Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 18:27:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Yerasov Delay DM-5 - Layout  (Lida 169974 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #285 : 24 de Janeiro de 2013, as 01:07:30 »

Melhor medir a tensão em um e outro antes de trocar a CI. Vai que queima a CI do bom ligando no primo...

A vantagem de ter 2 é essa.

Para não ter risco é melhor testar os integrados do ruim no bom, que se ele continuar bom, não é problema dos integrados.


Registrado
Tomati
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11


« Responder #286 : 03 de Fevereiro de 2013, as 02:03:41 »

ola amigos..

Montei 2  dm-5, um ta maravilhoso, perfeito, aquele da placa grande... igual a do original..

O outro  foi feito com o mesmo layout porem reduzi o comprimento das trilhas que iam até os fios.... e neste acontece o seguinte problema:

Chiado tipo cachoeira, mesmo que não se esteja tocando nada. Quando tiro diminuo o efeito abaixo de 70% o chiado  para,

Esse "ruído" vai aparecendo conforme os pots vão ficando perto do máximo.

Alguém poderia ajudar? obrigado!


Fala Gubterra,

Já tentou experimentar outros valores para o Rx?? De 220k até 1M??
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #287 : 03 de Fevereiro de 2013, as 17:02:46 »

Ja sim... na verdade o que funciona perfeitamente não tem rx.....
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #288 : 05 de Fevereiro de 2013, as 23:42:42 »

Reportando aqui.... hoje verifiquei que os dois dm-5 estão apresentando a cachoeira.... só que um bem menos que o outro.... pelo jeito ele é assim o que não me agrada nem um pouco... um da até pra usar sem incomodar tanto até o volume do amp chegar perto do maximo mas o outro não... na metade ja incomoda... 
O pessoal que montou nota essa cachoeira com volume alto no amp?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #289 : 06 de Fevereiro de 2013, as 00:30:21 »

Gubterra,

O pedal não apresenta "som de cachoeira" não.

Montei um com componentes convencionais (que o Gamal ganhou de presente) e outro 95% SMD (inclusive os PT's). E os dois soam da mesma forma.

Isso só acontece com os DM-5?

Como você disse que o problema aparece quando os potenciômetros estão perto do máximo, pode ser que os PTs estejam em seu limite. Lembra da modificação para repetições infinitas no layuout do tonepad? Se bem me lembro era mudar o valor de um resistor.

Dá uma verificada se não pode ser algo nesse sentido.

Pode ser, também, que os próprios PT's estejam com problemas. Tem um projeto (esqueci o nome) que é um chorus com o PT2399, mas não são todos os PTs que funcionam. Os meus aqui não funcionaram (segundo o que lí e que lembro, é algo relacionado ao 'start' do PT2399).

Se estiver batalhando nos pedais ha muito tempo, descanse um pouco e volte a eles depois com mais calma.

Ah, claro, verifique se os vilões não podem ser os próprios potenciômetros (todos sabemos as bombas que existem por ai).

Abraços e boa sorte.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #290 : 06 de Fevereiro de 2013, as 01:07:51 »

Gustavo trocando o chip PT de um para o outro ficou cachoeira?

Você usou que transistores? Estava ajudando um amigo a montar um pedal e os 3904 dele estavam bichados, depois de debugar tudo testamos um outro transistor e a cachoeira acabou.
Tente um 2N5088, coloque invertido porque ele é EBC e o BC550C é CBE.
Transistores ruins são a moda do momento no mercado brasileiro.

Por isso não troco meus Toshiba 2SC732 e 2SC2240 por nada.  Smiley
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 01:17:09 por felixmeirelles » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #291 : 06 de Fevereiro de 2013, as 11:52:07 »

Citar

Isso só acontece com os DM-5?

Como você disse que o problema aparece quando os potenciômetros estão perto do máximo, pode ser que os PTs estejam em seu limite. Lembra da modificação para repetições infinitas no layuout do tonepad? Se bem me lembro era mudar o valor de um resistor.

Dá uma verificada se não pode ser algo nesse sentido.

Oi Plautz só acontece com o dm-5 sim....  com o rebote por exemplo não acontece.... com relação ao resistor de limitação preciso ver qual é e tentar mudar o valor....

O som de cachoeira permanece mesmo que não se toque nada...

Citar
Gustavo trocando o chip PT de um para o outro ficou cachoeira?

Você usou que transistores? Estava ajudando um amigo a montar um pedal e os 3904 dele estavam bichados, depois de debugar tudo testamos um outro transistor e a cachoeira acabou.
Tente um 2N5088, coloque invertido porque ele é EBC e o BC550C é CBE.
Transistores ruins são a moda do momento no mercado brasileiro.

Oi Felix então ja tente trocar todods os cis e troquei os bc 550 por outros bc 550...  vou tentar trocar pos outros transistores... quanto ao pt infelizmnete não tenho sobrando aqui... to com 4.

Obrigado pela ajuda pessoal vo tentar o que vocês sugerirão depois eu reporto... abraço!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2013, as 09:42:58 por gubterra » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #292 : 06 de Fevereiro de 2013, as 13:36:13 »

Tem que trocar por outros transistores, tem empresa aqui no BR vendendo lotes inteiros de transistores problema comprados no mercado negro chinês.
Transistores que não passam nos testes de qualidade, são remarcados e colocados a venda.

Primeiro tente algum bom transistor como os 5088 mas lembre-se de inverter, porque ele é EBC e o BC550C é CBE.

Pode ser ainda Op-amps de lote ruim ou algum capacitor eletrolítico com fuga, coisas que acontecem com certa frequência.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 13:44:33 por felixmeirelles » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #293 : 06 de Fevereiro de 2013, as 16:46:39 »

A cachoeira vai aumentando de acordo com o delay.... e some com efeito no zero ou bem perto do zero.....
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #294 : 06 de Fevereiro de 2013, as 17:05:04 »

Sim, mas isso não tira a possibilidade de culpa de um transistor, capacitor eletrolítico ou Op-amp.

Porque conforme aumentamos o delay, aumentamos também a "carga" de saída, uma vez que o pulso sonoro atual se soma ao anterior.

Então se temos um transistor ou op-amp de um lote ruim, ou um eletrolítico aberto (ou ruim mesmo), na saída do delay teremos todo tipo de sujeira, principalmente com o efeito mais aparente, uma vez que a "carga" sonora será maior.

Os passos que eu faria:
Medir a alimentação dos PT.
Testar outros transistores de tipo diferente.
Testar outro op-amp de lote diferente.
Trocar todos os eletrolíticos por outros de outro lote ou marca.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 17:07:48 por felixmeirelles » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #295 : 06 de Fevereiro de 2013, as 17:43:31 »

não não tira não... to só reportando conforme os testes rsrsrsrsrsr  o primeiro foi o do resistor rx..... nada mudou.... botei um pot de 1 mega e fui tentando e nada.....

Com relação aos pts... eu coloco eles no rebot funciona de boa sem cachoeira com tudo no maximo.... ja tentei outro tl074 , posso tentar tl064? vou trocar os bc por 5088.....

Coloquei os 2n5088 e nada... mesma cachoeira....  os capacitores de 220n eu estou usando ceramico, pode ser isso?
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 23:00:38 por gubterra » Registrado
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #296 : 17 de Maio de 2013, as 20:26:07 »

Ressuscitando...
Depois de ter "esquecido" por uns tempos o meu DM-5, hoje resolvi voltar a ele. Consegui atenuar o 'som de cachoeira' com a utilização de capacitores de 0,1uF ao invés de 0.22uF nos terminais 7 e 8 dos dois PT2399 seguindo o mesmo modelo do Rebote Delay 2.5...ficou muito mais silencioso...agora só aparece o som de cachoeira com o pot de level no máximo
Registrado
nene_guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 3



« Responder #297 : 13 de Setembro de 2013, as 15:41:00 »

boas encontre uma pequena comparação entre o delay blue acho que seja o deep o rebot e o dm5
https://www.youtube.com/watch?v=OR7CbXuaWCI

Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #298 : 13 de Setembro de 2013, as 23:36:10 »

Aproveitando a ressureição do tópico, alguém mais montou os layouts do Tiarley (o maior e o Lite)? Estou querendo montar um e fiquei preocupado com os relatos de pop no Lite e os ruídos cachoeirísticos. Enfim, os PDFs do início do tópico são os atualizados?
Estou quase fazendo uma coleção de delays  Cheesy ; já montei o Rebote, o Zero Point, o Cave Dweller e estou muito interessado neste DM-5.
Obrigado.  Legal!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #299 : 13 de Setembro de 2013, as 23:51:57 »

Eu aconselharia montar os clones fies primeiro.  Undecided Undecided
Registrado
Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal