a
e
w
(moderador, peço que me suspenda do fórum) moçada, boa tarde. Como é meu primeiro post, então se eu tiver feito cagada (postar na área errada por exemplo), me desculpem. Eu não sei se esse fórum é só para pedais, guitarras e afins, mas vou arriscar postando sobre bateria eletrônica aqui também!
Bom, fiz um curso de programação C em PIC esses dias e estou querendo muito botar em prática tanto a parte eletrônica como a programação. Com isso eu fiz um pedalzinho daqui, o de overdrive para um guitarrista amigo meu (ainda não testamos por falta de tempo dele).
Pesquisando na internet, por acaso vi q tinha como fazer uma bateria eletrônica, como sou baterista, veio na hora a vontade de fazer uma. Fui fuçando até achar o link:
http://www.edrum.info/schematics.htmlMuito bom, mas eu queria fazer algo simples. Conversando com os amigos aqui da empresa da parte de eletrônica, eles me indicaram fazer ligando direto no computador, e nele tratar os sons e coisas do tipo. A Idéia é fazer os pads com piezoelétrico ligando na placa por um pino P10 (percebe-se que a placa então teria entradas pelas quantidade de pads). Nesse sistema pegaria o retorno do piezo e colocaria numa escala de 0 a 5v para enviar ao PIC. Depois o PIC enviaria através do USB para o PC.
Até ai usei 2 esquemas da internet, um do Edrum, e outro para fazer a parte do USB. Não foi tão dificil (Se eu não errei nada).
Depois do sinal já no PC, viria a parte fácil, que é criar um programa em java para associar o Pad ao som, e tratar o volume na escala para ocorrer a sensibilidade.
NA PRÁTICA:Fui para o Proteus e saiu uma placona gigante, pois fiz com 10 entradas de piezo. Então os caras daqui mais uma vez me deu a dica de fazer várias placas separadas. Com isso, as placas que ligam o piezo ao PIC ficou assim:
Peguei essa parte do edrum. o J0 seria o pino P10 para ligar no Piezo...e o J1 seria as entradas da placa do PIC.
Fiz também o esquema da placa usando o Auto Router e Auto Placer
(Não sei até que ponto é confiável essa ferramenta do Proteus)e
Depois disso, fiz a placa que liga o PIC nessas plaquinhas e também a saída USB:
Usei o seguinte esquema para fazer:
http://www.waitingforfriday.com/index.php/Building_a_PIC18F_USB_deviceEu tentei fazer utilizando o VCC da USB, pois ali vou precisar de 5V e no sistema do edrum preciso de 8, com isso, para as plaquinhas do piezo, eu mandaria um VCC de 8V...eu acho q até tem um erro nessa parte no meu esquema, pois ele juntou todas...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ..assim que eu corrigir posto aqui!!
Fiz as placas também:
Não usei o auto Placer, eu queria os Componentes J perto da extremidade...então usei somente o auto router
e
Eu queria a dica dos senhores! Sei que tem vários experts em eletrônica aqui e estou começando agora, queria só algumas respostas:
Eu posso confiar no auto router e auto placer?
Meus circuitos e componentes estão certo?O resto eu acho q consigo me virar, já fiz uns 4 circuitos, inclusive com PIC. Sei programar e sou programar Java (na vida real, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). A medida q eu for avançando o projeto eu vou perguntando, se ocorrer dúvidas.
E também se tudo der certo posto tudo aqui, incluindo firmware e o aplicativo Java.
Obrigado!