Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 18:36:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruido Amplificador 18watt Lite 2  (Lida 5911 vezes)
hudsoncl
Visitante
« : 17 de Novembro de 2010, as 21:41:48 »

Montei um valvulato 18watts Lite 2, mas está com ruído.
http://www.silvatone.bravepages.com/
Pelo RTA é possível ter uma ideia do que pode ser?

Uploaded with ImageShack.us

Visitante
« Responder #1 : 17 de Novembro de 2010, as 23:58:02 »

O ruído se está nos múltiplos de 60Hz. Como tem também a 120Hz, e 180Hz, o ruído é causado pela fonte de alimentação, pois só ela é que poderia gerar estas frequencias de ruído sem nada plugado.

Soluções:

1-Aumentar os capacitores do filtro.
2-Verificar se os fios que carregam o B+ estão bem posicionados
3-Utilizar fios blindados onde os sinal da guitarra passa
4-Utilizar um choke (este deve influenciar menos).

ALém da fonte de alimentação, a corrente dos filamentos também pode estar causando este barulho. Dependendo da diferença de tensão média entre os filamentos e as grades dos triodos, pode acontecer da valvula funcionar como um diodo, o que causaria também os múltiplos de 60Hz. Soluções:

1-Utilizar filamentos DC
2-Referenciar o terra dos filamentos a um valor DC maior que zero.

Cuidado ao utilizar a segunda opção. Há um valor máximo que se pode usar. Algo como 10V ou 20V (em relação ao terra do circuito) deve ser suficiente. Para gerar esta tensão, utilize um divisor de tensão no B+, mas filtrando com um capacitor bom a tensão desejada. Por causa do divisor de tensao, isso deve ser facil.

O segundo problema é bem menos provável. Tente resolver o primeiro, as chances de sucesso são maiores.

Flw.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #2 : 18 de Novembro de 2010, as 06:39:49 »

Montei um valvulato 18watts Lite 2, mas está com ruído.
http://www.silvatone.bravepages.com/
Pelo RTA é possível ter uma ideia do que pode ser?

Que tal algumas imagens de sua montagem. Aposto em loop de terra!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #3 : 18 de Novembro de 2010, as 09:55:59 »

hudsoncl, da uma olhada no meu topico de problemas com ruidos no meu 18w, o Eduardo ta me dando otimas dicas la.
Visitante
« Responder #4 : 18 de Novembro de 2010, as 22:24:14 »

Obrigado pelas respostas por enquanto.
Esse fim de semana vou estar sem tempo.
Na próxima semana começarei fazer os testes.

Valeu.

Mensagem Mesclada
hudsoncl, da uma olhada no meu topico de problemas com ruidos no meu 18w, o Eduardo ta me dando otimas dicas la.

Estava lendo seu tópico e lí isto.

"Não vi cabos blindados na montagem. Com certeza existe um desses fios funcionando como antena. É fácil saber qual é. Aproxime sua mão deles. O ruído vai aumentar quando você aproximar a mão do ponto que está captando. Quando tocar no fio que dá problemas, o ruído será muito alto."

Tem um local em que eu passo a mão em que aumenta o ruído (na fig. 2 estou com a mão próxima), vou desmontar o amp para ter acesso a fiação.

Então provavelmente a fonte do ruído é em algum fio?

Essa é a única foto que tenho por enquanto.

Uploaded with ImageShack.us

Valeu.

Hudson
« Última modificação: 20 de Novembro de 2010, as 13:22:40 por hudsoncl » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #5 : 20 de Novembro de 2010, as 20:45:48 »

nao da para saber, como o Eduardo disse pode ter "n" motivos para o ruido no amp, leia o topico todo e segue os procedimentos que ele passou la que voce conseguira identificar de onde vem o ruido.
Visitante
« Responder #6 : 23 de Dezembro de 2010, as 17:17:50 »

Fiz o teste de aterrar o pino 2 das EL84 e o ruído continuou.
Visitante
« Responder #7 : 23 de Dezembro de 2010, as 19:14:10 »

Onde você comprou os transformadores?
Visitante
« Responder #8 : 23 de Dezembro de 2010, as 20:50:32 »

Onde você comprou os transformadores?

http://www.audiolink.com.br/audiolink/transformadores.htm

Mensagem Mesclada
Eu notei que aumentava o ruído quando eu aproximava a mão dos jacks de entrada, pelo lado interno do amplificador.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, as 20:52:44 por hudsoncl » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #9 : 24 de Dezembro de 2010, as 13:15:17 »

esses fios que fazem barulho quando você aproxima o dedo você deve trocar por blindados e aterrar a malha.
Mas como voce aterrou as valvulas de power e o ruido nao parou provavelmente o ruido esta na fonte, posta umas fotos pra vermos.
Visitante
« Responder #10 : 27 de Dezembro de 2010, as 18:58:38 »

Já estou usando fio blindado.
Segue fotos. Essa semana estou de férias, pretendo refazer toda fiação. Mas já queria ter uma idéia do que pode ser essa fonte de ruído.

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2010, as 19:06:42 por hudsoncl » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #11 : 27 de Dezembro de 2010, as 20:38:03 »

Pelo menos você foi criativo, mas eu não usaria esta "tecnologia" em um amp de palco, que você usa todos os dias, transporta, etc.

Usar este tipo de montagem favorece a você ter uma fiação infernal, como a que você está usando. Experimente usar pontes de terminais e fios soldados. Veja alguns exemplos de outras "tecnologias":

http://www.eletronika.net/wp/tecnica-montagem-circuito-eletronico

Claro, você pode fazer funcionar deste modo, mas eu acho um pouco perigoso, com as tensões envolvidas usar esta técnica. Veja bem, por exemplo, eu só uso KREs para testes, depois na montagem final, eu uso solda mesmo.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #12 : 27 de Dezembro de 2010, as 22:49:04 »

Hoje eu quase comprei desses kre's mas ia colocar por fora do chassi nas ligaçoes dos transformadores, para poder trocar com facilidade (para fins de teste), mas o preço de 0,70 cada nao me animou, no meu 18w eu usei aquelas placas com furaçao em ilha e uns pininhos... nao sei o nome, ta ali na imagem, tirei eles do suporte e usei como turrets, ficou legal.

Faz o layout do site 18w e elimina esses fios que estão "sobrando"  Cheesy
Visitante
« Responder #13 : 27 de Janeiro de 2011, as 22:24:01 »

Tive que comprar algumas coisas na Altana pois não encontrei na minha cidade.
Já está melhor, fios mais finos e usei ponte de terminais.

Não estou lembrado como fiz na primeira vez, mas parece que tem algumas diferenças entre o wiring diagram e o esquema.
Se puderem me ajudar, deem uma olhada nos potenciometros, J2, e outros.

http://www.silvatone.bravepages.com/18%20Watt%20Lite%20II/Pdf/18%20Watt%20Lite%20II%20Wiring.pdf
http://www.silvatone.bravepages.com/18%20Watt%20Lite%20II/Pdf/18%20Watt%20Lite%20II%20Turret.pdf
http://www.silvatone.bravepages.com/18%20Watt%20Lite%20II/Pdf/18%20Watt%20Lite%20II%20Schematic.pdf (página 2)
Visitante
« Responder #14 : 04 de Fevereiro de 2011, as 11:24:00 »

Fiz toda instalação novamente e continuou o mesmo ruído.
O ruído aumenta quando coloco a mão perto do cabo blindado por tras dos jacks de entrada.

Imprimir  

Ir para: