Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 17:18:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: porque amplificadores valvulados?  (Lida 22046 vezes)
flaviobei
Visitante
« Responder #60 : 26 de Janeiro de 2011, as 19:35:43 »

sábias palavras eduardo!
um amplificador bom, com um microfone bom, numa mesa boa, quase sempre custa menos que uma estrutura decente com uma bela interface pra gravação 100% digital
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #61 : 26 de Janeiro de 2011, as 21:23:49 »

Outra coisinha.....

A maioria aqui fala em amplificadores querendo dizer amplificadores para guitarra.
Aí um fala, " eu prefiro amplificador valvulado" querendo dizer: " eu prefiro amplificador valvulado pra minha guitarra" e o outro responde: "eu prefiro amplificador transistorizado" querendo dizer: "eu prefiro amplificador transistorizado para amplificar o som do meu I-Pod" e aí então a discussão fica inteligível...

virou Babel...
Registrado

Salto - SP
flaviobei
Visitante
« Responder #62 : 26 de Janeiro de 2011, as 21:27:52 »

Outra coisinha.....

A maioria aqui fala em amplificadores querendo dizer amplificadores para guitarra.
Aí um fala, " eu prefiro amplificador valvulado" querendo dizer: " eu prefiro amplificador valvulado pra minha guitarra" e o outro responde: "eu prefiro amplificador transistorizado" querendo dizer: "eu prefiro amplificador transistorizado para amplificar o som do meu I-Pod" e aí então a discussão fica inteligível...

virou Babel...

afinal existem amplificadores pra vários usos né?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #63 : 27 de Janeiro de 2011, as 05:52:57 »

Oi Pessoal

É exatamente este o ponto! Muita gente não se preocupa em deixar claro do que está falando e acaba criando confusão. Os amplificadores que eu monto são para reprodução. Ligo no CD player para ouvir Rick Wakeman, Chico Buarque e a Filarmônica de Berlim. Prefiro o resultado que consigo usando válvulas.

No carro eu tenho um transistorizado. Seria insano querer colocar válvulas no som do carro. É possível fazer isso e relativamente simples, mas sejamos razoáveis...

Mas o que mais pega é a confusão entre digital, transistor, analógico e válvula.

Quando o plástico entrou no mercado ele foi considerado um material de segunda categoria. Ninguém queria algo de plástico que parecesse plástico. Apareceram no mercado imitações de madeira feitas em plástico, imitações de couro, imitações de tudo, mas nunca o plástico por si só. Hoje o plástico é um material respeitado. Os painéis dos carros são feitos de plástico com cara de plástico. No fusca de 1970 o painel de plástico imitava madeira.

Os efeitos digitais ainda não conquistaram um lugar de respeito. São apenas uma solução barata para simular um equipamento analógico, qualquer que este seja. Com o tempo iram aparecer efeitos digitais sem similar analógico. Quando isso acontecer, o digital terá encontrado seu espaço.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.521

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 28



« Responder #64 : 27 de Janeiro de 2011, as 09:41:47 »

Minah experiencia de amps SS X valvulados é bastante preconceituosa, gosto de muitos amps valvulados e de poucos transistorizados. Apesar disso vendi meu valvulado e comprei um Fender GDEC que nem chega a ser SS e sim computadorizado. Uma coisa que o valvulado faz a diferença é a dinamica o iALL tem uma dinamica maravilhosa por exemplo. Quando chegar vou fazer um post sobre as impressões.

Antes que me perguntem o por que fiz essa insanidade, foi por falta de espaco e agora vou precisar de uam amp apenas de estudo e Jam com amigos.

Acho que o tópico já tem informações muito relevantes.
Obrigados a todos que contribuiram.

Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #65 : 27 de Janeiro de 2011, as 11:31:35 »

Discordo do Bello em parte, só pra variar...rs. Concordo quase em tudo com o Eduardo e reforço as palavras do Barci.

Não creio que tenha de haver uma direção apenas nos posts, contanto que se relacionem de alguma forma com o foco do tópico, e acho que o que foi postado tem bastante relação com a questão.

Outra coisa: para que é o amp? Ora, não necessita ser um Einstein para somar dois mais dois. Há informações de sobra sobre a experiência de cada um com amps valvulados e SS, não importando que tipo de uso ou se é hi-fi ou lo-fi. É um fórum, não um "tuto' para retardados. e não se fecha nada aqui, cada um tira suas conclusões sobre suas necessidades e possibilidades. Ninguém vai dizer, e nem foi dito, o que cada um deve usar.

Eu ontem estava tirando a poeira do meu Marshall Valvestate 8040, um amp híbrido (mas só tem uma válvula 12ax7 no canal sujo e a distorção é obtida através de clipping com LED's) feito na UK com um Celestion G12T. Estava todo feliz tocando com ele, bom som, sem pedais, usando a distorção do amp, do canal sujo, bem Marshallizer. Resolvi ligar o IALL 18.5 ao lado dele, com um Eminence Delta Demon de 10", e realmente é outra praia, é como se acendessem uma luz, mas usaria o 8040 numa boa em um show. Só que com um valvulado penso que renderia bem mais.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #66 : 27 de Janeiro de 2011, as 18:46:05 »

Não precisa puxar meu saco, todo mundo sabe que vc me adora...

O que eu quis dizer é isso mesmo, tem que expor sua opinião própria, mas deixar o mais explicado possível, porque o escrito é muito diferente do falado, não tem a tônica que vc quer dar às palavras e as vezes fica mal entendido.

A propósito, eu ultimamente com ando ultrapreguiçoso (pela nova regra ortográfica não sei se ultrapreguiçoso tem hífen...) toco com o que tiver no palco, só levo minha guitarra e pedais, quando a apresentação é com minha banda Opala 77 (que o próximo som é no dia 10/07/2011 aniversário do Mandi Moto Clube, Salto-SP), e meu baixo e meu pedal Hartke Bass Attack, quando com a banda Audiodrive (sábado agora 29/01/2011 no bar Rota 101, em frente ao estacionamento do Parque Ecológico, Indaiatuba-SP).

E como o Alex disse, não disvirtuem o tópico... Cool
Registrado

Salto - SP
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #67 : 27 de Janeiro de 2011, as 20:55:49 »

Pessoal,

É como o Eduardo, muito bem por sinal, falou, há momentos certos para cada coisa. Quanto a questão do preconceito, me sinto muito a vontade para falar sobre isso, pois amo toda a eletrônica, seja ela analógica, digital, estado sólido, valvulada, eletromecânica, com e sem ketchup. Não dá para condenar uma solução por ela ser de uma ou de outra tecnologia.

Apoio com muita força o que o Bello diz, pois, se todos aqui, pelo menos, tentassem ser mais objetivos e descrevessem de forma mais objetiva e completa seus problemas e soluções, teríamos um forum ainda mais útil.

Garanto a vocês, Jimmy Page, Randy Rhoads, Joe Satrianni, Steve Vai, etc, tocam igualmente bem em uma Tonante empenada, ligada em um mETEORO transistorizado com alto falante Selenium 12PW3. Tentar tirar o máximo de seu equipamento é obrigação de todos aqui. Ter preferencias pessoais é, também, uma grande e garantida liberdade!

PS1: Bello e Frias, aqui o amor de vocês é perfeitamente entendível. Só vamos ficar chateados, se não formos convidados, todos, para a recepção do casamento de vocês.

PS2:  bom gosto é que nem braço, alguns não tem!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #68 : 27 de Janeiro de 2011, as 23:13:35 »

Casamento nào sai, mas se o Haroldo quiser ser madrinha, arranjamos um.

Esculachos à parte, sempre gostei dos posts do Bello, concordando ou nào.

E, Bello, parabéns pela hiperatividade sem hífem, e bons shows aí pra voce e as bandas!

PS - Sei bem o que é carregar amp para shows, principalmente sem infra pra isso, as famosas "roubadas". Daí concordo que o negócio é levar o que dá e amps normalmente sào grandes e pesados...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #69 : 04 de Fevereiro de 2011, as 19:44:12 »

Sem querer poluir o tópico, mas achei interessante postar isso.
Por causa de uma discussão parecida com essas de amp x amp estava comentando com um conhecido que é bem possível fazer som com qualquer amp (estou falando de guitarra) independente do espaço. Claro, mantida as devidas proporções. Eu faço um som estilo rockabilly / southern, rock véio, então o óbvio é estar sempre com um valvulado. 40w, e 1 x 12'', seria o ideal. Mas na falta disso, dá pra fazer um som convincente com pouco recurso. E fui contrariado, dizendo que seria impossível o que propus na foto, tocar com um amp de estudo, SS, 15W, falante de 6'' vagabundo e fazer um som decente. Pois como aposta é aposta, taí a foto pra provar que eu fiz um som legal com um amp de brinquedo (claro, não tem video pra provar que o som tava legal, mas tava).
Registrado

Salto - SP
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #70 : 04 de Fevereiro de 2011, as 19:59:29 »

Eu já toquei muito tempo com um Blazer Peavey 8" e fiz um som bem legal.
Também acho que dá, sim, pra fazer um bom som, se souber regular o que se tem e tirar o máximo dele.
Quando falo máximo não estou me referindo ao volume no máximo!

É lógico que não tocava um heavy metal bem pesado porque o falante de 8" não teria o peso necessário mas o som era bem legal.

Bello, esse da foto é você?

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #71 : 04 de Fevereiro de 2011, as 22:28:46 »

E essa guita é Gretsch?
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #72 : 05 de Fevereiro de 2011, as 06:58:36 »

Sim para as duas perguntas. O lance é chegar ao ponto que o amplificador trabalha melhor, respondendo a todas as frequencias que ele consegue, a partir daí tem que ser possível ouvi-lo, no caso de um lugar grande, microfonando claro. Se vc aumentar muito o volume ou o amp ou o falante racham. Claro que isso foi uma teimosia, não é uma coisa fácil equalizar um microfone captando um amp nessas condições, o microfone começa a captar outros sons em volta, mas é uma boa experiência pra de vez em quando reeducar o ouvido e tentar sempre extrair o melhor do equipamento em vez de ficar correndo atrás um equipamento "melhor".
Registrado

Salto - SP
flaviobei
Visitante
« Responder #73 : 01 de Abril de 2011, as 23:25:15 »

belo, bela guitarra hein? essa bigsby é show de bola, adoro ela..hahaha..

eu toco rockabilly num trio aqui em sp (inclusive vamos tocar em jundiaí dia 1/5 na toca do rei - momento merchan) e usamos um setup simples, o guitarra usa uma epiphone com algumas alterações, um delay analógico, um drive e um reverb, tudo isso num amp valvulado da epiphone, que me surpreendeu...

eu uso um baixo luthier, baseado no jazz bass, captação fender num amp meteoro 200w que fala muito bem, me fugiu o modelo, tá tão véio que não tem mais nenhuma inscrição nas laterais..haha
e discordo que você comentou, se você tocar pra rocker de verdade, que curte mesmo o som, não importa muito o seu visual, setup, etc... se você tiver tocando pra público chamado "bambolê" que é o público que vai no show de rockabilly pra ouvir johnny be goode, esses sim, reclamam do visual e da sua guitarra que não é igual a do brian setzer...hahaha
Registrado
singmundfloyd
Visitante
« Responder #74 : 03 de Março de 2012, as 14:09:18 »

Concordo com todos, mas o Bello ainda tem a razão, em meu ver

Muitos montam um Valvulado mais pelo "status" de ter um Mr. 800 e falar que tem um bom amp, e isso, me deixava bastante ansioso pra montar um SUPER valvulado de 4x12 e 100W de potência............. até ir a uma loja escutar um Amp Todo SS, rapaz, TEM MUITO SOM, era um Crate! eu gostei, e aprovei, e também vi que dá sim para tirar um ótimo som de SS!

Rapaz, não tenho experiência suficiente pra dar uma opinião que mereça ser seguida mas, eis o que senti durante meu crime de TENTATIVA de ser guitarrista:

Comecei com um Starner Kute 20 e uma Giannini Strato (que até hoje foi o braço mais confortável que já toquei). Depois vieram outros pequenos AMPs, pedaleiras, guitarras em Basswood e finalmente um Fender Princeton 112 Plus que tinha um "Clean lindo" à época. Fiquei uns 3 anos com ele e, entendo eu, que meu ouvido foi se refinando e eu não achava mais aquele Clean tão lindo... sentia que precisava de algo melhor. Quase comprei um Fender Chorus de 130w RMS no Mercado Livre (sem nunca testá-lo e ouvindo samples no youtube), mas não comprei.

Minha insatisfação foi crescendo demais, senti que tinha que tomar uma atitude mais não sabia o quê. Até então eu só havia tocado num único valvulado de um estúdio de 40w RMS Wamr music e sentia que ele, embora eu não conseguia timbrá-lo como queria, ele tinha algo no som que eu gostava.

O que aconteceu??? Desesperado digitei no youtube: "Som clean perfeito de amplificador" (ou algo parecido). Li horrores sobre os Fender valvulados, o Twin reverb e caí em texto sobre o Tremendão.  Procure

Google novamente: Dei nesse video do MOTA: http://youtu.be/NxW5kvR8D-w

Quase chorei... entrei em desespero novamente pra conseguir um. Consegui comprar o Tremendão que tenho hoje: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3.msg72088#msg72088

Desde então NÃO CONSIGO ficar feliz com meu som em amplificadores transistorizados... Toquei em vários estúdios aqui da minha cidade, todos com amplificadores transistorizados (exceto o do Warm Music que fechou), e NUNCA me agradaram.

O melhor que eu toquei foi um Crate GX-212 100w, porque o som limpo dele era mais cristalino, mas sem profundidade, sem "calor", não era "encorpado", não era "aveludado", "quente"... era metálico, seco... não sei explicar.

O Fender eu vendi para um amigo... há 1 ano toquei com ele com meu equipamento na casa do irmão dele. Estava no mesmo nível do Crate citado, entregando, obviamente, um som diferente, mas com a descrição próxima do Crate, para meus ouvidos...

Eu e o Elton (fallout) conhecemos um senhor aqui na cidade, o único técnico em valvulados conhecido na cidade, que é contrabaixista e trabalhou na Giannini na construção de valvulados junto com "Fred Flintstones em Bedrock"... ele me explicou a questão dos harmônicos pares e ímpares na época e eu fiquei fascinado.

Essa história toda nos últimos 12/13 anos... (Inclusive o Elton/fallout teimava comigo, que qualquer AMP grande tava bom e se "gabava" que um Staner de 150w tinha deixado ele meio surdo no seus tempos de banda Punk/Grunge... mas depois foi "ouvindo", se interessou por valvulados, e hoje, além de um defensor deles, é um construtor handmaker de mão cheia).

fallout => Ê Joe, te entreguei pra galera daqui hein... uhahuahuahuahu

Enfim... pra mim e meus ouvidos, não há QUALQUER dúvida sobre qual é melhor: Valvulado! Se tiver um TOP transistorizado de trocentos W e um 3º linha (se é que existe isso) de 5/10/15w onde eu for tocar eu nem cogito o transistor. Não sei se há alguma verdade nisso... eu apenas sinto isso.

Abraço pessoal!  Legal!
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.076 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal