Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 18:29:41
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
The Eight Hundred
Páginas:
1
2
3
4
5
6
1
2
[
3
]
4
5
6
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: The Eight Hundred (Lida 33951 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
Re: The Eight Hundred
«
Responder #30 :
05 de Janeiro de 2011, as 09:12:21 »
As lâmpadas neon são um tanto ingratas. A sua ligação do neutro do amp está esquisita, ou o neutro da sua residência!
No segundo caso, os ruídos em circuitos de altaimpedancia serão normais (e muito chatos).
O JCM 800 clássico, possui uma entrada (e não canal) mais baixa que outra mesmo. A entrada mais sensível não distorce a não ser se for empurrada. Ou seja, não espere um amp de dois canais, um com som limpo e outro distorcido. O JCM 800 é um amplificador um tanto ingrato. Faz excelentes timbres com quem sabe usar... Mas é capaz de deixar louco quem não sabe! O amor que a maioria sente por ele é fruto das experiências de quem sabe, passadas pela midia!
Mas calma, você doma o bicho com o tempo!
Só teceria comentários a respeito do volume final quando o BIAS estiver OK!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #31 :
05 de Janeiro de 2011, as 09:44:10 »
Citação de: hgamal em 05 de Janeiro de 2011, as 09:12:21
...Só teceria comentários a respeito do volume final quando o BIAS estiver OK!
E quando usar falantes decentes também.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
nevio
Colaborador
Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85
«
Responder #32 :
05 de Janeiro de 2011, as 12:35:19 »
Muito obrigado pelas respostas queridos brothers!!
Bossman, eu sou de Cuiabá MT!! Do lado do Big Louis!! Hsuhaushau!!
Essa chave eu comprei na valvestate!! Aqui na minha cidade você não encontra praticamente nada!!
Vou resolver o problema de bias e gravar outro video no stack hiwatt do meu amigo e ver oque está acontecendo com a chave!!
Grande abraço Bossman e Hgamal!!
Mensagem Mesclada
Hgamal, esse daqui foi o esquema que eu utilizei!! Abração!!
«
Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, as 12:45:40 por nevio
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #33 :
09 de Janeiro de 2011, as 23:32:25 »
Haroldo regulei o bias aqui por cima... 446v x 39mV = 17,3 ou seja minhas válvulas chinesas estão dissipando 17,3 watts cada uma nas placas+grades auxíliares correto? Isso equivale a dizer que tenho uma potência de saída de 34,6+ alguma porcentagem das grades ? Tinha lido em algum lugar que a tensão de -B das EL34 ficava em tono de -37 volts e no meu tá com coisa de -30 volts... tive que alterar bastante o resistor que vai no trimpot pra pode regular o bias. Isso é problema?
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 00:11:19 por bossman
»
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #34 :
10 de Janeiro de 2011, as 07:57:34 »
Citação de: bossman em 09 de Janeiro de 2011, as 23:32:25
Haroldo regulei o bias aqui por cima... 446v x 39mV = 17,3 ou seja minhas válvulas chinesas estão dissipando 17,3 watts cada uma nas placas+grades auxíliares correto?
Se 39mV é a corrente de anodo, sim, se for de catodo, é um valor aproximado.
Isso equivale a dizer que tenho uma potência de saída de 34,6+ alguma porcentagem das grades ?
não. De onde você tirou essa relação? A potência depende da excursão de sinal e da impedância da carga. Você pode dissipar 100W e render 0.25W de saída!
Tinha lido em algum lugar que a tensão de -B das EL34 ficava em tono de -37 volts e no meu tá com coisa de -30 volts... tive que alterar bastante o resistor que vai no trimpot pra pode regular o bias. Isso é problema?
Tensão de -B?!? melhor você explicar o que é isso?
Se você se refere a tensão de BIAS na grade 1, este valor pode variar muito dependendo da tensão usada na placa utilizada.
É muito visto por ai receitas de bolo para regulagem de BIAS, indicando usando uma tensão de grade para obter o intento. Mas Isso vale para amps comerciais, com transformadores originais de fábrica, uma vez que eles são sempre muito iguais.
Para regular o BIAS, eu uso o osciloscópio para encontrar o ponto de menor dissipação de placa possível, minimizando a distorção de crossover. Dai tenho dois pontos limites: inferior - menor valor de dissipação sem distorção - e superior - os 75% de dissipação de placa. Qualquer valor entre estes dois cujo o som me agradar... tá valendo!
PESSOAL: É muito importante medir as grandezas corretamente quando estamos tentando estabelecer as condições de trabalho de um circuito. Saber o que se está fazendo é só 50% do trabalho.
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 08:00:17 por hgamal
»
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #35 :
10 de Janeiro de 2011, as 10:00:57 »
Os 39 mV que eu obtive foram com o método comum de regulagem ou seja esses 39 mV são da corrente de catodo mais a corrente de anodo (que é oque esse método de regulagem mede de verdade) , ainda não medi a corrente de catodo sozinha.
Sobre potências dissipada e potência de saída eu falei besteira mesmo uma não tem "nada a ver" com a outra....
E sobre o -B... bom eu estava acostumado a montar amps. transistorizados e viciei em cha qquer tensão positiva de +B e a negativa de -B em circuitos amplificadores.
Haroldo seria de boa prática deixar o amplificador com o BIAS regulado e sem sinal por algumas horas pra ver se há variação na leitura? Ou não é necessário?
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 11:30:01 por bossman
»
evileudo
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3
«
Responder #36 :
10 de Janeiro de 2011, as 12:15:59 »
hgamal, cara se você puder explicar esse lance da potência eu agradeceria. Eu realmente imaginava que a potência do amp era a potência dissipada pelas valvulas. Ficava me perguntando p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
a galera coloca 100w de potência com 4 EL34 se pra conseguir isso eu teria que torrar as valuvulas.
Desculpe minha ignorância, se você puder me ajudar a entender isso eu agradeceria.
Ahhh PARABÉNS pelo projeto bossman e nevio. E nevio, regule logo esse tal de bias e mostre videos. Eu postei um video assim que eu terminei o meu, mas ninguem quiz ver vou deletar.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #37 :
10 de Janeiro de 2011, as 12:56:38 »
Citação de: evileudo em 10 de Janeiro de 2011, as 12:15:59
hgamal, cara se você puder explicar esse lance da potência eu agradeceria. Eu realmente imaginava que a potência do amp era a potência dissipada pelas valvulas. Ficava me perguntando p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
a galera coloca 100w de potência com 4 EL34 se pra conseguir isso eu teria que torrar as valuvulas.
Desculpe minha ignorância, se você puder me ajudar a entender isso eu agradeceria.
Ahhh PARABÉNS pelo projeto bossman e nevio. E nevio, regule logo esse tal de bias e mostre videos. Eu postei um video assim que eu terminei o meu, mas ninguem quiz ver vou deletar.
Evileudo se antigamente os loucos projetistas colocavam 2xEL34 pra render perto de 100 w com 700 ~ 800 vdc nas placas (vide alguns amps da TRAYNOR que arrancavam 90w de um par delas) que dirá com 4 x EL34, claro que eram os tempos áureos das válvulas onde se usavam Mullards, Siemens, Tung Sol's, Raytheons, Sylvanias e etc. todas ótimas marcas de válvulas vá fazer isso com as de hoje...hehehe
Então por isso é que eu acho que com 4 válvulas dessas dá sim pra por elas pra render 100w sem sacrificar as coitadas.
Obrigado pelos parabéns ai. Eu verei seu vídeo sim só não sei onde ele se encontra.
evileudo
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3
«
Responder #38 :
10 de Janeiro de 2011, as 13:07:42 »
Citação de: bossman em 10 de Janeiro de 2011, as 12:56:38
Evileudo se antigamente os loucos projetistas colocavam 2xEL34 pra render perto de 100 w com 700 ~ 800 vdc nas placas (vide alguns amps da TRAYNOR que arrancavam 90w de um par delas) que dirá com 4 x EL34, claro que eram os tempos áureos das válvulas onde se usavam Mullards, Siemens, Tung Sol's, Raytheons, Sylvanias e etc. todas ótimas marcas de válvulas vá fazer isso com as de hoje...hehehe
Então por isso é que eu acho que com 4 válvulas dessas dá sim pra por elas pra render 100w sem sacrificar as coitadas.
Obrigado pelos parabéns ai. Eu verei seu vídeo sim só não sei onde ele se encontra.
Obrigado por explicar bossman mas, essa ainda não era minha pergunta... Deixa eu reformular. Eu ajustei o bias do meu amp pra cada 6L6 dissipar em torno de 20w, isso quer dizer que meu amp ta dissipando 80w de potência??? Não né?
Eu queria saber a relação dissipação das valuvulas com potência do amp?
Eu tenho que dizer que meu amp dissipa ate 80w??? Isso é um erro???
AH, meu video ta perdido no meu tópico do jubilee, acho que na segunda pagina, é um link do 4shared.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #39 :
10 de Janeiro de 2011, as 13:17:32 »
Claro que não... Depende muito da Tensão de placa também. Oque nos fazemos ao regular o bias de setar o ponto de operação da válvula quando em repouso, sem sinal. Agora quando tocamos imagino eu que mude completamente a situação vá bem além dos 70%. Até porque o falante não fica ali paradinho nos 8 ohms quando estamos tocando a impedância varia bastante.
Ah! eu achei, baixei e assisti o seu vídeo, apesar da camera estar ajudando na distorção deu pra sacar que o timbre é muito bom!
Bom eu tenho quase certeza de que n consegui satizfazer sua dúvida então deixo pro Haroldo ou o (sumido) Eduardo tentar explicar de uma forma mais didática.
Mensagem Mesclada
Eu tinha postado uma pergunta nesse tópico sobre quais seriam os danos de se alimentar os filamentos das válvulas com menos que os 6.3v pois bem eis a resposta tirada diretamente da bíblia das válvulas:
"If the filament is operated for long periods at reduced voltages, the effect is a reduction in emission."
Radiotron Designer's Handbook, 4th Edition
trágico
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 13:29:07 por bossman
»
nevio
Colaborador
Obrigado
«
Responder #40 :
10 de Janeiro de 2011, as 13:45:30 »
Olá meus amigos valvuleiros Evileudo, hgamal e bossman!
Comprei outro multimetro e fui fazer a bendita regulagem de bias! Segui o processo que o tuffoefect me passou!
O que aconteceu de primeira, no esquema de regulagem fala pra ligar a chave On, deixar as valvulas esquentar (10 min), e ai fazer a medição da maxima tensão negativa, só que meu multimetro não fornece leitura alguma desse modo, ai tirei do stand by e ai sim a leitura foi feita! Só deixando os senhores a par disso!
Bom, comecei a regulagem do bias:
1° medição
Tensão negativa = -35V
Valvula 1) Tensão pino 3 = 405V e no resistor de 1ohm =19.8mV fazendo a continha 405*19.8/1000 ta dando 8W
Valvula 2) Idem valvula1
2° medição
Tensão negativa= -30,7V
valvula 1) Tensão pino 3 = 397V e no resistor de 1ohm =36,3mV fazendo a continha ta dando 14,4W
valvula 2) idem valvula 1
3°medição
Tensão negativa = -29,5V
Valvula 1 ) Tensão pino 3 = 395V e no resistor de 1 ohm = 40,2mV, Fazendo a continha da 15,7W
Valvula 2) idem valvula 1
Deixei a 3° medição, o volume aumentou consideravelmente só que estou achando esses valores fora dos padrões que tenho visto!
Fico na espera das opniões dos handmakers! Grande abraço!!
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #41 :
10 de Janeiro de 2011, as 13:50:46 »
nevio foi a mesma pergunta que fiz pro Haroldo alguns posts acima. Não tem problema se sus valores de Bias não batem com os da internet por que oque interressa mesmo e não ultrapassar os 70 ~ 75% de dissipação de placa em cada válvula. Como o Haroldo mesmo disse regular o Bias não é uma receita de bolo.
O meu amp aqui tá assim -31v e 415v e dando 39mV nos resistores de 1 ohm. Eu poderia dizer que está pronto e postar um sample mas não está porque a minha tensão de filamento está caindo de 6.1v pra 5.4v quando ponhas as válvulas de saída (cada uma "puxa" 1.5A) ou seja terei que reenrolar o transformador corretamente pros 6.3v e regular o Bias novamente. Ou retificar e filtrar esses 5.4v oque não gosto muito pois vou perder o center tap e lá vem ruídos.
Resumindo nevio dá pra você regular as suas EL34 (??) pra render mais um pouquinho que os 15,7w que vc tá tendo ai ponha em 17.5w e fim de papo.
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 13:59:46 por bossman
»
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #42 :
10 de Janeiro de 2011, as 13:56:02 »
Nevio,
Com os valores da 3a medição, você gostou do som?
Me parece razoável a medida da 3a medição!
Bossman,
Para calcular a potência, injete um sinal senoidal na entrada. Meça a saída até o máximo sem distorcer. A potência será:
Po = Vo^2 / Rl
Vo = Saída em RMS
Rl = a impedância do falante
(Vo ao quadrado dividido pela impedância de carga)
Se as medidas pico a pico de uma senoidal a fórmula é um pouco diferente:
Po = Vpp ^2 / (8 * Rl)
O ruim é injetar uma senoidal na entrada e "ouvir" 50 ou 100 Watts senoidais enquanto você mede!
(isso mata qualquer vizinho de raiva)
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #43 :
10 de Janeiro de 2011, as 14:02:24 »
é Haroldo.. vou ficar nas suposições então mesmo hehe
nevio
Colaborador
Obrigado
«
Responder #44 :
10 de Janeiro de 2011, as 14:09:20 »
Puxa Bossman, agora você me assustou, eu tinha medido a tensão de filamento em todas as valvulas e elas estão em 5.8V!
Poxa, ta zicado igual o seu! A 3° medição foi o maximo que tinha deixado pois estava com medo de seguir em frente antes de falar com vocês, mas ja que você disse agora vou colocar as El 34 em 17.5W!
Hgamal
Eu gostei do som, tirando o fato do ruido permanecer( no clean), não estar distorcendo( queria muito isso) e a luz da chave On estar doida! O som esta muito bom! quando tiver acesso novamente aos falantes do meu brother gravarei outro video! Agora ficarei tentando desvendar os mistérios da luz que acende sem eu ter ligado o amp e a falta de distorção!! Hsuahusha!!
Evileudo, quando chegar em casa vou ver seu video, aqui no meu trampo não da pra baixar ou entrar no 4shared! Grande abraço!!
«
Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, as 14:13:24 por nevio
»
1
2
3
4
5
6
1
2
[
3
]
4
5
6
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...