Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Setembro de 2024, as 23:16:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TDA 2050 (Construção do Amp)  (Lida 62568 vezes)
geordan.braga
Visitante
« Responder #90 : 19 de Abril de 2012, as 13:38:58 »

Scorpion voce ja montou esse power stereo? se sim com qual transformador? p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não achei esse transformador de 17+17 de 4a, e qual outro transformador eu posso usar para substituir? Fiquei afim de ter algo assim para festas de aniversarios e confraternizações que minha familia faz aqui em casa.
Valeu
Poxa, da pra utilizar um transformador pra 3 A não ?
o que acontece se eu usar um de 3 ? não da a potencia maxima ou exige mais do transformador até ele queimar ?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #91 : 19 de Abril de 2012, as 14:21:14 »

Vai depender muito da tensão do transformador e da impedância do alto falante!

Na verdade, utilizar uma corrente menor que a recomendada pode super aquecer o transformador e  queimá-lo!

Mas quanto a usar um transformador de 3A já foi discutido na página anterior deste tópico!

Abraço!
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #92 : 20 de Abril de 2012, as 15:30:37 »

Um transformador 15+15 3a seria o suficiente para esse power estereo?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #93 : 20 de Abril de 2012, as 22:06:56 »

Se for só para alimentar o Power pode dar em cima! Tendo em vista que será 1,5A para cada TDA, na pior das hipóteses você pode perder um pouco de grave!

Abraço
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #94 : 20 de Abril de 2012, as 22:47:03 »

Lamer, mais uma dúvida, aqui no site teria o projeto de algum pré para ligar esse power no pc?
Não sei se é nescessário e sem tem algo a ver, mas a saida de som analógica da minha placa mãe tem sinal de 105dB.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #95 : 21 de Abril de 2012, as 20:32:24 »

Da uma olhada no datasheet do TDA2050 talvez no seja necessário!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #96 : 09 de Maio de 2012, as 21:22:49 »

Bom pessoal, montei o TDA2050 usando um transformador de 18,4+18,4VAC e um falante de 8ohms. Após a retificação e filtragem com o TDA ligado obtive +24,5V e -24,5V. Funcionou, mas após algum tempo ligado o TDA entrou em curto. Creio que seja devido a estar trabalhando bem no limite de tensão. Agora pouco com o TDA fora do circuito eu medi a fonte e obtive +25,6 e -25,6V, ou seja, realmente acima do suportado pelo CI.
Alguém teria alguma sujestão de como baixar essas tensões para algo perto dos 22V em cada rail da fonte sem ter de reenrolar o transformador?

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #97 : 09 de Maio de 2012, as 23:50:06 »

Uma sugestão seria utilizar regulador de tensão com transistor como booster de corrente.

http://www.jonasbairros.xpg.com.br/fonte%20simetrica%20regulavel.gif

https://www.google.com.br/search?q=fonte+sim%C3%A9trica+lm337&hl=pt-BR&safe=off&prmd=imvnsfd&source=lnms&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&ei=mSirT7LaDYn-9QTr86ga&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBoQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667
Registrado

Americana-SP
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #98 : 10 de Maio de 2012, as 09:48:25 »

Não tenho certeza se funcionará, mas penso que vc pode colocar mais um ou dois diodos em série em cada um dos diodos já existentes na ponte retificadora, assim vc teria uma queda de tensão de aprox. 0,7v por diodo, teóricamente a tensão diminuiria 1,4v (com um diodo em série), ou 2,8v (com dois diodos em série).
Abraço.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #99 : 10 de Maio de 2012, as 14:52:29 »

Se colocar um diodo em cada rail... diminuirá penas 0,7V para cada rail. Mas para se obter uma queda de tensão considerável, tem que utilizar muitos diodos, isto não é bom.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #100 : 10 de Maio de 2012, as 17:27:50 »

mrmagoo
Muito interessante o circuito apresentado. Mas eu queria uma coisa menos complexa, até porque um amp barato e de apenas 30W não merece uma fonte tão complexa e nem há espaço para montagem dela no chassi dele. (Staner Kute 20).

dritav
Lamer

Agradeço por lembrarem dessa solução dos diodos em serie. Eu até pensei em usar, mas cada diodo só baixa 0,7V então pra trazer as tensões para algo mais aceitavel para o funcionamento do amp eu teria de colocar pelo menos uns 4 diodos em série após a retificação normal, isso em cada rail, ou seja, gastariam 8 diodos de pelo menos 2A e digamos que ficaria uma coisa meio gambiarrada.

Aos que tiverem alguma outra solução mais "simples" eu agradeço muito, pois ter que reenrolar o transformador apesar de ser fácil não é nada agradável.

Será que usando resistores em série com os extremos do transformador antes da retificação eu conseguiria baixar a tensão pra algo em torno de +-16VAC em cada tramo? Assim obteria algo proximo de +-22VDC após a retificação. Quais seriam os valores e potencias de tais resistores?

Abraços!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #101 : 10 de Maio de 2012, as 17:31:10 »

Os resistores nao ficara legal.
A queda ficara oscilante conforme o consumo, e tem a questao da dissipaçao do resistor...
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #102 : 10 de Maio de 2012, as 18:07:57 »

Na datasheet do TDA2050 diz que as tensões máximas da fonte pra ele são +25Vdc e -25Vdc. 
Minha sugestão é:
Aumente o tamanho do dissipador de calor.  Use pasta térmica pra melhor transferência de calor. Use dissipador de alumínio anodizado (não o brilhante, e geralmente é preto).  Quanto mais aletas tiver melhor será o dissipador. Mantenha o TDA o mais frio possível, bem ventilado (se puder ligue um ventilador pequeno, como os de CPUs) e talvez ele aguente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #103 : 10 de Maio de 2012, as 18:20:38 »

GrAmorin
Poisé, esse era meu receio, quanto ao resistor precisar ser de alta wattagem.

xformer
A fonte em aberto está dando +25,6V e -25,6V (pouco acima do suportado pelo TDA). O dissipador que estou usando para o TDA está até superdimensionado pra ele. O CI entrou em curto por excesso de tensão mesmo, não foi por falta de dissipador, inclusive nem estava tocando nada na hora e ele estava frio.

Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #104 : 10 de Maio de 2012, as 19:18:13 »

Rikrdo, você isolou o CI do dissipador?
Caso não tenha, não deixou o dissipador encostar no terra né?

Caso tenho isolado e/ou não tenha encostado o dissipador no terra, usou falante de quantos ohms? Se usou 4ohms, pode ser esse o problema.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, as 19:21:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal