Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 12:32:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rebote Delay 2.5 com problemas  (Lida 61149 vezes)
FESTER
Visitante
« Responder #90 : 19 de Setembro de 2012, as 20:12:23 »

E ai pessoal! belezas?

Entao..troquei os 2 ci's e nada de delay...
oque mais pode ser?
já refiz as soldas olhei ponto por ponto e nada ainda....

 Huh?
Algume pode me dar uma força please??

Colega, eu tive esse mesmo problema, porém o volume da repetição era quase imperseptivel.

O erro era no resistor de 15k, pois eu tinha colocado por engano 150k.

Este foi o primeiro erro. O segundo foi quando montei o delay Yerasov DM-5, que utiliza o PT2399 também.
A repetição não saia de jeito nenhum. Refiz a placa e nada, resoldei cada ilha para ver se não era solda fria. O pessoal aqui do forum provavelmente deve ter ficado de saco cheio de mim de tanto que eu enchi de pergunta.

Bom, vamos parar de enrolar.... O erro estava no capacitor de 1nF que fica entre os pinos 13 e 14, que pelo esquema de um colega do forum, estava com valor de 1uF. Depois de tudo isto acima não ter dado certo, troquei o cap de 1uF por um de 1nF que é o do esquema original, e foi então que o delay funcionou perfeitamente.

Tente ver colega, se não está sendo o seu caso.

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #91 : 19 de Setembro de 2012, as 20:15:55 »

O segundo foi quando montei o delay Yerasov DM-5, que utiliza o PT2399 também.

Esse delay é bom? Distorce? Dá algum tipo de pop? Ele tem quantos ms? Montei o mad professor delay e gostei muito! Acertei de primeira.
Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #92 : 19 de Setembro de 2012, as 20:24:27 »

Designer,

Este DM-5 é muito bom, pelo que o pessoal fala. O meu ainda não está 100% redondo, pois estou sem tempo de mexer nele.
Mas eu recomendo fazer um. Ele utiliza componentes de facil acesso.

Ele não distorce muito caso vc coloque um capacitor de valor menor no cap entre os pinos 13 e 14 dos dois PT2399. Quanto maior o valor do cap mais próximo de um delay analógico ele fica e quanto menor o valor do cap mais limpo fica o delay deixando-o com uma caracteristica de delay digital.

Porém, como tudo não é de graça, quanto menor o valor do cap, mais ruidosa fica a repetição, pelo menos no meu pedal que ainda não está funcionando perfeitamente. Pode ser que em um delay deste que esteja funcionando sem ruido, possa trocar o cap sem que o ruido aumente.

Aqui está o esquema junto com os layouts do pessoal.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1396.0

Vale a pena conferir.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #93 : 20 de Setembro de 2012, as 00:01:30 »



Designer,

Este DM-5 é muito bom, pelo que o pessoal fala. O meu ainda não está 100% redondo, pois estou sem tempo de mexer nele.
Mas eu recomendo fazer um. Ele utiliza componentes de facil acesso.

Ele não distorce muito caso vc coloque um capacitor de valor menor no cap entre os pinos 13 e 14 dos dois PT2399. Quanto maior o valor do cap mais próximo de um delay analógico ele fica e quanto menor o valor do cap mais limpo fica o delay deixando-o com uma caracteristica de delay digital.

Porém, como tudo não é de graça, quanto menor o valor do cap, mais ruidosa fica a repetição, pelo menos no meu pedal que ainda não está funcionando perfeitamente. Pode ser que em um delay deste que esteja funcionando sem ruido, possa trocar o cap sem que o ruido aumente.

Aqui está o esquema junto com os layouts do pessoal.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1396.0

Vale a pena conferir.



Interessante... andei olhando rapidamente os esquemas e comparando com o Mad Professor, no que cabe às comparações, claro... vi algumas diferenças que talvez isso possa ser testado por você...

1 -  Capacitor c7 no m5, tá em 220nf, mas no mad ele alimenta 47uf (eu usei 100 no meu porque ele sai do regulador e alimenta o PT).
2 - R6 que realimenta o opamp é de 22k no lugar dos 47 (fiz isso em um rebot tmb com bons resultados).
3- 2n2 no lugar de 1uf entre os pinos 13 e 14
4 - c13 = 100nf
5- r9 = 20k e c6 = 2n2
6 - do pino 13 ao 14 também tem um resistor de 32k (lá não é em paralelo direto). Os resistores fazem ligação ao pino 11 do pt por uma resistência de 10k e desacoplados do terra por um capacitor de 15nf.

Essas foram as mais diretas, já que outros valores são ignorados pelo circuito usando sempre transistors para ligar ao segundo pt.


Tenta fazer essas mods para ver se o resultado fica melhor. Se você confirmar, arrisco fazer um desses sim. Não gosto de distorção nas repetições do delay. O mad é tão limpo que estou me preparando para fazer outro (se esse não tiver jeito de ficar 100% limpo). Me preparar que falo é que a placa do mad é bem pequena e fica tudo bem apertado (dando preguiça para concluir o projeto), mas é tiro e queda... montou certo, funciona perfeitamente. Veja umas demos dele.

Assim que modificar (se possível testar o resultado de cada mudança para dizer a todos os resultados e influência de cada área do circuito),favor informar.

Meu primeiro rebote eu deixei bem limpo (bem mesmo) mesmo no máximo. Os resistores de realimentação do OPAmp , os capacitores de 100n e os capacitores que sustentam a alimentação, fizeram sim muita diferença. Quem sabe no seu não seja assim tmb.

Abraços.

Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #94 : 23 de Dezembro de 2012, as 23:08:05 »

Amigos, acabei agora o rebote delay, e está funcionando perfeitamente.
O único problema é que o potenciometro do delay quando passa de 50% a repetição fica com chiado, ja troquei o potenciometro e está igual.
Alguém sabe me dizer onde posso alterar alguma coisa pra resolver isso?
Registrado
Targino
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 104



« Responder #95 : 24 de Dezembro de 2012, as 00:29:31 »

Amigos, acabei agora o rebote delay, e está funcionando perfeitamente.
O único problema é que o potenciometro do delay quando passa de 50% a repetição fica com chiado, ja troquei o potenciometro e está igual.
Alguém sabe me dizer onde posso alterar alguma coisa pra resolver isso?

Qual valor do resistor você utilizou naquele que influência nas repetições? No meu não tem chiados não.

Uma dica bacana do Marcos Camara e utilizar um 4558 no lugar do tl072, o delay responde de forma mais agradável.
Registrado

whitebilly
Visitante
« Responder #96 : 24 de Dezembro de 2012, as 00:37:30 »

Segui a risca o da tonepad. Targino o seu vc fez alguma alteração ou seguiu a risca também?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #97 : 24 de Dezembro de 2012, as 12:04:42 »

Qual é o valor do seu potenciômetro de delay?  50K ou 100K?
Registrado

whitebilly
Visitante
« Responder #98 : 24 de Dezembro de 2012, as 14:46:20 »

50kb, vou tentar ptocar os capacitores ceramicos por outros pra ver se dá alguma diferença.
Registrado
Targino
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 104



« Responder #99 : 24 de Dezembro de 2012, as 14:52:41 »

Segui a risca o da tonepad. Targino o seu vc fez alguma alteração ou seguiu a risca também?

No meu eu mudei o CI como eu citei acima e coloquei um resistor de 12k para as repetições.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #100 : 24 de Dezembro de 2012, as 15:00:56 »

Eu sempre uso cerâmicos, sem problemas.  Também uso pot de 100K para o delay.  Fica muito sujo depois da metade do curso, mas o efeito é interessante.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #101 : 18 de Janeiro de 2013, as 07:27:29 »

Só para não deixar em aberto, o problema foi resolvido com o aterramento que tinha parado de funcionar e agora forcei ele na carcaça mesmo.

Abraços.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #102 : 18 de Janeiro de 2013, as 08:54:47 »

Amigos, acabei agora o rebote delay, e está funcionando perfeitamente.
O único problema é que o potenciometro do delay quando passa de 50% a repetição fica com chiado, ja troquei o potenciometro e está igual.
Alguém sabe me dizer onde posso alterar alguma coisa pra resolver isso?

Isso é normal no PT2399. Na verdade é a degradação do sinal.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #103 : 18 de Janeiro de 2013, as 23:00:58 »

Marcos, tem algum ponto da placa que pode ser "compensada" essa degradação para diminuir essa distorção do som?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #104 : 19 de Janeiro de 2013, as 08:12:36 »

Usando o projeto do PT80, com compressão/expansão.
Registrado

Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal