Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Fevereiro de 2025, as 04:56:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Primeiro Valvulado.  (Lida 51095 vezes)
cobalto777
Visitante
« Responder #60 : 23 de Junho de 2011, as 09:45:10 »

esse esquema é de um hifi...eduardo,analizando o circuito voçê acha que tem algum problema nele???venho namorando esse hifi a um tempo,estava querendo montar...

-----
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, as 09:51:30 por cobalto777 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #61 : 23 de Junho de 2011, as 10:04:54 »

Oi Pessoal

Cogumelo, faça uma coisa por vez. Primeiro faça o seu amplificador funcionar como está, sem fritar nada. Depois disso você começa a mecher no pré e outras coisas. Para saber se a valvula está em curto você deve aquecer o filamento e medir a resistência entre os pinos. O mais crítico é a resistência entre o catodo e o filamento. Você deve encontrar um valor superior a 100K. O ideal é circuito aberto, mas nem sempre isso acontesse.

Se a válvula estiver boa, tente aterrar o pino 5. Isso irá cortar o pré e o capacitor. Se com o pino 5 aterrado ele ficar estável, então o problema está antes da válvula.

esse esquema é de um hifi...eduardo,analizando o circuito voçê acha que tem algum problema nele???venho namorando esse hifi a um tempo,estava querendo montar...

Cobalto, este é um circuto clássico. Vai funcionar bem e dar um som bem claro, mas existe uma melhoria que pode ser feita. O capacitor C2, que está ligado entre o pino 6 de V1 e o terra pode ser ligado entre o pino 6 e o pino 5 de V1. Com isso você aumenta o ganho de V1 e torna a realimentação negativa mais eficaz. Esta é a alternativa que eu usei no projeto do pré com a EF184, que pode ser usado neste amplificador também.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, as 10:06:41 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
cobalto777
Visitante
« Responder #62 : 23 de Junho de 2011, as 10:37:29 »

ok!!! muito obrigado pela resposta!!!
Visitante
« Responder #63 : 23 de Junho de 2011, as 10:39:35 »

Edu, desculpa....é que sou meio inquieto mesmo...esse power que eu montei é pra funcionar perfeitamente ou ele não é bom? Se for eu uso ele mesmo e só uso um outro pré. Mais primeiro vamos fazer esse funcionar, se não nunca vou aprender a encontrar os erros, você ta certo.

Cogumelo, faça uma coisa por vez. Primeiro faça o seu amplificador funcionar como está, sem fritar nada. Depois disso você começa a mecher no pré e outras coisas. Para saber se a valvula está em curto você deve aquecer o filamento e medir a resistência entre os pinos. O mais crítico é a resistência entre o catodo e o filamento. Você deve encontrar um valor superior a 100K. O ideal é circuito aberto, mas nem sempre isso acontesse.

Quando você diz aquecer o filamento, quer dizer com a válvula "fora" do circuito (ligando apenas os filamentos)?

O ideal é circuito aberto, mas nem sempre isso acontece.

Como assim?

Precisava de um material sobre esses testes de como achar defeitos, você tem algo pra recomendar ou isso vem com a experiencia?

Grato pela atenção e paciência, Abraço!
Visitante
« Responder #64 : 23 de Junho de 2011, as 11:00:42 »

esse esquema que eu postei é exatamente o que voçê está montando...o eduardo acabou de dizer que é um classico,e funciona perfeitamente...
Visitante
« Responder #65 : 23 de Junho de 2011, as 11:10:17 »

Na real o que montei foi o do começo do tópico (esse em anexo) vou montar esse que você posto mais primeiro vou fazer funcionar esse que montei...

Abraço!
Visitante
« Responder #66 : 23 de Junho de 2011, as 11:15:25 »

ah...mil desculpas entendi errado...pensei que voçê tinha desistido daquele primeiro,e tinha montado esse,e como eu ja vinha de olho nesse hifi a quase um ano, e voçê disse que tava fumegando fiquei meio desesperado...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
abraço.
Visitante
« Responder #67 : 23 de Junho de 2011, as 15:41:23 »

Eduardo, aterrei o pino 5 como você pediu, ficou tudo em silêncio...e não esquentou o resistor.
O que devo testar agora?

Só pra constar, as tensões medidas:
Antes de aterrar:
Placa: 258Vcc
Catodo: 17Vcc
Grade 2 (screen): 298Vcc

Depois de aterrar:
Placa: 299Vcc
Catodo: 40Vcc
Screen: 240Vcc

Abraços!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #68 : 23 de Junho de 2011, as 19:19:15 »

Oi Cogumelo

Quando você diz aquecer o filamento, quer dizer com a válvula "fora" do circuito (ligando apenas os filamentos)?

Exato. Você pode ver um capitulo inteiro sobre testes de válvulas no manual RC30 da RCA. Tem para download no meu site.

Bom, então o problema vem antes da válvula. Achei 40V no catodo meio alto. Deveria ser uns 20V. Verifique esta tensão.

O problema está no capacitor C3 ou no resistor R3. Desligue tido do pino 5 e ligue apenas um resistor de 470K até o terra. Use outro resistor! Não o mesmo que você tem! Daí ligue no pino 5 alguma fonte de sinal. A saida de fone de ouvido de qualquer coisa é uma boa alternativa. Você deverá ouvir algo no alto falante, mesmo que baixinho.

Faça estes testes e poste aqui.

Abraços

Eduardo
Cogumelo
Visitante
« Responder #69 : 23 de Junho de 2011, as 22:34:40 »

E ai!

Edu, fiz o que você pediu, saiu um som baixinho mais saiu!

Medi a tensão do catodo e marcou 17Vcc.

Qual o próximo passo?

Você pode ver um capitulo inteiro sobre testes de válvulas no manual RC30 da RCA. Tem para download no meu site.

É o "Electron Tube Testing", né?

Abraço!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #70 : 24 de Junho de 2011, as 09:14:58 »

Oi Cogumelo

Então sabemos agora que o seu estágio de saída está funcionando direitinho. A válvula está amplificando o sinal e dando potência suficiente para acionar um alto falante. Só falta ganho!

A tensão no catodo está ótima. Agora, antes de continuarmos, preciso saber que pré você está usando. Por favor poste o esquema aqui.

É o "Electron Tube Testing", né?

Bingo!

Abraços

Eduardo
Cogumelo
Visitante
« Responder #71 : 24 de Junho de 2011, as 17:21:29 »

E ai Turmada!

Então Eduardo. O negócio é o seguinte, eu estou usando o "pré clean" e o "Vox Stack", que estão no link abaixo, tentei desenhar a mão o circuito pra ficar mais fácil de visualizar, pois o projeto veio sem o schematic. É bom dar uma conferida.

Tenho uma dúvida quanto ao pré Edu, se por exemplo eu fosse colocar outro pré, teria que mudar algo pra "casar" o pré e o power ou é só "ligar" o out no in?

Abraços!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1456.msg23641#msg23641
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #72 : 24 de Junho de 2011, as 18:22:51 »

Oi Cogumelo

Parece qe está tudo certo. Você pode ligar a saída deste pré direto no pino 5 da 6L6 sem capacitor. Apenas precisa ter certeza que o capacitor de 22nF ligado ao pino 6 da 12AX7 está dando conta do recado. Ele precisa ter tensão de isolamento de pelo menos 400V ou vai fritar o resistor de catodo da 6L6.

Liga e vamos ver no que dá.

Outros prés, só depois deste funcionar, ok!?

Abraços

Eduardo
Cogumelo
Visitante
« Responder #73 : 25 de Junho de 2011, as 12:10:20 »

E ai!

Eduardo, liguei...deu certo, funcionou  Grin
Claro que não perfeito.... Cheesy
Deu bastante ruido de 60Hz, a potência acho que está certa, não sei quanto de "volume" deve gerar um amp valvulado de 10W, mais acho que deve ser por ai.
Deu também um ruido estranho quando coloca-se o ganho no máximo.
Gravei 3 samples, um com a guita, outro com a gaita e outro só dos ruídos, no qual da pra ouvir perfeitamente o ruido que citei, no sample dos ruídos eu alterei apenas o ganho durante a gravação.

Abraços!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 210
-Recebido: 190

« Responder #74 : 25 de Junho de 2011, as 21:01:02 »

E ai!

Eduardo, liguei...deu certo, funcionou  Grin
Claro que não perfeito.... Cheesy
Deu bastante ruido de 60Hz, a potência acho que está certa, não sei quanto de "volume" deve gerar um amp valvulado de 10W, mais acho que deve ser por ai.
Deu também um ruido estranho quando coloca-se o ganho no máximo.
Gravei 3 samples, um com a guita, outro com a gaita e outro só dos ruídos, no qual da pra ouvir perfeitamente o ruido que citei, no sample dos ruídos eu alterei apenas o ganho durante a gravação.

Abraços!

Eu tenho um problema de ruído semelhante, mas o meu é por causa da guitarra não ser blindada. O seu me parece falta de aterramento. Tá ligado em tomada aterrada (aquela de 3 pinos) ?
E já tive esse ruído quando você coloca o ganho no máximo. Não sei como resolvi, só sei que nunca mais tive esse problema (eu até imaginei que fosse a minha 12AX7 que tinha algum defeito...).

às vezes um resistor (47k~68k) em série entre o capacitor de 22n e o pot de ganho podem resolver seu problema do ganho no máximo...
« Última modificação: 26 de Junho de 2011, as 07:27:42 por Eduardo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: