Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Novembro de 2024, as 20:34:43

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre fonte  (Lida 27349 vezes)
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #60 : 07 de Janeiro de 2011, as 22:09:01 »

Voçê tem que ir testando até achar uma voltagem que o regulador suporte. Vá medindo as tensões dos secundários, dá pra fazer com dois e três fios no secundário, mudando a retificação. É dificil ajudar sem saber oque voçê tem pra usar. Onde voçê mora?
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
DARKSEK
Visitante
« Responder #61 : 07 de Janeiro de 2011, as 22:18:06 »

Mas o problema é achar o regulador aqui, moro em salvador BA
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #62 : 07 de Janeiro de 2011, as 22:23:34 »

Mas o problema é achar o regulador aqui, moro em salvador BA
Caramba na Capital do estado não tem nenhuma loja de eletrônica que venda um reguladorsinho de tensão? Em que País estamos menino...rsrsrsr.....

Me manda o endereçopor MP que se não ficar muito cara pra mandar eu te envio um!

Mensagem Mesclada
Dá uma lida nesse artigo aqui que ajuda bem Wink
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74:transformadores-estabilizados-para-pedais-9v&catid=31:fontes&Itemid=46
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, as 22:43:44 por Espanhol » Registrado

gilbertgawan
Visitante
« Responder #63 : 14 de Janeiro de 2011, as 09:53:44 »

Opa, pessoal! Frequento o forum a certo tempo já, mais essa semana decidi fielmente que vou voltar a estudar firme.
Desde segunda tenho lido muito por aqui sobre fontes e tenho algumas duvidas.
Vamos lá:

Todo transformador sem CT preciso usar retificaçao completa em ponte ?
Como calculo o valor do capacitor que vem apos a retificação ?
Apos esse capacitor sempre vou ter que usar outro com 100nf para filtrar as altas frequencias ?

No artigo postado acima  quando começa a parte:
A utilização de transistores em reguladores de tensão é bem fácil de ser dimensionada..."
Li varias vezes, não sei se foi falta de atenção, mas... qual a real função do transistor depois do regulador ?
No mesmo paragrafo o autor fala que usa um dido zener para estabilizar a tensão na base do transistor, mais eu ñ vejo esse zener no esquema.

E nessa parte:

Deste modo, podemos levar a tensão de saída da fonte da tensão nominal do LM78XX até o dobro. O resistor de 1K é para termos carga no LM de modo que a tensão não aumente e, ao desligarmos, o filtro que está após o regulador de tensão seja descarregado.

Essa parte eu praticamente não entendi nada.

Pela minha lógica, quando  a fonte e desligada os capacitores vão se descaregar, certo ?
Como não há ddp a descarga dos capacitores pode ir em direção "contraria". No lugar do resistor de 1k ñ deveria ter um diodo para proteger o CI contra essa carga de "direção contraria" ?

O autor fala em elevar a tensão do Ci ao dobro. Em certa parte do artigo ele fala que "LM7805 pode fornecer uma tensão de 5 a 15V" esse dobro seria elevar o tensão do Ci a 30v ?

Mais como acho que minha lógica não esta certa, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... como que funciona o resistor de 1k ? e aquele capacitor de 100nf no pino 2 do CI seria para filtrar altas frequencias t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) ?
Desculpe tantas perguntas, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... Mais como aqui é a area do iniciante   Smiley
Desde já, muito obrigado a todos.
Abçs.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #64 : 14 de Janeiro de 2011, as 11:10:50 »

Vou anexar essa apostila que vai te ajudar a responder algumas de suas perguntas
Seja benvindo
Americana-SP
gilbertgawan
Visitante
« Responder #65 : 14 de Janeiro de 2011, as 13:07:39 »

mrmagoo
Obrigado, cara.
Fim de semana vai ser produtivo, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Mensagem Mesclada
Bem... li o arquivo e ainda restam algumas dúvidas.

A tensão de ripple. Ali diz aproximadamente 10% de Vdc peak. Mais o que é exatamente esse "peak-to-peak ripple voltage" (flutuações da tensão pico a pico).

O que é V nom e V low line ?

E na parte de calcular o valor dos capacitores de filtragem...

Na formula C= IL / delta V * 0,06

IL é o valor da corrente depois da retificação?
delta V e o valor de "peak-to-peak ripple voltage" que eu ñ sei calcular, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
e o 0,06 é contante.

No ultimo exemplo dessa formula:
C= IL / delta V * 0,06.

Os valores são:
IL = 3A
ΔV = 4 Vp-p

o resultado no documento é 4500 uF
e meu resultado é 0,045 F
1F = 1.000.000 uF (certo) ?
Então o resultado não seria 45000 uF

O que estou fazendo de errado ?

Agora vem o que aprendi.

Circuitos em ponte não precisam de CT e aproveitam todo o secundario do transformador.
Tem uma queda de tensão maior. Portanto, em um projeto de baixa tensão o uso de onda completa  e transformador com CT é recomendado.

A tensão de entrada do regulador de tensão deve ser 3v ou maior de seu valor de saida.

Capacitores e diodos devem ser dimensionados com 2 ou 3x o seu valor de trabalho.
Quanto menos o capacitor esquentar, maior sua vida util.

No meio tempo em que estava lendo esse documento. Fui ler sobre  "choke input filter" (LC)  (transformadores de choque ?). Como não sei ingles, fui pelo google tradutor mesmo, que ñ ajuda muito :/
Pelo que entendi, LCs são mais recomendados quando se trabalha com correntes muito elevadas. Isso é correto ?
Vou ler mais sobres  "choke input filter".
Desculpe o texto enorme, mais só vou começar montar meus pedaizinhos quando já estiver olhando pra um esquema e entendendo corretamente.

Por inquanto é isso.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!
Abçs.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, as 16:10:42 por gilbertgawan » Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #66 : 16 de Janeiro de 2011, as 10:42:14 »

Bom pessoal estava dando uma olhada no meu "estoque" e achei uma tv de 5" que está funcionando apenas o rádio, na tv a imagem sai bem ruim e dei uma olhada no transformador dela e tinha escrito 12V 50W , tem apenas dois fios pretos no secundário, é possível saber quantos A ele suporta?

Mensagem Mesclada
Ah um transformador de nobreak tem alguma utilidade ?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, as 10:44:31 por DARKSEK » Registrado
mrmagoo
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #67 : 16 de Janeiro de 2011, as 13:12:28 »

gilbertgawan

Desculpe não poder "andar" contigo, mas estou completamente sem tempo.

Dá uma olhada nesses sites

http://www.zen22142.zen.co.uk/Design/dcpsu.htm

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/electronic/powercon.html#c1
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, as 13:24:01 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
diegofirmino
Colaborador

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63

!!!

« Responder #68 : 20 de Fevereiro de 2011, as 02:22:53 »

é possível ligar vários... 3 ou 4 LM7809 à saída de 12V ? ou é preciso algo mais?

Estou pensando em usar uma fonte de pc para ter 12V e 9V

Uma dúvida de quem não entende nada de eletrônica, se o pedal for positive ground eu posso transformar o -12V em -9v e usar neste pedal?

valeu!
Visitante
« Responder #69 : 13 de Março de 2011, as 17:20:17 »

Opa, pessoal! Voltei aqui pra encher mais um pouco, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Eu to precisando baixar a tensão de uma fonte de 9V (que marca 12V no meu multimetro) para 1,5 V (pilha AAA) pra usar em meu mp3.
Medi uma pilha nova AAA e deu 1,7V.
Foi testando uns resistor... Pequei um resistor de 1M2  e coloquei no positivo da fonte e a tensão foi pra o mesmo resultado.
Não cheguei a testar, mais eu poderia ligar o mp3 nessa fonte ?

O que eu to com dificuldade é para o calculo bater com  a medição.
O calculo para se obter a tensão é U= R.I (certo ?)
minha resistencia é de 1M2
A corrente da fonte é 0,5 A

O resultado não seria U = 600000 ? o.O

Estou errando na conversão de unidades ?
Os valores de resistencia e corrente seriam esses mesmos ?

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #70 : 13 de Março de 2011, as 18:46:48 »

A fórmula está certa. U=R.I

Mas, acho que no seu caso, A corrente que entraria na fórmula seria a que o aparelho consome e não a que a fonte fornece.

Se com o resistor de 1M2 a tensão caiu pra 1,7V pode ligar o aparelho sem problema.

O correto ao meu ver seria voçê colocar um regulador 7805 na saida da fonte e colocar um outro resistor pra chegar aos 1,5V.
gilbertgawan
Visitante
« Responder #71 : 13 de Março de 2011, as 20:27:56 »

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Espanhol

Aqui onde moro é muito dificil achar algum componente pra comprar. Mais vou arriscar, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Sera que ñ é perigoso esquentar muito o resistor ?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #72 : 13 de Março de 2011, as 21:05:12 »

Você pode usar um estabilizador a transistor, com três diodos em série com os anodos para a massa como zener.  Com a queda de tensão entre a base e o emissor do transistor, mais a referência dos diodos, você vai ter 1,4 volts na saída.
gilbertgawan
Visitante
« Responder #73 : 16 de Março de 2011, as 18:11:08 »

Adiel
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Assim que receber vou na cidade vizinha e ver se consigo alguns componentes.
Pode ser qualquer tipo de transistor e diodo ? E como assim para a "massa" ?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #74 : 16 de Março de 2011, as 19:15:57 »

Alguma coisa parecida com isso.  Se o transistor esquentar muito, você pode colocar um resistor em série na entrada, para cair um pouco a tensão, e usar um dissipador de calor.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: