Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 00:29:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TDA 2050 (Construção do Amp)  (Lida 63105 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #105 : 10 de Maio de 2012, as 19:42:48 »

A referencia de 25V no datasheet é feita em laboratorio, com equipamentos acima de top assim por dizer, com precisão altissimas, onde inclui ate fatores termicos do ambiente, por isso em muitos datasheets consta ate a temperatura ambiente.
Nem se compara estes equipamentos aos multimetros mais top do mercado, quanto menos  com multimetros mais profissionais, e menos ainda os populares, que nao tem uma calibraçao tao precisa.

Por isso o certo é manter  a margem de tolerancia.
Vamos levar em conta tambem, que 25V é o maximo absoluto, e em componentes originais, e temos muita pirataria neste meio.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #106 : 10 de Maio de 2012, as 19:54:14 »

Se a fonte tem essa tensão sem carga pouco acima da suportada pelo TDA, com carga ela deve ficar dentro dos limites (como você mesmo citou). Não deveria entrar em curto. E se entrasse em curto, levava junto os diodos da fonte (e/ou fusíveis - tem não tem ?).  O TDA já devia estar com defeito (comum, pois aqui no Brasil só chega refugo de semicondutor). Além disso ele tem proteção contra curto e desligamento térmico. Na datasheet tem um desenho de um dissipador adequado pra 12W de dissipação e ele tem 6cm de comprimento e cheio de aletas. Pra 20 ou 30W, precisa ser um senhor dissipador.

Se é só por 0,6V de excesso na fonte, o melhor jeito é mesmo colocar mais diodos no caminho. Na retificação, onde você tem 1 diodo , use dois em série, basta levantar uma perna do que existe (são 4), soldar o outro diodo nela e enfiar o terminal do novo diodo na ilha. Nem fica tanta gambiarra assim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #107 : 10 de Maio de 2012, as 20:07:30 »

Leu meu post anterior?
A questão da fonte nao deve ser vista dessa forma, e sim, deve ter o maximo absoluto sem carga.
  ...O TDA já devia estar com defeito (comum, pois aqui no Brasil só chega refugo de semicondutor). Além disso ele tem proteção contra curto e desligamento térmico.
Se o que chega no Brasil é a "raspa do tacho", esta claro que nao suportará as mesmas da primeira linha.

Sobre a proteçao contra curto e termica...
A termica funciona.
A contra curto... abre o volume, da um curto nos dois fios que vai para o falante.
Vê se vai funcionar!
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #108 : 10 de Maio de 2012, as 20:32:45 »

Eu estava escrevendo quando você já tinha postado a mensagem. Mas é isso mesmo, aqui nem a raspa do tacho chega, é só a lambida do tacho, então nada que esteja escrito na datasheet vai garantir que funcione igual nos refugos.  Bom, ele não disse que o TDA pifou, só escreveu que ele entrou em curto. Isso deixa dúvidas se ainda funciona ou não (a menos que curto queira dizer que virou um fio condutor - que eu acho a hipótese mais provável).
Se pifou, já era mesmo, então no próximo, é melhor ficar bem abaixo dos limites como o Amorin disse.  Outra coisa que me ocorreu é que os 25.6Vdc medidos não significam uma tensão contínua lisinha e reta, mas a média do ripple (ondulação), então pode ser que o pico seja mais do que 26V.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #109 : 10 de Maio de 2012, as 22:40:54 »

kem
Sim, eu isolei a carcaça TDA do GND. A carcaça dele é ligada ao V- da fonte. Usei falante de 8ohms.

GrAmorin
Lidar com componentes falsos ou não confiáveis é complicado né. Brasil é isso ai.
A proteção termica é mais um alarme audivel do que qualquer outra coisa. Quando um CI desses TDA esquenta muito ele racha o som, ai agente acaba tendo que diminuir o volume pra proteger os ouvidos e assim acaba também salvando o CI.

xformer
Quando disse que o TDA entrou em curto significa que as linhas positiva e negativa da fonte e a da saida de falante entraram em curto entre si. Os pinos 3,4 e 5 do TDA estão em curto. Agora ele não funciona mais.  Sad
O dissipador usado é de processador de PC, segura um LM3886 tranquilamente, quem dirá um TDA.
Eu cheguei a ligar o amp e saiu som normal, inclusive medi +24,5 e - 24,5 na fonte com o amp ligado e funcionando. O que provavelmente ocorreu foi que a tensão da rede aqui varia bastante então pode ter ido a 131V (costuma variar de 123V a 131V) dai o transformador deu mais que os 18+18VAC e a fonte do amp foi a mais de 25V em cada rail dai queimou o CI.
Essa ideia de usar 8 diodos na retificação até que seria interessante mas isso reduziria quantos Volts no fim das contas?

Caso não haja nenhuma outra alternativa estou vendo que terei de reenrolar o transformador para 16+16VAC para poder utilizá-lo nesse amp.

Abraços!
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 23:02:09 por Rikrdo » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #110 : 10 de Maio de 2012, as 22:57:18 »

kem
Sim, eu isolei o TDA do terra. A carcaça dele é ligada ao rail negativo da fonte. Usei falante de 8ohms.

Negativo ou GND? Undecided

Tome cuidado com esses termos principalmente em fontes simétricas, pois neste caso eles têm significados distintos!

Abraço!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #111 : 10 de Maio de 2012, as 23:01:22 »

Lamer
Ligado ao V- da fonte. Obrigado pela observação.

Abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #112 : 11 de Maio de 2012, as 02:06:20 »

Eu estava escrevendo quando você já tinha postado a mensagem. ...
Ta explicado.
É muito comum achar que a tensao maxima é com base na tensão da fonte, sem carga.
Nao é desta forma que o fabricante analisa.
O componente é analisada da seguinte forma:
Aplica uma determinada tensão, baixa... a menor possivel, vai aumentando, ate o componente comecar a funcionar de modo aceitavel e satisfatorio, neste ponto anota o valor minimo.
Vai aumentando a tensão... quando o componente atinge o melhor desenpenho possivel, anota-se como valor recomendado.
Continua aumentando a tensão, a partir de certo ponto passa a perder o rendimento e passa a ser monitorado alguns fatores em especial, principalmente aquecimento e avarias do funcionamento (para nós pode parecer inutil estes dados, mas para eles fabricantes de de grande importancia, é a partir dai que desenvolvem componentes com melhores especificaçoes, como por exemplo componentes militares e componentes de maior precisão).
Em dado ponto o componente queima (entra em curto), ai neste ponto é que se marca o maximo absoluto.

O valor maximo absoluto serve para nos referenciar que o pico de tensão nao deve ser maior que aquele, e nao que aquela tensão seja a maxima usado na alimentaçao do mesmo.

Sobre a tensão que passa um pouco, tem que ser lembrado que neste caso aqui sao 2 tensões ao mesmo tempo que esta acima o que totaliza o dobro, ou seja se subiu 0,6V por exemplo, teremos 1,2V a mais no final.

Mesmo que fosse 0,6V a mais, poderia ser suficiente para causar danos ao CI, se pesquisarem sobre os antigos TTLs, vera que o funcionamento correto era com cravados 5V. Com 4,8V podia ficar instavel, com 5,1 ficava instavel, com 5,2 ele aposentava.
É o caso da gota d'agua que faz o copo transbordar...

Sobre a proteçao termica é o que o  Rikrdo  mencionou.
Mas o som rachado é apenas o começo... depois de certo tempo ele fica totalmente mudo (nao queimou, apenas acionou a protecao termica).
JA a proteçao contra curto é ate contraditoria alguns elementos e discussoes a respeito.
Esta proteçao nao proteje o CI caso voce der um curto nos dois fios da saida. Em certos caso ate protege, porque ao dar um curto tem um aquecimento aí entra a proteçao termica, mas se a fonte tiver certa voltagem e certa corrente, o "baque" do curto é mais rapido do que o acionamento da proteçao. Se der um curto nos fios da saida o CI queima, entra em curto, esta é a referida proteçao.  Huh?
O CI entra em curto para proteger o falante.
Suspeita o porque?
Um componente deste, basicamente tem um modulo que conduz do positivo a saida, e outro modulo que conduz do negativo a saida (apenas para ilustrar, é similar a um amp de alimentaçao simetrica).
Imagine que um dos modulos entre em curto..., teremos uma tensão DC (da alimentaçao) direta sob o falante, o que certamente seria prejudicial a ele.
Ai entra a proteçao, dando curto no modulo positivo quanto no modulo negativo, afim de "neutralizar a voltagem no pino da saida.

Mas isso que acabo de descrever tem contradicoes por parte de muitos, e em determinado ponto é considerado apenas como especulaçoes.

Por este motivo (do curto entre os modulos positivo e negativo) é que alguns powers melhor projetado adiciona diodos na saida, para dar uma reforçada, ou garantir a proteçao, ate alguns datasheetes mesmo tem esta ilustração..
Em certa epoca isso era chamado proteçao contra DC na saida, que por algumas circunstancias passou a ser assosiado a proteçao contra curto, o que tem uma pequena diferença entre si.

Está ai uma dica para o pessoal adicionar em seus projetos.
Registrado

dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #113 : 11 de Maio de 2012, as 08:45:29 »

Rikrdo, segue abaixo o link com alguns projetos de fonte utilizando reguladores de tensão. Acho que vc pode utilizar o circuito do item 7 ou do item 8. Talvez pelo custo e trabalho, compense mais trocar o transformador. De qualquer forma, segue a sugestão. Abraço.

http://www.newpic.com.br/addin/downloads//arquivos/2469Dez%20circuitos%20%FAteis%20com%20reguladores%20de%20tens%E3o%20da%20s%E9rie%2078xx.pdf
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #114 : 11 de Maio de 2012, as 09:27:49 »

Embora possa ter circuitos capaz de regular a voltagem com correntes altas, alimentar um power com tensao regulada nao é legal, causa instabilidades e afeta o desempenho do power amp.
É uma coisa que nao é recomendada, infelismente.
Registrado

Rikrdo
Visitante
« Responder #115 : 11 de Maio de 2012, as 15:55:48 »

dritav
Muito legal o material, será de grande utilidade em outros projetos, inclusive os modos dos item 1 e 2 eu sempre uso.
O item 7 ou 8 apesar de resolver o problema de baixar a tensão eles me propõem outro que seria espaço para colocar os reguladores e dissipadores para eles. Pesquisei sobre reguladores para 3 e 5A mas aí tem o custo deles + frete, pois aqui na cidade não tem estes reguladores.

Infelismente no fim de semana vou criar coragem e reenrolar o transformador.

Abraços e obrigado aos que responderam!
Registrado
geordan.braga
Visitante
« Responder #116 : 28 de Junho de 2012, as 19:13:46 »

usando um transformador de saida 15 + 15, quando meço na saída da fonte do layout que usa 2 tdas 2050, ta dando 40Vcc
é isso mesmo ?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #117 : 28 de Junho de 2012, as 19:24:18 »

Quais são os pontos da medição?
Registrado
geordan.braga
Visitante
« Responder #118 : 28 de Junho de 2012, as 19:35:08 »

tem esse aqui usando 2 tdas

montei por este layout aqui, e estou medindo onde tem o + e - na PCI.
ou seja, positivo de um cap. de 4700uF e no negativo do outro cap. de 4700uF
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #119 : 28 de Junho de 2012, as 19:57:15 »

Esta errado! Você esta pegando pico a pico! Faça a medição nos terminais de cada capacitor de 4700uF, depois diga quanto foi o valor da tensão neste ponto!

Abraço!
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal