Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 06:35:34

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chiados e suas soluções  (Lida 16299 vezes)
Henrique
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30

« : 05 de Dezembro de 2010, as 22:45:58 »

um problema que todos handmakers enfrentam é o chiado, então decidi criar esse tópico.

Estou com problemas em um orange squeezer, ja montei varios pedais antes dele, compressor inclusive (dyna comp) não chiaram nada
daí resolvi fazer o orange squeezer pro baixo, mas n modifiquei ainda to com ele na guitarra, só que ele está chiando muito, até mesmo no bypass quando eu coloco ele no chão principalmente (a caixa é de plastico mas passei umas 10 camadas de papel aluminio embaixo e umas 3 envolta) mas n resolve, só para o chiado quando coloco a mão nos plugs dos cabos, ou coisa equivalente. alguem sabe como resolver? ele chia assim mesmo? mesmo no bypass?
Visitante
« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2010, as 22:52:09 »

Você disse que para de chiar quando põe a mão no Plug do cabo?
Então é problema de aterramento....
No lugar de papel aluminio coloca uma plaquinha de metal dentro dele e puxa um fio do meio do conector nele.....
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2010, as 23:09:17 »

Chiado ou ronco?   O ronco (também chamado de "hum" ou "humming") é o ruído de 60 ciclos (Hertz), e o chiado ("hiss", em inglês) assemelha-se ao ruído de chuva, ou de cachoeira (comum nos amplificadores Wattsom, quando aumentamos o volume sem coisa alguma conectada a ele.

Um préamplificador com BC547 ou BC548 costuma chiar, o que geralmente não ocorre quando se usa BC550.  

O 741 chia bastante, o 4558, o TL072 e posteriores têm o nível de ruído muito baixo.

Uma guitarra mal aterrada ronca bastante, principalmente quando se tira a mão de suas cordas.  

Guitarras com single-coil com distorção roncam quando não se associam os captadores, o que não acontece com as equipadas com humbuckers.

No caso do pedal, é importante que a blindagem de papel alumínio esteja em contato com o aterramento dos conectores de entrada e saída do pedal, pelo menos, para que tal blindagem funcione adequadamente.

Desculpem-me por eu sempre bater nessa tecla...   Abraço a todos.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, as 23:12:29 por Adiel » Registrado

Renan
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17

« Responder #3 : 06 de Dezembro de 2010, as 00:59:53 »

O 741 chia bastante, o 4558, o TL072 e posteriores têm o nível de ruído muito baixo.

Permita-me lembrar que o 741 é um opamp simples, enquanto o 4558 e o TL072 são dual, uma substituição direta e possivel seria um TL071 (o TL072 na versão single). Espero não estar sendo chato, estou só diminuindo as chances de isso não ser levado em consideração e o amigo tentar colocar um TL072 lá e pela pinagem diferente, a coisa não dar certo.

Quanto ao resto, concordo integralmente com o Sr.
Abraços
Visitante
« Responder #4 : 06 de Dezembro de 2010, as 06:40:00 »

Para minimizar os ruídos, o recomendado é:

1 - Blinde a Guitarra, é de fundamental importância que a guitarra esteja totalmente blindada para evitar possíveis problemas com HUM e HISS, e aterre a guitarra, ou no corpo, ou usando uma placa de ferro na guitarra

2 - nos pedais, tente usar caixas de ferro (melhor alumínio  Tongue) para se obter uma gaiola perfeita, evitando interferência

3 - Use um cabo de guitarra de qualidade, de preferência blindado

4 - E o mais difícil, use um Amp ou Mesa aterrado, assim, os ruídos ficarão beeem menores

5 - Verifique se a parte elétrica da guitarra não está com problemas, assim, não acontecerá chiados "indetermináveis"

Abraço
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #5 : 06 de Dezembro de 2010, as 06:58:01 »

Apachee
complementando
6-evitar loop de terra
Cleiton Carvalho
Colaborador

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3

« Responder #6 : 06 de Dezembro de 2010, as 07:11:27 »

Sobre o chiado no pedal:

Não adianta vc isolar as laterais se a base esta desprotegida.

Faça um simples teste coloque o pedal no chão com guitarra e amplificador ligados e plugados, ouça o chiado e apenas tire o pedal do chão e veja se some 60% do chiado.

Melhor metodo de isolar o pedal é colocando uma chapa de ferro ou aluminio no fundo e não nas laterais.
ApAcHee*
Visitante
« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2010, as 07:56:45 »

Sobre o chiado no pedal:

Não adianta vc isolar as laterais se a base esta desprotegida.

Faça um simples teste coloque o pedal no chão com guitarra e amplificador ligados e plugados, ouça o chiado e apenas tire o pedal do chão e veja se some 60% do chiado.

Melhor metodo de isolar o pedal é colocando uma chapa de ferro ou aluminio no fundo e não nas laterais.

Por isso as caixas de alumínio lacram uma gaiola perfeita
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #8 : 06 de Dezembro de 2010, as 10:50:12 »

é o "hiss" mesmo... e liguei os gnd no papel aluminio q ta envolta, e o ruido diminuiu, mas o chiado (sssss) continua (com o pedal ligado)
nunca aterrei o papel aluminio, e agora vi que da certo

eu substitui o 4558 pelo pelo 1458N
será por isso?
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 06 de Dezembro de 2010, as 11:48:08 »

Renan, valeu pela observação, é que eu sou da era do c.i. lascado, e sempre me esqueço de mencionar esses detalhes. Eu modifiquei meus circuitos de outrora para usarem os novos integrados de menor ruído.  Fico-lhe muito grato por explicitar aos mais jovens...   Smiley

Henrique, se o pedal continua a chiar, sugiro que substitua o 1458 (já um pouco antigo) por um 4558 ou 4560, ou, melhor ainda, um TL072, que pode surpreendê-lo.  Os FETs não devem ser culpados, pois eles apenas estão lá para aterrar o sinal, mas se a troca do 1458 não resolver, eles são os próximos da fila... Boa sorte!   
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

« Responder #10 : 06 de Dezembro de 2010, as 12:11:22 »

seria melhor postar fotos de como ta as ligações
Henrique
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #11 : 06 de Dezembro de 2010, as 21:57:35 »

consegui resolver aqui
eu refiz algumas soldas e diminuiu muito o "hiss", quando ele ta no talo ele ainda da uns "sssssss" mas isso até o dynacomp dá, um pouco menos. Mas tomara que quando eu trocar os capacitores ele continue assim

e v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) por todas as respostas ai! sobre o tl072, acho q vou colocar ele pra ver como fica, só de curiosidade
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, as 22:07:18 por Henrique » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 06 de Dezembro de 2010, as 22:08:14 »

Troque os transistores do Dynacomp por BC550, observando os terminais, que são invertidos em relação ao 2N3904, e o chiado vai acabar. 

Fotos seriam uma boa ideia, conforme Chris havia comentado...
guii_music
Visitante
« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2010, as 22:18:03 »

um problema que todos handmakers enfrentam é o chiado, então decidi criar esse tópico.

Estou com problemas em um orange squeezer, ja montei varios pedais antes dele, compressor inclusive (dyna comp) não chiaram nada
daí resolvi fazer o orange squeezer pro baixo, mas n modifiquei ainda to com ele na guitarra, só que ele está chiando muito, até mesmo no bypass quando eu coloco ele no chão principalmente (a caixa é de plastico mas passei umas 10 camadas de papel aluminio embaixo e umas 3 envolta) mas n resolve, só para o chiado quando coloco a mão nos plugs dos cabos, ou coisa equivalente. alguem sabe como resolver? ele chia assim mesmo? mesmo no bypass?
Acho que seja o aterramento mesmo. Se o hum pára quando você coloca a mão no aterramento da guitarra... E compressores aumentam bastante o ruído da guitarra, principalmete se a compressão estiver forte. Regule o trimpot do orange squeezer para diminuir um pouco o ganho do pedal (casando os fets). Mas quanto ao aterramento, se não instalar o mesmo, resta ficar sempre com a mão nas cordas ou outro componente ligado ao ground de seu sistema, para o ruído parar. Ou até que se ache um "sugador" de terra para equipamentos, rs.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #14 : 06 de Dezembro de 2010, as 23:07:55 »

o dynacomp ta excelente, limpinho mesmo, só da um "ssss" q d (moderador, peço que me suspenda do fórum) ta no maximo, mas isso acontece até com o original
é só o orange squeezer que estava com problemas mesmo, e era de aterramento que nem v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) disseram

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) todo mundo!
  Imprimir  

Ir para: