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Autor Tópico: Esquema Elétrico  (Lida 18029 vezes)
Audrec
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« : 01 de Dezembro de 2010, as 17:15:43 »

Olá, tenho uma strato e coloquei um captador de 27,5K na ponte, gosto de Metal, agora eu gostaria de mecher na parte elétrica da minha guitarra, peguei o esquema de uma BC Rich, gostaria de saber se influencia muito no som e como saber quais capacitores e potenciometros usar. Me ajudem por favor
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Chris
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« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2010, as 17:39:40 »

se a strato era só com single
e você colocou humbucker
é bom trocar o valor dos potenciometros de 250k para 500k
caso contrario, o humbucker vai ficar abafado e perder ganho

capacitor do potenciometro de tonalidade é meio que a gosto
você pode usar de 10n a 100n
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Audrec
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« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2010, as 22:50:40 »

Olá Chris, então cara esse lence seria maomeno 250K por bobina ? Porque o meu humbucker é um quad rail, tem quatro bobinas e uma vez li que é recomendado colocar pot de 1 M......
Só o Pot de volume eu mecho ou em todos?
E qual a relação som / capacitancia?
Foi mal tantas perguntas assim mas é que eu quero tirar o máximo daquele captador  Evil
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Adiel
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« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2010, as 22:58:47 »

Quanto mais alto o valor do potenciômetro de volume, menos agudos você vai perder.  Um fabricante até vende um que literalmente "abre" quando é colocado no máximo.  Para a rede de tonalidade, basta copiar um esquema comercial, tipo Ibanez, por exemplo, que não dá para errar.
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Audrec
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« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2010, as 23:06:48 »

Fala Adiel, quer dizer então que posso colocar um Pot de 1M e copiar o esquema de tone da BC Rich que tenho aqui que fica show?
Só mais uma dúvida, tem diferença entre usar Pot´s que são vendidos especificamente para guitarras (como os da Fender) e usar aqueles comuns?
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Chris
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« Responder #5 : 02 de Dezembro de 2010, as 01:19:29 »

Audrec
tem sim
durabilidade e tamanho
e tamanho da rosca para fixação
se é quad rail então acho melhor colocar de 1M mesmo
só que eu acho o seguinte o potenciometro de tone tem que ter o mesmo valor
do de volume
pra volume fica bom curva logaritima e pra tone linear
como o valor dos pots serão bem altos, o capacitor de tone da pra colocar de 47n poliester
no minimo por que abaixo disso vai dar a impressão de que o tone não funciona  Cheesy

mas tem uma coisa importante(eu acho)
como você disse ser uma strato
seria interessante colocar 2 humbucker e deixar sem o single no meio
vou explicar porque
pra single o valor maximo de potenciometro é 250k acima disso
vai ficar muito agudo, antigas telecasters costumavam ter pot de 1M
e ainda por cima com treble bleed com valor de 1n
pra você ter uma ideia de como fica agudo Cheesy

como você ta falando bastante de bc rich e de humbucker com bastante saida
presumo que você quer tirar um som "metal" com bastante drive
e quanto mais agudo mais ruido vai dar no "drive"
é só a minha opinião, espero estar te dando "o norte" pra que você decida melhor o que fazer
ah mais uma coisa nada que eu disse é regra, o melhor a fazer é adapatar a gosto ok

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Audrec
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« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2010, as 13:41:36 »

Audrec
tem sim
durabilidade e tamanho
e tamanho da rosca para fixação
se é quad rail então acho melhor colocar de 1M mesmo
só que eu acho o seguinte o potenciometro de tone tem que ter o mesmo valor
do de volume
pra volume fica bom curva logaritima e pra tone linear
como o valor dos pots serão bem altos, o capacitor de tone da pra colocar de 47n poliester
no minimo por que abaixo disso vai dar a impressão de que o tone não funciona  Cheesy

mas tem uma coisa importante(eu acho)
como você disse ser uma strato
seria interessante colocar 2 humbucker e deixar sem o single no meio
vou explicar porque
pra single o valor maximo de potenciometro é 250k acima disso
vai ficar muito agudo, antigas telecasters costumavam ter pot de 1M
e ainda por cima com treble bleed com valor de 1n
pra você ter uma ideia de como fica agudo Cheesy

como você ta falando bastante de bc rich e de humbucker com bastante saida
presumo que você quer tirar um som "metal" com bastante drive
e quanto mais agudo mais ruido vai dar no "drive"
é só a minha opinião, espero estar te dando "o norte" pra que você decida melhor o que fazer
ah mais uma coisa nada que eu disse é regra, o melhor a fazer é adapatar a gosto ok




Rapaz, era esse meu medo, o instrumento ficar muito agudo  Cheesy
Acho que vou esperar um pouco, dai já coloco um Quad Rail no braço também e tiro o do meio, coloco 1M ( Log para Vol e Lin para Tone) e os 47n de poliester que você disse...
Sobre o tone agora, já dá impressão que não funciona Cheesy , como você disse, acho que mexer nisso ai vai ficar mais caro do que eu esperava ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Mas até o fim do ano eu troco.....


Eu estava lendo esses tempos na net sobre divisores de frequencia. Li que os capacitores facilitam a passagem dos agudos e os indutores dos graves, será que dá pra fazer um tone com capacitor e um com indutor ou é viagem minha ?
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« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2010, as 15:44:21 »


Eu estava lendo esses tempos na net sobre divisores de frequencia. Li que os capacitores facilitam a passagem dos agudos e os indutores dos graves, será que dá pra fazer um tone com capacitor e um com indutor ou é viagem minha ?


acho bobagem
é melhor botar um treble bleed de valor baixo de uns 470p no volume
e cap de 47n no tone já da resolvido
se a intenção é não perder agudo
com isso pode ficar sussegado não vai perder e nem acentuar
acima de 470p vai acentuar agudo



aqui caso você precise de mais informações sobre o treble bleed
http://www.ratcliffe.co.za/articles/volumepot2.shtml

tem a opção de usar o resistor com o capacitor
eu particularmente não gosto por que muda a curva do pot.
Abraço!
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mganzer
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« Responder #8 : 24 de Junho de 2011, as 18:37:04 »

Buenas! Algum dos comprovadamente competentes hand mastermind (não tenho preferência) pode conferir um layout de ligação? (detalhe.. os captadores não chegaram ainda e como são gfs, não tem esquema em lugar nenhum, então indiquei só o hot e o ground.. já li por aí que seguem o padrão seymour duncan...veremos).
http://badcaster.blogspot.com/2011/06/parte-1-o-control-plate.html
Bom, obrigado.
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« Responder #9 : 24 de Junho de 2011, as 20:07:05 »

Os caps GFS já vêm com um manual de ligação, o que num tem nada de mais... Você pode usar os esquemas do dite da seymour Duncan, tendo somente o cuidado de se atentar pra quem é o quê, pois o código de cores é diferente, mas fora isso, pode mandar brasa que dá tudo certo!
Abraço!
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« Responder #10 : 24 de Junho de 2011, as 20:08:27 »

mganzer
conferi as ligações
não sei se essa tua chave é igual uma que tenho aqui
mas se for ta errado os jumpers do captador do braço e da ponte
seguinte
a partir desse desenho
http://2.bp.blogspot.com/-4Nu_GKzOSBE/TfthxR35jgI/AAAAAAAAAAc/95w-V_IJIyc/s1600/esquema.jpg

contando os terminais da chave da esquerda pra direita os jumpers ficam assim
terminal 1 e 2 onde ta 2 e 3
terminal 7 e 8 onde ta 6 e 7

ah e só um palpite
1n pra treble bleed é meio alto, vai acentuar agudo com o volume todo aberto em
vez de só não deixar dar uma "abafadinha" quando abaixa o volume.
mas isso é gosto ta.
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mganzer
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« Responder #11 : 24 de Junho de 2011, as 20:33:24 »

Pode crer cris... tem uma foto que dá pra ver as trilhas da placa do switch http://3.bp.blogspot.com/-3x6PUYM-9eo/TftfLif5kGI/AAAAAAAAAAQ/AqKN97hagPI/s1600/2.JPG - mas tem um jeito de eu testar isso com o multimetro? (ex.: posição neck fecha curto pino x e x, meio fecha curto pino y e y e assim por diante?)
Quanto ao treble bleeding.. to com 1pf.. quando fui comprar não tinha .6 ou .8.. minha meta era ter comprado os tres valores pra ver o que me agradava mesmo...veremos... vou pra cuiabá daqui uns dias.. nada custa procurar por lá...

valeu!

Ps.: valeu David_Ce - é bom ver que mais alguém se arriscou nos low-cost low-promisse da GFS...
« Última modificação: 24 de Junho de 2011, as 20:35:40 por mganzer » Registrado
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« Responder #12 : 24 de Junho de 2011, as 22:42:39 »

coloca a uma ponta do multimetro na saida da chave (4 e 5)
dai você coloca a chave na posição braço, meio e ponte e testa com a outra ponta os outros pinos
pra qual é qual.
mas tire os jumpers deixe só os do 4 e 5.

essas chaves são chatas pra caramba, parece que não é padronizada as ligações
cada uma é de um jeito.
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David_Ce
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« Responder #13 : 26 de Junho de 2011, as 18:56:19 »

Ps.: valeu David_Ce - é bom ver que mais alguém se arriscou nos low-cost low-promisse da GFS...

Cara, particularmente acho eles com uma EXCELENTE (em maiúsculo mesmo) relação Custo x Benefício.
Abraço!
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« Responder #14 : 26 de Junho de 2011, as 19:11:56 »

Para o tom, experimente esse circuito da Fender...

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