Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
01 de Novembro de 2024, as 00:46:41
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores transistorizados
>
LM3886 Bridge
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
1
...
4
5
[
6
]
7
8
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: LM3886 Bridge (Lida 65802 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
Re: LM3886 Bridge
«
Responder #75 :
07 de Maio de 2012, as 13:14:28 »
Citação de: hgamal em 07 de Maio de 2012, as 10:05:08
Esta é uma bela sugestão! Ele devia cobrar por ela!
Clica no Obrigado que já tá certo!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #76 :
07 de Maio de 2012, as 15:31:40 »
Citação de: Eduardo em 07 de Maio de 2012, as 13:14:28
Citação de: hgamal em 07 de Maio de 2012, as 10:05:08
Esta é uma bela sugestão! Ele devia cobrar por ela!
Clica no Obrigado que já tá certo!
O obrigado não ia refletir a realidade da sugestão. Ela elimina por completo a questão de ligações erradas. Uma vez que a ligação correta de um cabo XLR não deveria ser nenhum dos "vivos" ligados ao terra.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Epron
Visitante
«
Responder #77 :
02 de Julho de 2012, as 01:01:14 »
Esse circuito ta em ponte ou em paralelo ? Pretendo copiar o layout pro proteus pra fazer algumas modificações...
To reaproveitando um radio velho, que tem 2 Lm 3886 (stereo), pra fazer um amplificador de guitarra...
Porem, vou ter que fazer outra placa, porque como é radio, é tudo interligado, não tem como aproveitar a placa... =/
O transformador e a fonte me fornecem 30V simétricos, vou aproveitar esses... e a julgar pelo peso (2Kg), acho que fornece uns 5A...
Daria pra montar um circuito em parelelo pra fornecer cerca de 100W ?
Alguem montou ? Deu certo ?
Abçs!
Visitante
«
Responder #78 :
05 de Julho de 2012, as 17:07:16 »
Gente! Será que eu posso usar resistor de 0,22r na saida ? Não teria problema ?
E eu tambem não achei resistores de 20K, só 22k, teria muita diferença do circuito ?
Abçs!
Iniciante
Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15
perdido como lagrimas na chuva
«
Responder #79 :
24 de Julho de 2012, as 10:10:05 »
pessoal para esse projeto pode ser usado um transformador 24+24 5a???
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #80 :
24 de Julho de 2012, as 17:30:06 »
Procure no Google por "LM3886 excel" ou "LM3886 spreadsheet" ou "LM3886 worksheet".
Trata-se de uma planilha do Excel que te permite simular valores de componentes versus resultados dos amps feitos com este CI (e também outros da mesma família).
Mas já adianto que 5A não segura a onda do 3886 em bridge nos picos de potência, principalmente em baixa frequência.
Pior: 24+24V (-33V/+33V retificados) é uma tensão alta demais nesta configuração, a menos que você opere com carga de impedância alta (16 ohms, talvez 32 ohms), o que no final vai acabar dando um desempenho pior do que o que teria operando o CI "sem bridge" a 4 ou 8 ohms (na verdade, com -33/+33 volts já não dá para trabalhar com 4 ohms, a proteção interna do CI aciona e corta o som, o limite seguro, que eu me lembre, é trabalhar com -25/+25V em 4ohms).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Tiago Vulgar
Freqüente
Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22
O sonho do careta é a realidade do maluco
«
Responder #81 :
27 de Julho de 2012, as 17:47:01 »
Pessoal, encontrei esse esquema com o LM3886 e que pelo me parece está em
bridge
, o transformador usado no layout que está em paralelo presente neste tópico também é válido para a configuração em bridge
! segue abaixo o link:
http://www.seekic.com/uploadfile/ic-circuit/20113232371789.gif
Handmaker
Obrigado
«
Responder #82 :
29 de Julho de 2012, as 21:50:02 »
Achei a planilha que eu falei. O link para baixar é este:
http://www.national.com/assets/en/tools/Overture_Design_Guide15.xls
Como eu havia dito, com +/- 33V (ou seja, partindo de um transformador 24+24), o bridge só vai aceitar carga de 16ohms ou mais, e vai exigir um dissipador parrudo (a planilha mostra a resistência térmica máxima exigida para o dissipador, aí é só baixar catálogo de fabricante de dissipadores e procurar o modelo adequado). Potência com esta tensão sob carga de 16ohms é de aprox. 107W (contrariando minhas expectativas de que ficaria pior do que "sem bridge", caso em que a potência ficaria em torno de 54W).
O legal da planilha é que se a gente insere algum parâmetro meio absurdo ela avisa a provável consequência.
Espero ter ajudado!
Finck
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
PresuntoW
Visitante
«
Responder #83 :
23 de Agosto de 2012, as 21:19:15 »
Seguindo este xls, se usar um transformador de 18+18 com ct pois retificado dará aproximadamente ~25dc, com uma carga de 8ohms poderá mesmo gerar ~110watt's ?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #84 :
23 de Agosto de 2012, as 23:30:59 »
110W com os CI´s em paralelo, e usando carga de 2 ohms (nunca entendí muito bem como funciona em paralelo, mas acho que cada CI "enxerga" 4 ohms, me corrijam se estiver errado...).
Em bridge e com carga de 8 ohms seriam 115W.
Só que você precisa usar um super dissipador (ou 2 separados), senão a proteção térmica do CI começa a encher o saco.
E, de novo, cuidado com a corrente do transformador. A planilha indica 5,38A de pico PARA CADA CI. Serão 2 CI's, e descontando o eventual "fator Pinóquio" dos fabricantes de transformadores (salvo poucas exceções), seria bom pensar nuns 20% a mais, o que vai dar 13A (232VA). Num amp que eu montei, para subwoofer residencial, sem bridge e com carga de 4 ohms, um transformador de 18+18VCA x 5A (90VA) tem segurado legal, mas é um transformador de excelente procedência.
Na filtragem da fonte, pense nuns 30.000 uF (!!!) para cada rail, não por causa do ripple, mas para ajudar a segurar a tensão nos picos de potência (no meu, usei 10.000 uF em cada rail).
Como eu costumo dizer, o 3886 é fominha! Mas cumpre o que promete.
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #85 :
23 de Agosto de 2012, as 23:39:22 »
fator Pinóquio foi demais!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
«
Responder #86 :
25 de Agosto de 2012, as 15:03:22 »
Citação de: Finck em 23 de Agosto de 2012, as 23:30:59
e descontando o eventual "fator Pinóquio" dos fabricantes de transformadores (salvo poucas exceções)
Eu pego esses transformadores comerciais olho pra bitola do fio usado, olho pra recomendação de bitola x A dos livros de transformadores, chega dar calafrios.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #87 :
25 de Agosto de 2012, as 16:23:34 »
Citação de: fallout em 25 de Agosto de 2012, as 15:03:22
Eu pego esses transformadores comerciais olho pra bitola do fio usado, olho pra recomendação de bitola x A dos livros de transformadores, chega dar calafrios.
Dá calafrio mesmo. Os únicos que eu confio de olho fechado são os do Guilherme. Qualquer outro eu testo com cuidado antes de usar. Não sei se fazem serviço deste tipo por desconhecimento, descaso ou má fé pura e simples.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
«
Responder #88 :
25 de Agosto de 2012, as 18:25:09 »
Não sei se fazem serviço deste tipo por desconhecimento, descaso ou má fé pura e simples.
Desconhecimento acho muito improvavel, comprei 2 transformadores de uma marca "grande" nacional que não vou cair no merito de citar o nome
que enrolou os transformadores com fio 22~24 para 5A, segundo essa tabela teria de ser no minimo o fio 18, a menos que tenha algum segredo ou
técnica nesses ai. Mas comprei consciente disso! Pois minha grana ta curta e meu cartão ta no vermelho
.
http://www.813am.qsl.br/artigos/teoria/Tabela_AWG.pdf
Handmaker
Obrigado
«
Responder #89 :
26 de Agosto de 2012, as 12:26:55 »
Só olhando a bitola dos fios não dá para ter certeza da porcaria...
A verdade é que nas tabelas de capacidade de corrente de TODOS os fabricantes de fios esmaltados e cabos elétricos de qualquer espécie (desde os mais comuns, para instalações prediais, até os "cabões" para tensões altas como 35kV), já tem fatores de
C
egurança embutidos (o termo que se usa não é "segurança", mas se eu escrevesse a palavra correta iriam me repreender por desrespeito às regras do forum...). Por sua vez, o fabricante do equipamento (transformadores, por exemplo) converte esse "fator de
C
egurança" em Fator Pinóquio...
Basicamente, a coisa funciona assim: um fio ou cabo (de novo, qualquer tipo) é projetado para durar 20, 30 anos SE for usado dentro dos limites publicados pelo fabricante. Se ultrapassarmos um pouco o limite de capacidade de corrente (o termo é "ampacidade"), o produto aguenta, mas vai durar um pouco menos, simplesmente por que vai aquecer um pouco mais, o que leva a isolação (ou esmalte) a se degradar mais rápido (só não pode exagerar, se não o produto abre o bico logo de cara). Para vocês terem idéia, os fios esmaltados Classe H, comuns de se achar no mercado hoje, podem operar a até 180ºC sem sofrer danos. Claro que, para nós, é inadmissível pensar num transformador cujo enrolamento chegue a essa temperatura.
Descontados os casos de sacanagem deliberada e falta de discernimento, é comum o fabricante de transformadores em escala industrial pensar "oras, se o produto durar 15 anos ao invés de 20, ninguém vai notar, e além disso o cliente também vai colocar o "fator de
C
egurança" dele, e tudo deve dar certo".
Juntemos a isso a economia de aço no núcleo, e obtemos as consequências conhecidas: transformadores que esquentam um pouco acima do normal e não seguram a tensão quando se exige o limite de corrente (na prática, esse efeito está mais relacionado ao núcleo do que ao enrolamento).
O triste é saber que um produtor comercial de porte razoável que não lança mão desses "truques" não sobrevive no mercado (e não é só no Brasil que isso acontece). Por isso que os transformadores artesanais sérios são melhores, mas também custam mais caro...
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
1
...
4
5
[
6
]
7
8
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...