Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 03:44:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulagem do tensor  (Lida 32203 vezes)
markb
Visitante
« : 06 de Dezembro de 2010, as 10:52:59 »

e ai pessoal.
depois de procurar no tal do Procure, e até achar algumas respostas (mas nenhuma clara o sulficiente), venho humildemente até
vós grande mestres do DiY perguntar:

como se regular o tensor do braço de uma guitarra?

no meu caso o braço encontra-se em forma de "u" (concavo?) fazendo com que as cordas a partir da 6 casa se tornem muito desconfortaveis.

alguem poderia me dar uma luZ?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #1 : 06 de Dezembro de 2010, as 11:05:02 »

neste caso você vai ter que apertar o tensor
sempre 1/4 de volta por vez
se tiver muito concavo solte um pouquinho as cordas antes de apertar o tensor
apos acionar o tensor afine a guitarra e toque um pouco e ve se melhorou se não melhorou repita a operação
nunca aperte muito de uma vez só

http://www.youtube.com/watch?v=z-8xn3BOew4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dKa-IL0sveQ&feature=fvw

mas só faça se você tiver certeza do que ta fazendo
Abraço!
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, as 11:07:50 por Chris » Registrado

Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #2 : 06 de Dezembro de 2010, as 11:39:41 »

Verifique também se o braço não está torcido, isto é, se os trastes estão todos alinhados paralelamente quando se olha o braço a partir da ponte.  Uma concavidade, geralmente, pode ser resolvida com o ajuste do tensor, mas se o braço estiver torcido (como já vi acontecer em baixos da Groovin e guitarras baratas da Strinberg), só outro braço, um caro trabalho de luthieria, ou outro instrumento.
Diego lima
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0

« Responder #3 : 30 de Dezembro de 2010, as 19:18:00 »

Fiz este procedimento apenas uma  vez, mas tive que dar mais que 1/4 de volta, então soltei  as cordas apertei 1/4 de volta e deixei para o dia seguinte mais 1/4 de volta e a montagen total com uma atenção nos trastes, dizem que quando apertamos o 12º traste a distância da corda entre o 5º ou 6º traste deve ser aproximadamente de 0,5mm. tome cuidado com a regulagem e afinação das suas 8ªs !!!
Visitante
« Responder #4 : 30 de Dezembro de 2010, as 20:27:26 »

Aperte o 1º traste e o 12º ao mesmo tempo,olhe entre os trastes de 7 à 10 e meça a altura do topo do traste, até a parte inferior da corda. Essa medida ficaria entre 0,4mm ~ 0,7mm

Para saber se o tensor está regulado você pode usar uma escala ou régua graduada, mas este modo pode ter interferências com os trastes   
Visitante
« Responder #5 : 30 de Dezembro de 2010, as 23:24:52 »

O melhor mesmo cara, é você levar a um luthier, mesmo que queremos economizar R$ 30,00, podemos acabar com o braço da guitarra não sabendo o que estamos fazendo, ao invés de melhorar, você pode acabar piorando a situação entortando, e acabar torcendo o braço da guitarra
Visitante
« Responder #6 : 30 de Dezembro de 2010, as 23:58:22 »

Ele também pode ajustar outras coisas que estiverem ruins.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #7 : 31 de Dezembro de 2010, as 00:10:52 »

As distâncias das cordas podem variar de acordo com o gosto do cliente, do tipo de corda colocada, do que se vai tocar, o quanto de sustain se quer e da mão do cara nas cordas.

Eclético mas com parcimônia!!!
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #8 : 31 de Dezembro de 2010, as 04:15:35 »

Uma dica/regra para qualquer um que queira tentar regular:

Espere passar de 1 a 2 horas entre cada 1/4 de volta do tensor
(caso haja a necessidade de mais de uma volta).

Pois a madeira não se acomoda instantaneamente.

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2010, as 10:42:32 »

Eu já vi muita gente virar mais de uma volta na regulagem, em poucos segundos.
Nunca ouvi falar disso mas me parece bem sensato.
Acho que seria ideal, regular e esperar algum tempo para ser se não é necessário um outro ajuste posterior.
Interessante mas pensando em uma madeira que seja antiga e adequada para o que foi feita, ela deveria estar seca e o tirante fazer o seu trabalho e não a madeira.
Mesmo assim acho que pode ser uma boa dica.
Alguém tem algum comentário a fazer a respeito?
Eclético mas com parcimônia!!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2010, as 11:31:11 »

Eu já vi muita gente virar mais de uma volta na regulagem, em poucos segundos.
Nunca ouvi falar disso mas me parece bem sensato.
Acho que seria ideal, regular e esperar algum tempo para ser se não é necessário um outro ajuste posterior.
Interessante mas pensando em uma madeira que seja antiga e adequada para o que foi feita, ela deveria estar seca e o tirante fazer o seu trabalho e não a madeira.
Mesmo assim acho que pode ser uma boa dica.
Alguém tem algum comentário a fazer a respeito?

Tenho um comentário em relação a certos instrumentos.  Cuidado com os ajustes em instrumentos mais baratos, como os baixos da Groovin e as guitarras da Strinberg para iniciantes, pois já vi alguns desses com braços tortos devido a ajustes comuns, mas estavam com a madeira ainda verde.  Isso é para reforçar o que Roberto acabou de comentar.
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #11 : 31 de Dezembro de 2010, as 12:57:16 »

Eu só consegui regulagens de tensor bem sucedidas depois que passei a adotar esse método.

Que retirei deste blog de Luthieria, tem uns dois anos.

-> http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regulagem-do-tensor.html
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 31 de Dezembro de 2010, as 14:27:32 »

Eu só consegui regulagens de tensor bem sucedidas depois que passei a adotar esse método.

Que retirei deste blog de Luthieria, tem uns dois anos.

-> http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regulagem-do-tensor.html

Bom artigo, muito didático!    Palmas
samuelluthier
Visitante
« Responder #13 : 05 de Janeiro de 2011, as 10:09:59 »

Olá Pessoal, o ajuste de tensor na verdade não é um bicho de sete cabeças não, o que se tem que ter é bom senso, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) bomm senso, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) as vezes o braço está uns poucos milimetros empenado, ai vai o leigo e me gira um milhão de vezes o tensor, claro era uma vez um braço que poderia ser regulado, essa regra de 1/4 de volta é boa, sempre gire essa quantidade e verifique, assim por diante até ter o braço ligeiramente concavo, pois o braço totalmente reto não é muito funcional.

sobre a questão de esperar algumas horas, eu não concordo com essa afirmação, a madeira para a função do braço por menos selecionada que ela seja ja tem uma forma e ela não vai se acomodar em 1 ou 2 horas, o tensor e as cordas exercem força muito maior do que a madeira, o que pode ocorrer e isso realmente acontece, é quando o clima muda bruscamente a guitarra desregular, as vezes começa a trastejar e as vezes as cordas ficam altas, dependendo de como a fibra da madeira está disposta no braço, mas a questão do tempo que se tem que esperar nunca fiz isso e nunca tive problema, claro que ja tenho uma experiencia no assunto, mas não acho necessário esperar um tempo pra se dar um outro quarto de volta em um tensor.

outra coisa é importante lembrar que existem dois tipos de tensores, existem os tipo da fender que fazem uma curva dentro do braço pra que possa fazer tensão contraria as cordas, e tem os tensores mais funcionais que são os de barra dupla, esses sim na maioria das vezes com 1/4 de volta ja estara resolvido o problema de um braço, ja o outro tensor tem que se dar mais voltas pra que se obtenha uma ação mais eficaz.

mais uma dica, muito cuidado com a cavidade da chave allen nunca danifiquem essa parte pois poderá perder o braço, pois se a chave rodar direto sem que gire a porca do tensor, infelizmente não tem jeito.

pessoal espero ter ajudado.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

« Responder #14 : 05 de Janeiro de 2011, as 10:31:16 »

eu não espero algumas horas não
o que eu faço é a cada 1/4 de volta é esticar as cordas e afino de novo
mas isso no caso de guitarra com ponte flutuante
eu gosto de deixar o tensor sem alivio com o braço o mais reto possivel
mas só fica bom assim dependendo da construção do braço
braço de guitarras "modernas" tipo essas ibanez, jacksons etc que tem raio da escala menor
e 24 casas e floyd rose funciona bem mas depende do angulo do braço em relação ao corpo
e do alinhamento dos trastes.
essas coisas acho eu que não tem muita regra, não é receita de bolo cada guitarra é um caso.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, as 10:36:59 por Chris » Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: