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Autor Tópico: Guitarra cortando o som quando volume está baixo.  (Lida 20480 vezes)
Chris
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Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #15 : 22 de Dezembro de 2010, as 00:50:54 »

Edu
vê se você aterrou o pino 3 dos tones, se você fez isso o tone vai se comportar da forma que você ta relatando ai
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« Responder #16 : 22 de Dezembro de 2010, as 09:26:11 »

Aqueles esquemas da malagoli  Cry  Bufando

Agora vou deixar assim mesmo... t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) vez que eu tiro as cordas a mi teima em quebrar! vo esperar o encordoamento envelhecer para eu mecher de novo....
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samuelluthier
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« Responder #17 : 23 de Dezembro de 2010, as 11:32:06 »

Olá Edu, poderia tirar uma foto e postar pra que eu possa te ajudar?
sua guitarra pelo que li me pareceu ser uma strato correto?
tente postar as fotos que poderei te ajudar

com relação aos potenciometros, assunto discutido no inicio do tópico, na verdade a diferença entre pots de 250 e 500k é pequena, mas o que acontece na realidade é que o volume de uma guitarra na verdade foi feito para funcionar apenas como um liga e desliga, pois quando não se trabalha com o volume todo aberto, se perde frequencias, pois o sinal está passando por um resistor, que é o potenciometro, então o ideal é trabalhar com ele sempre no maximo.
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« Responder #18 : 23 de Dezembro de 2010, as 11:58:23 »

Discordo veementemente!!!

Eu uso o volume da guitarra direto para conseguir nuances e timbres diferentes, trabalhando com distorções, fuzzes, octavers e outros efeitos, tendo grande interação entre guitarra, amp e efeitos. Mesmo alguns efeitos de "swell", cortando o ataque da palhetada abrindo o pot de volume dela mesma. E garanto que não sou eu o único excêntrico que faz isso, pode estar certo!

Se não fosse assim seria uma idiotice ter um pot no lugar de uma chave, uma chave apenas serviria e de modo bem mais eficiente. O que se pode fazer, quando se nota grande perda de altas frequencias é simplesmente colocar o que se chama comumente de "bleeding cap", um capacitor de baixo valor "sangrando" as altas entre ospickups da guitarra e o cursor do pot ligado à saída.
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« Responder #19 : 23 de Dezembro de 2010, as 12:24:32 »

Tambem discordo, mas como gosto pessoal , tecnicamente deve ser verdade esse negocio de on/off, mas na parte artistica da coisa  essa ideia não funciona Head Banger ainda bem!!!!,  se não fosse o a sabedoria em usar o curso do volume não se conseguiria nuances no timbre interessantes
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« Responder #20 : 23 de Dezembro de 2010, as 12:25:34 »

Cara... tirar foto fica dificil mas eu vo desenhar como eu liguei, ok?

Eu me baseei nesse esquema aqui (http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/HSS%201%20vol%202%20tones.jpg) mas como eu achei estranho os tones ligados diretamente nos cap. deixei como estava na minha guitarra, e só mudei a ligação do hb mesmo.
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bossman
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« Responder #21 : 23 de Dezembro de 2010, as 15:18:48 »

Discordo veementemente!!!

Eu uso o volume da guitarra direto para conseguir nuances e timbres diferentes, trabalhando com distorções, fuzzes, octavers e outros efeitos, tendo grande interação entre guitarra, amp e efeitos. Mesmo alguns efeitos de "swell", cortando o ataque da palhetada abrindo o pot de volume dela mesma. E garanto que não sou eu o único excêntrico que faz isso, pode estar certo!

Se não fosse assim seria uma idiotice ter um pot no lugar de uma chave, uma chave apenas serviria e de modo bem mais eficiente. O que se pode fazer, quando se nota grande perda de altas frequencias é simplesmente colocar o que se chama comumente de "bleeding cap", um capacitor de baixo valor "sangrando" as altas entre ospickups da guitarra e o cursor do pot ligado à saída.

Concordo veementemente!!!
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« Responder #22 : 23 de Dezembro de 2010, as 15:51:03 »

Mode FHC on:"Veementemente Falando"...rsrsrsr Mode FHC off.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, as 15:53:06 por Espanhol » Registrado

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Chris
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« Responder #23 : 23 de Dezembro de 2010, as 15:55:04 »


com relação aos potenciometros, assunto discutido no inicio do tópico, na verdade a diferença entre pots de 250 e 500k é pequena, mas o que acontece na realidade é que o volume de uma guitarra na verdade foi feito para funcionar apenas como um liga e desliga, pois quando não se trabalha com o volume todo aberto, se perde frequencias, pois o sinal está passando por um resistor, que é o potenciometro, então o ideal é trabalhar com ele sempre no maximo.

cara na boa não tem nada a ver isso que você ta falando

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samuelluthier
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« Responder #24 : 23 de Dezembro de 2010, as 16:08:41 »

Olá Pessoal, eu não disse que ha perdas timbristicas usando o pot de volume apenas disse que há perdas de frequencias, v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem todo o direito de discordar, mas é o que eu percebo e não fui eu quem inventou isso, ja vi varios luthiers falando desse fato.
Que se consegue varios tipos de timbres usando o pot de volume, pode até ser verdade, mas que há perdas de frequencias há.

Edu, na verdade, esse esquema da malagoli está correto pedi uma foto pra que eu possa visualizar o que está errado, se é que tem alguma coisa errada, entende? basta tirar uma foto da parte dos potenciometros que ja dá pra ver.
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« Responder #25 : 23 de Dezembro de 2010, as 16:31:18 »

Frequencimetro please...frequencimetro
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« Responder #26 : 23 de Dezembro de 2010, as 17:05:40 »

Samuel
eu acho que perde frequencia somente quando se abaixa o volume da uma "leve abafadinha" o que para uns
é o desejado e para outros não, mas é só por um capacitor "treble bleed" que resolve.
e também acho que se perde mais frequencias num cabo longo ou de qualidade inferior no que no pot de volume
e se perde frequencia modifica o timbre!
e diferença de 250k para 500k pode ser bem notada dependendo da saida dos captadores
singles e humbuckers de baixo ganho se benificiam de potenciometros de 250k que se forem trocados por 500k
ficariam bem agudos
humbuckers de media/alta saida com pot de 250k ficariam opacos bem abafados
eu acho que o controle de tonalidade mesmo que todo aberto o som não fica full
da uma leve abafadinha o que é facilmente notado em guitarras strato que muitos se queixam que o captador da ponte soa muito agudo, soa agudo porque não tem controle de tonalidade que dá essa "abafadinha"
e tambem tem o exemplo algumas teles que tem o som absurdamente agudo o porque alem da contrução
é o potenciometro de volume que tem valor de 1M com captadores de baixa saida e as vezes combinado com treble bleed.
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Adiel
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« Responder #27 : 23 de Dezembro de 2010, as 18:25:18 »

É verdade, Chris.  Uma grande vilã do timbre das guitarras, atualmente, é a conexão de vários pedais com true bypass, sem um buffer.
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« Responder #28 : 23 de Dezembro de 2010, as 22:01:48 »

Infelizmente o Adiel está correto, como sempre. Mas o maior problema é a soma cabo guitarra, cabinhos e ligações internas de pedais truebypass (ou p piorar, split bypass)  e cabo para o amp. Pode dar um bocado de metros nessa brincadeira. Mas um buffer ou booster no final, no meio ou no começo da cadeia já alivia a coisa toda.

Eu, apesar de estar em disacordo com a primeira declaração de nosso colega luthier, nào tiro certa razão no que ele expôs. Também acho que ouvir o que outros luthiers mais experientes falam é sábio, porém nada substitui a própria experiência e o conhecimento adquirido, assim é bom poder filtrar o que se ouve por aí. Nosso colega Chris mandou bem, acho que é por aí.

Sem querer ser abestalhado, no final acho que todos tem seus pontos de vista bem colocados. Vamos aprendendo, né?
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« Responder #29 : 24 de Dezembro de 2010, as 15:36:34 »

Pessoal, da pra responder minha pergunta primeiro?  Roll Eyes

Tem um esquema da ligação que eu fiz na guitarra ai pra cima!
Outra coisa que eu notei foi que o som ta mais estridente, por causa do capacitor?
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