Espanhol
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
|
|
« Responder #30 : 07 de Dezembro de 2010, as 14:45:52 » |
|
Não seria melhor, colocar um transistor de potência para aumentar a capacidade de corrente da fonte?
Esse transistor de potência seria esse que o Sandino mencionou Magoo? Com regulagem por pot's?
|
|
|
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
|
|
|
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
|
|
« Responder #31 : 07 de Dezembro de 2010, as 14:54:37 » |
|
Se colocar um transístor no lugar do CI, teria-se de colocar um diodo zener também para conseguir regular a tensão. Não acho viável, pois falamos em ligar no máximo 10 pedais.
|
|
|
|
|
|
Espanhol
Hand MasterMind
Obrigado
|
|
« Responder #32 : 07 de Dezembro de 2010, as 15:18:39 » |
|
Sem contar que ainda nem se sabe se vai ficar bom né!!!
|
|
|
|
|
|
mrmagoo
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12
|
|
« Responder #33 : 07 de Dezembro de 2010, as 15:20:09 » |
|
Não, esse é um CI regulador com maior capacidade de corrente e tensão de saída regulável. Digo, colocar um transistor em paralelo com o CI regulador, um BD139 (1,5A) por exemplo, basicamente o ci regula a tensão e o transistor "fornece" a corrente.
No datasheet dos reguladores geralmente tem isso que estou falando, procure por "hight current regulator" acho que isso.
|
|
|
Americana-SP
|
|
|
ApAcHee*
Visitante
|
|
« Responder #34 : 07 de Dezembro de 2010, as 23:29:03 » |
|
Lembrando que o LM7809 só aguenta 1A, caso queira ligar algum aparelho que consuma acima disso, NÃO UTILIZE ESSE CI
|
|
|
|
|
|
DARKSEK
Visitante
|
|
« Responder #35 : 08 de Dezembro de 2010, as 09:38:10 » |
|
Bom pessoal então se eu fazer assim, pego o fio 12V e divido em vários e em cada ponta eu colocar um lm7809 será que funciona? pois a fonte informa que suporta 8 A então se eu ligar por exemplo oito 7809 será que vai funcionar sendo que em cada 7809 não irei ultrapassar os 1A ?
|
|
|
|
|
|
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
|
|
« Responder #36 : 08 de Dezembro de 2010, as 09:46:54 » |
|
Na fonte provavelmente não vá ter somente um 7812. Não vejo a necessidade de se usar 8A de corrente.
|
|
|
|
|
|
DARKSEK
Visitante
|
|
« Responder #37 : 08 de Dezembro de 2010, as 10:03:48 » |
|
Mas eu falo tipo o 7809 irá suportar a energia de entrada? qual é a entrada de energia máxima dele? pra eu não exceder o 7809 quanto consome um pedal(por alto para não haver problema) ?
|
|
|
|
|
|
Espanhol
Hand MasterMind
Obrigado
|
|
« Responder #38 : 08 de Dezembro de 2010, as 10:23:23 » |
|
Pelo que ví no datasheet, o 7809 aguenta uns 20v 1A.
A maioria dos pedais consome em média uns 200ma.
|
|
|
|
|
|
DARKSEK
Visitante
|
|
« Responder #39 : 08 de Dezembro de 2010, as 10:27:22 » |
|
Se ele aguenta 20V vai servir pois acabei de medir a fonte e ela está marcando 14V no fio de 12V
Mensagem Mesclada Ah só mais uma dúvida, como faço pra saber quantos mA tem um transformador?
|
|
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, as 10:29:20 por DARKSEK »
|
|
|
|
Sandino
Iniciante
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27
|
|
« Responder #40 : 08 de Dezembro de 2010, as 10:47:49 » |
|
Ah só mais uma dúvida, como faço pra saber quantos mA tem um transformador?
Se não vierem as especificações via fabricante o um modo que eu conheço é descobrir a bitola do cabo do lado de baixa e verificar qual a corrente máxima que ele aguenta. Normalmente esses cabos são dimensinados para suportar mais corrente que o transformador consegue suprir, dessa forma vc terá uma boa idéa de qual o máximo que ele podera suportar. Outra forma é por ensaio de temperatura, curto-circuito e circuito aberto. Com esses ensaios vc consegue todos os parâmetros do transformador e até analisar a qualidade do mesmo. Lembrando que os ensaios em transformadores são coisas não indicadas para leigos pois corre-se riscos de choques elétricos e de queimar o transformador.
|
|
|
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." Isaac Newton
|
|
|
DARKSEK
Visitante
|
|
« Responder #41 : 08 de Dezembro de 2010, as 10:52:39 » |
|
Ah só mais uma dúvida, como faço pra saber quantos mA tem um transformador?
Se não vierem as especificações via fabricante o um modo que eu conheço é descobrir a bitola do cabo do lado de baixa e verificar qual a corrente máxima que ele aguenta. Normalmente esses cabos são dimensinados para suportar mais corrente que o transformador consegue suprir, dessa forma vc terá uma boa idéa de qual o máximo que ele podera suportar. Outra forma é por ensaio de temperatura, curto-circuito e circuito aberto. Com esses ensaios vc consegue todos os parâmetros do transformador e até analisar a qualidade do mesmo. Lembrando que os ensaios em transformadores são coisas não indicadas para leigos pois corre-se riscos de choques elétricos e de queimar o transformador. Você fala do lado que entra 110/220 ou a saída ?
|
|
|
|
|
|
DARKSEK
Visitante
|
|
« Responder #42 : 15 de Dezembro de 2010, as 09:21:09 » |
|
Bom pessoal procurei o LM7809 aqui onde moro e não achei mas queria saber qual a função dele, é apenas de transformar 12V em 9V ? e também é possível fazer a fonte com um transformador de 9V? pois eu tenho um aqui de 9V 0.2A, será que ele suporta um mini fuzz?
|
|
|
|
|
|
Marcos Câmara
Iniciante
Obrigado
|
|
« Responder #43 : 15 de Dezembro de 2010, as 09:36:54 » |
|
Suporta tranquilamente. A função do LM7809 é de também regular a voltagem corretamente. No seu caso depois da retificação provalvelmente vc terá mais de 9V, mas para o mini fuzz não tem problema.
|
|
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, as 09:38:25 por Marcos Câmara »
|
|
|
|
Chris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
|
|
« Responder #44 : 15 de Dezembro de 2010, as 09:41:19 » |
|
o LM7809 é um regulador de tensão o nome já diz o que ele faz se você tem ai um transformador 9v faça uma fonte com ele o segundario dele é como? 3 fios, 2 fios? se for de 3 fios você vai precisar de 2 diodos 4007 1 eletrolitico de 1000uf por no minimo 16 volts e um resistor de 1k se for de 2 fios você vai precisar de 4 diodos só que esse fonte é a simples o adequado seria uma estabilizada e filtrada tambem da pra regular usando o zener mas eu não sei calcular o resistor que usa junto com o zener então passo pra quem souber explicar
inverte o desenho ai e desenha a mão mesmo
|
|
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, as 09:50:22 por Chris »
|
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
|
|
|
|