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Autor Tópico: Guitarra cortando o som quando volume está baixo.  (Lida 20449 vezes)
Adiel
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Resistance is futile, if <1R


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« Responder #30 : 25 de Dezembro de 2010, as 08:50:20 »

Pessoal, da pra responder minha pergunta primeiro?  Roll Eyes

Tem um esquema da ligação que eu fiz na guitarra ai pra cima!
Outra coisa que eu notei foi que o som ta mais estridente, por causa do capacitor?

eduguitarhacker, o tone do meio só vai atuar como volume.  O som pode estar mais agudo devido a alguma inversão de fase dos captadores.  O mais interessante, ao invés do esquema acima (que já ajuda bastante), seria postar fotos e os modelos dos seus captadores, para uma avaliação mais precisa.

Chris mandou muito bem nas colocações que fez, pode segui-las à risca.  A verdade sobre captadores e conexões está lá.  Hoje em dia, existem até potenciômetros da Fender que "abrem" (resistência infinita) no final do curso, para uso com tonalidade, para que todos os agudos passem.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2010, as 08:56:43 por Adiel » Registrado

eduguitarhacker
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« Responder #31 : 25 de Dezembro de 2010, as 18:49:47 »

Os singles até hoje eu nao consegui descobrir quais são. O HD é um HH777, da Sound/Malagoli. Todos os potenciometros agora são de 500k e o capacitor é um 047 poliester.
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Audrec
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« Responder #32 : 27 de Dezembro de 2010, as 22:13:43 »

Os singles até hoje eu nao consegui descobrir quais são. O HD é um HH777, da Sound/Malagoli. Todos os potenciometros agora são de 500k e o capacitor é um 047 poliester.


Os singles não ficaram muito agudos ?
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« Responder #33 : 27 de Dezembro de 2010, as 22:17:11 »

De agudo os singles nao tem nada!
Se eu tive um gravador ou um método para gravar.... faria uma gravação e colocava aqui para vocês ouvirem.
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Audrec
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« Responder #34 : 28 de Dezembro de 2010, as 16:52:31 »

Então vo coloca os mes sem medo aqui, falou....
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samuelluthier
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« Responder #35 : 28 de Dezembro de 2010, as 17:18:19 »

Olá Pessoal desculpe a sumida.
estou voltando aqui pra dar o meu parecer sobre o assunto das frequencias.
bem conforme o anaksun falou, sobre o frequencimetro, eu sou totalmente a favor se alguem tiver um e quiser nos fazer a gentileza de fazer um teste, seria ótimo, se der o resultado contrario ao que eu disse serei humilde o bastante pra abaixar a cabeça e dizer que estava errado, e tirarei o chapéu pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas com certeza terei aprendido com o erro.

edu, se vc conseguir postar uma foto da ligação seria muito mais facil podermos ajudar, pois as ligações postadas nos sites de fabricantes de captadores não estão erradas, pode até acontecer de ter alguma errada, eu nunca vi mas pode, então o problema com certeza está na ligação na sua guitarra, apenas uma foto e agente detectando o problema vc tente ver se é isso m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) caso não seja agente vai eliminando entende?

abração.
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Alex Frias
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« Responder #36 : 28 de Dezembro de 2010, as 19:32:03 »

Samuel, gostaria que voce descrevesse esse teste, tenho como fazer isso em uma bancada de um laboratório de um amigo. Mas creio ser um pouco complicado de fazer, pois a geração de sinal teria obrigatoriamente que ser de captadores passivos, como foi mencionado antes. E um frequencímetro diria qual frequencia fundamental é a do sinal, mas se quiser ter idéia da resposta de frequencias global em relação às posições do potenciômetro de volume, nào seria melhor usar algo como um analisador de espectro?

De qualquer forma ficou claro aqui que há, pela interação das bobinas (indutores) do captador com a resistencia do potenciômetro mais a capacitância do cabo que vai da guitarra até o primeiro circuito ativo, perda real de resposta do espectro de frequencias. Porém isso gera duas saídas:

1 - usar isso a seu favor, como uma maneira de criar nuances timbrísticas.  Afinal nós guitarristas somos um pouco excêntricos, até de distorçào harmônica a gente gosta. E pra piorar a coisa usamos amplificadores com falantes de limitada resposta de frequencias. Não é exatamente um mundo hi-fi, viu?

2 - usar um capacitor de "treble bleed", recurso comum em muitas guitarras, como as PRS por exemplo e que todo luthier moderno conhece.
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samuelluthier
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« Responder #37 : 29 de Dezembro de 2010, as 13:53:16 »

Olá Alex pra te ser sincero, eu t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não sei como seria feito o teste, precisaria de alguem que entendesse do assunto frequencimetro pra que pudesse dar uma luz.

com relação a perdas nos cabos isso é o que acho que é o principal fator de perdas no timbre de um instrumento, h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) em dia com a invasão de mercadorias chinesas de má qualidade, alem de perdas nos cabos ganhamos um humm absurdo com certos cabos que tem por ai, enfim na verdade o que podemos concluir é que todos nós temos nossa parcela de verdade, desculpe se fiz algum comentário que atingiu alguém, não foi a intenção.
alex com relação ao equipamentos que usamos realmente não são hi-fi m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o tempo($) não nos permite.

o capacitor de treble bleed é a solução, embora nem sempre a use, mas ja a conheço a algum tempo dos esquemas de ligação que vem nos caps da dimarzio.

abração pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) e um ótimo ano novo pra todos do fórum.
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Alex Frias
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« Responder #38 : 29 de Dezembro de 2010, as 18:22:40 »

Beleza, Samuel, estamos indo todos no mesmo caminho e nào creio que nenhuma afirmativa sua tenha causado nenhuma desavença, muito pelo contrário, aqui vivemos de felizes discussões sobre pontos de vista variados.

Quanto à coisa de nós guitarristas vivermos longe, de certa forma, do mundo hi-fi, é mais uma questão estilística do que propriamente econômica. Nossos amps valvulados preferidos custam alguns milhares de dólares e distorcem, os falantes tem resposta de frequencias nada linear e é o que normalmente preferimos. Já os baixista, nem todos, claro, tem uma proximidade maior com o mundo hi-fi!!!! Cheesy
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