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Autor Tópico: Amplificador para ser levado a sério!  (Lida 6256 vezes)
fovb
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« Responder #15 : 26 de Novembro de 2010, as 08:04:03 »

Eduardo, por falar em imersão, tenho uma 6L6 aqui com uma capa metálica, quem me deu disse que quando imersa em óleo gerava X watts. Como faço pra trabalhar com ela? Existe alguma literatura a respeito?



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« Responder #16 : 26 de Novembro de 2010, as 18:32:38 »

Eduardo, por falar em imersão, tenho uma 6L6 aqui com uma capa metálica, quem me deu disse que quando imersa em óleo gerava X watts. Como faço pra trabalhar com ela? Existe alguma literatura a respeito?





Cara meu amplificador usa duas dessas (na verdade a nomenclatura correta dessa válvulas ai é 1614) e eu NUNCA ouvi falar disso de imersão em óleo.Pra mim isso é balela...

Se ela estiver funcionando bem você está com uma bela válvula em mãos porque ela é de fabicação militar e entre outras qualidades dura mais que as comuns.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, as 18:34:54 por bossman » Registrado

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« Responder #17 : 27 de Novembro de 2010, as 15:05:53 »

Oi Pessoal

Vamos falar um pouco da história das válvulas. As primeiras válvulas de alta potência compacta 6L6 eram todas com invólucro metálico. A razão para isso é que não se tinha na época tecnologia para fazer um vidro que resistisse a temperatura. Outra razão era para o uso militar. Válvulas com invólucro de vidro são mais frágeis! Mas o uso militar para as válvulas metálicas parou na Segunda Guerra Mundial, com o aparecimento das válvulas com soquete miniatura e vidro mais grosso.

O invólucro metálico continuou em uso em alguns tipos específicos de válvulas, onde era necessária uma blindagem ou resistência a alta temperatura.

As primeiras 6L6 foram lançadas no mercado como uma evolução do tipo 42. Uma versão compacta da 807. A 807 é uma válvula para transmissão, mas rapidamente foi adaptada para áudio de alta potência, como o amplificador deste tópico.

O invólucro metálico é difícil de ser produzido e a inspeção do vácuo é mais trabalhosa que numa peça de vidro. Logo surgiram versões da 6L6 com invólucro de vidro, resistente a temperatura, com o código 6L6G. O G no código da maioria das válvulas americanas serve para distinguir do tipo metálico (G de glass).

Os diversos fabricantes continuaram a introduzir pequenas modificações no projeto da 6L6G para conseguir uma melhor dissipação de placa, suavidade das curvas, durabilidade e assim por diante. Hoje quando se aprimora um produto, é usual lançar no mercado com um número indicando a versão, devido à grande influência que temos da indústria de software. Assim temos editores de texto 1.0, 1.1 2,0 3.5 e assim por diante. Na época das válvulas havia uma grande influência da indústria automobilística. A exemplo do que fazia Henry Ford, as versões mais novas da 6L6G foram batizadas de 6L6GA, 6L6GB e 6L6GC. Também existem as 12AX7A e 12AX7B pela mesma razão.

Por isso que hoje temos a 6L6GC como tipo dominante no mercado. Os fabricantes continuam a colocar modificações no projeto e por letras no final do código. Assim temos as 6L6WXT, 6L6GC+; mas todas são basicamente a mesma coisa.

A má notícia para os felizes proprietários das 6L6 com invólucro metálico é que essas são o tipo original da década de 1920. Elas têm uma dissipação de placa menor e perdem feio num teste de comparação com as modernas 6L6GC.

No caso da peça da foto, é uma 6L6 e não 1614. A 1614 é uma válvula de transmissão. É uma outra versão mais branda da 807 e tem parâmetros próximos a 6L6 podendo ser usada em seu lugar. Eu não esperaria uma resposta muito diferente dela do que de uma 6L6 normal.

Sei que existem válvulas refrigeradas a água e a ar, mas até onde eu sei a única coisa elétrica refrigerada a óleo são os transformadores de força de alta tensão. Na mina opinião, essa coisa de válvula imersa em óleo é conto da carochinha.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, as 08:28:15 por Eduardo » Registrado

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« Responder #18 : 27 de Novembro de 2010, as 17:39:01 »

Ótima explicação Eduardo. Parabéns... quanto ao amp, apenas uma palavra para tentar expressar o que pode ser visto: Surreal!

Eu nem imagino quantos alto falantes precisam ser ligados e o tamanho real dos transformadores para aguentar aquela monstruosidade ... show de bola... Depois de ouvir em Salvador que não se vendia mais válvulas, percebi que está voltando a ser utilizada com força total quando vi que até o submarino tem delas pra vender (caras), mas tem.

Será que vai haver super amps como estes com válvulas? Será que agora aprimoram a coisa para que seja menor e com potência?

Bem... isso é coisa para o incerto futuro... mesmo assim, surreal este amp. Isso me lembra seu Donizildo com Donizete gritando nos ouvidos e estourando o tímpano do veio. Imagina isso ai topado? Temos a sensação de que valvulado é potência dobrada... imagina isso na orelha. hehe
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« Responder #19 : 28 de Novembro de 2010, as 18:42:30 »

Muito boa a aula Eduardo ! Quem sabe sabe. Bravo

Mesmo a 1614 sendo uma válvula direcionanda a transmissão eu uso-as aqui no meu amp e tem um som muuuitíssimo bom! Mandei vir dos EUA uma m audio pra eu começar a gravar uns samples de coisas que montei aqui inclusive esse amp com elas, vai demorar um pouquinho mas quando chegar com certeza posto uns sons desse amp. aqui. Abração
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, as 18:45:35 por bossman » Registrado

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« Responder #20 : 29 de Novembro de 2010, as 13:52:44 »

 Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
quer dizer que esse monstro ai é só o power?Huh?
Dá pra plugar os instrumentos dumas dez bandas nele ... _
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