação da guitarra, é só ligar cada saida em seu respectivo pino da chave seletora.

Sugestão, não corte os cabos dos captadores, você pode se arrepender!!! Enrole e prenda com braçadeiras de nilon.


Seu layout ficou muito bom, Eddie!  Pequeno e prático!   Bravo Bravo Bravo

É muito bom ler isso, não me considero layoutista (essa palavra ecziste?).
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #101 : 07 de Janeiro de 2011, as 19:45:25 »

Parabéns Eddie, pela dedicação e por disponibilizar os resultados para a galera.  Palmas
Pena que não posso nem pensar em colocar circuito ativo na minha guitarra  Cry
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #102 : 07 de Janeiro de 2011, as 19:59:02 »

Pena que não posso nem pensar em colocar circuito ativo na minha guitarra  Cry

Você pode deixar o circuito com um ganho bem baixo, ou então, põe somente um buffer, vai dar um "UP" bem legal no som da tua guita.

Sugiro esse:
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #103 : 07 de Janeiro de 2011, as 20:19:35 »

Pois é, acho que só o buffer dá. Mas que diferença dará no som osó o buffer ?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #104 : 07 de Janeiro de 2011, as 20:44:22 »

Pois é, acho que só o buffer dá. Mas que diferença dará no som osó o buffer ?

O som fica mais definido, você vai poder usar cabos enormes sem perder nada no sinal. Fica muito bom com Wah, é notável a diferença!!!
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal