Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Novembro de 2024, as 20:48:19

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre fonte  (Lida 27351 vezes)
DARKSEK
Visitante
« : 01 de Dezembro de 2010, as 12:37:09 »

Bom pessoal eu estou com uma dúvida sobre fontes,
minha dúvida é a seguinte como tenho lido bastante o pessoal diz que pra ligar coisas tipo pedal, pré amp, e power amp é necessário o uso de uma fonte retificada por tanto não pode ser usado apenas o transformador, aí eu pensei se pode ser usado fonte de computador tipo AT ATX
pois eu tenho várias a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) que quando consigo recupero mas, só pra constar a fonte distribui energias de 3,3V 5V
12V  -5V  -12V e GND.
bom minha dúvida é essa.  Guitarrista Guitarrista
Visitante
« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2010, as 13:03:28 »

Cara se a fonte for atx ta valendo , devendo verificar os amperes de cada saida, pois a placa  de PC recebe diferentes voltagens em cada terminal, meu amplificador e alimentado com a saida de 12 v, não precisei fazer nenhuma modificação, basta apenas lifar um resistor na saida 5 v se não a fonte não liga
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2010, as 13:04:53 »

Até daria sim mas,
para usar em pedais você deverá ligar um CI 7809 na saída de 12+ e GND, assim no pino 3 dele, terá os 9V
Visitante
« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2010, as 16:46:02 »

Dá sim cara, se obtiver a tensão desejada, só tome cuidado com a corrente...
Visitante
« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2010, as 17:52:50 »

Cara se a fonte for atx ta valendo , devendo verificar os amperes de cada saida, pois a placa  de PC recebe diferentes voltagens em cada terminal, meu amplificador e alimentado com a saida de 12 v, não precisei fazer nenhuma modificação, basta apenas lifar um resistor na saida 5 v se não a fonte não liga
cara desculpe minha ignorância mas o que é isso (lifar) ?

Mensagem Mesclada
Até daria sim mas,
para usar em pedais você deverá ligar um CI 7809 na saída de 12+ e GND, assim no pino 3 dele, terá os 9V
Valeu aí por me informar isso(eu ia perguntar sobre como obter 9 V) valeu.  Guitarrista Guitarrista

Mensagem Mesclada
eu tenho outra dúvida como o Marcos disse sobre o CI mas além da voltagem o que mais é preciso modificador tipo amperagem ou algo ?
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, as 17:56:06 por DARKSEK » Registrado
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2010, as 19:30:07 »

cara desculpe minha ignorância mas o que é isso (lifar) ?

acho que ele quis dizer ligar
deve ser pressa  Cheesy o g é do lado do f mesmo
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Audrec
Visitante
« Responder #6 : 02 de Dezembro de 2010, as 14:39:00 »

eu tenho outra dúvida como o Marcos disse sobre o CI mas além da voltagem o que mais é preciso modificador tipo amperagem ou algo ?
[/quote]

Não cara, a corrente só é consumida de acordo com o pedal, por exemplo, você tem uma fonte de 1 A e liga um pedal que consome 300mA nela, ainda vão sobrar 700mA para ligar em outras coisas e seu pedal funcionará normalmente. Só tome cuidado para não ligar mais do que a fonte aguenta, por exemplo, tenho algo que consome 1,2 A e ligo numa fonte de 1 A, daí você vai tirar uma foto  Cool
Visitante
« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2010, as 20:00:46 »

Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Cara não me fale uma coisa dessa não que eu faço
já estou acostumado a tirar foto, mas valeu pela explicação, eu tenho outra dúvida, é possível medir por exemplo  se a fonte é de 600ma ou algo assim pelo multimetro ? (tanto faz tenho o digital e analógico)   Guitarrista Guitarrista

Mensagem Mesclada
Bom galera além dessa ultima eu estou com outra dúvida também sobre fontes, minha dúvida é a seguinte o projeto da fonte para pedal mostra que o transformador possui três fios, nos transformadores que tenho aqui em casa tem apenas 2 é possível fazer a fonte com eles?   Guitarrista Guitarrista
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, as 20:55:33 por DARKSEK » Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #8 : 03 de Dezembro de 2010, as 22:44:58 »

Então cara, para medir corrente pelo multimetro você tem que colocar ele em série no circuito, ou seja, vai ter que ligar alguma coisa ai para medir. Na questão digital/analógico sem problemas, só tome cuidado com a polaridade no multimetro digital, ponta de prova positiva sempre mais próxima do positivo, se inverter o ponteiro vai tentar ir onde não pode  Grin
Quanto ao transformador, o teu não possui center tape, que é o meio dos enrrolamentos do transformador, uma vez liguei sem num circuito que pedia e funcionou, agora não posso te dizer se todos funcionam...
Boa sorte ai cara.
Visitante
« Responder #9 : 03 de Dezembro de 2010, as 23:12:10 »

Vc esta falando deste projeto? http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/fonte9v/pdf/fonte9v_v1-1.pdf
Se for, o que vc precisa fazer é um retificador de onda completa no lugar do meia onda que tem ai e substituir... Ou seja no lugar dos diodos D1 e D2 vc vai colocar 4 como aqui: http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74:transformadores-estabilizados-para-pedais-9v&catid=31:fontes&Itemid=46

[]'s

Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Cara não me fale uma coisa dessa não que eu faço
já estou acostumado a tirar foto, mas valeu pela explicação, eu tenho outra dúvida, é possível medir por exemplo  se a fonte é de 600ma ou algo assim pelo multimetro ? (tanto faz tenho o digital e analógico)   Guitarrista Guitarrista

Mensagem Mesclada
Bom galera além dessa ultima eu estou com outra dúvida também sobre fontes, minha dúvida é a seguinte o projeto da fonte para pedal mostra que o transformador possui três fios, nos transformadores que tenho aqui em casa tem apenas 2 é possível fazer a fonte com eles?   Guitarrista Guitarrista
Visitante
« Responder #10 : 04 de Dezembro de 2010, as 05:27:49 »

Valeu audrec

Alfredo valeu aí pela explicação, mas você pode tirar só mais uma dúvida ?

eu olhei a imagem mas ela não diz as polaridades do transformador então pode ligar com qualquer um dos dois ?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #11 : 04 de Dezembro de 2010, as 06:14:02 »

Valeu audrec

eu olhei a imagem mas ela não diz as polaridades do transformador então pode ligar com qualquer um dos dois ?
Transformador não tem polaridade DARKSEK. Ele passará a ter polaridade após a retificação.

Fique atento pra não inverter primário e secundário.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
DARKSEK
Visitante
« Responder #12 : 04 de Dezembro de 2010, as 06:18:25 »

Valeu pela informação espanhol

sobre o primário e secundário eu presto atenção nisso, quando tiro os transformadores eu sempre marcos com algo que não saia facilmente.   Guitarrista Guitarrista
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #13 : 04 de Dezembro de 2010, as 06:28:39 »

Isso é bom! Continue à ter muita atenção sobre isso, pois se voçê inverter, terá a tensão de rede do outro lado do transformador.,(127 ou 220).

Pra voçê enterder melhor quanto à polaridade, procure algo pra estudar sobre "Tensão AC e DC" Voçê vai entender e tirar muitas dúvidas. Abraços!!!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
alfredo
Visitante
« Responder #14 : 04 de Dezembro de 2010, as 11:04:32 »

Valeu audrec

Como já disseram ai não há polaridade no secundário do transformador é uma tenção AC (ou em português CA corrente alternada) isso quer dizer que a polaridade fica invertendo, em um instante um fio é o + e em outro ele é o -, exatamente o contrário do outro fio, aqui no Brasil isso acontece 60 vezes por segundo, por isso que vc ve por ai que os aparelhos são para 60Hz. E é para isso que serve os diodos, ele vai jogar o fio que estiver positivo (+) em um determinado momento para o lado positivo do seu circuito e o negativo (-) para o outro lado do circuito.

[]´s
  Imprimir  

Ir para: