Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2025, as 20:09:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Proxmox rodando no Raspberry Pi  (Lida 269 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 537

Paricipe da World Community Grid!

« : 17 de Abril de 2025, as 11:07:38 »

Olá Pessoal!

Escrevi este post para saber se existe interesse sobre este tema.

Já faz bastante tempo que tenho diversas aplicações rodando em Raspberry Pi e outros computadores de pequeno porte. No momento eu tenho todas as aplicações concentradas em um único RBP5 rodando Proxmox. Proxmox é um hypervisor, ou seja, um gerenciador de máquinas virtuais. Desta forma eu transformei um único hardware em diversos servidores independentes. Hoje eu tenho tudo o que eu preciso rodando aqui em casa em um único RBP5, desde o roteador com OpenWRT, VPN com WireGuard, bloqueio de anúncios com Pi-Hole, até biblioteca de filmes e músicas com Jellyfin e meu servidor NAS. Não foi muito fácil colocar tudo para funcionar devido à falta de documentação disponível, por isso eu escrevi como todo o processo foi feito, principalmente para minha própria referência,  e disponibilizei neste blog.

Surgiu a necessidade de criar um segundo servidor praticamente idêntico a este que eu documentei, que vou colocar em outro espaço físico e conectar ao que já tenho para ter um backup "off site". Pensei em gravar todo o processo em vídeo e publicar no Youtube, entretanto não faço ideia de quanta gente pode ter interesse neste tipo de conteúdo. Gravar e explicar o que estou fazendo vai fazer com que o serviço demore muito mais do que se eu fizesse direto. O número de visitas que eu recebo no blog é extremamente reduzido, o que é um bom indicativo de quão peculiar é este tema. Enfim, não há muito sentido em criar um conteúdo para o qual não existe um interesse claro.

Minha pergunta para vocês é a seguinte:

Se você encontrasse um vídeo no youtube, com mais de uma hora de explicações do mesmo nível das que eu coloquei no meu blog, ensinando como instalar um sistema profissional de máquinas virtuais em um Raspberry Pi e no final a pessoa pedisse para você, voluntariamente, fizesse um PIX no valor de uma cápsula de Nespresso (das que eu gosto), você faria o PIX?

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 132

« Responder #1 : 17 de Abril de 2025, as 23:43:02 »

Eduardo, eu também tenho uma Nespresso, mas, tenho utilizado mais as cápsulas da L'Or (Ristretto e Chocolate) que são quase tão boas e mais baratas.
Confesso que não entendo nada do assunto, mas, olhando o seu blog notei que é tudo em texto+1 foto.
Particularmente falando não acho que essa matéria vá gerar muito interesse até porque pouquíssimas pessoas entendem sobre aplicações rodando em Raspberry Pi.

Mas, se eu entendesse do assunto e fosse do meu interesse eu não me incomodaria de fazer um pix no valor de uma cápsula de café pra ter acesso ao vídeo.
« Última modificação: 17 de Abril de 2025, as 23:43:50 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2067

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 19 de Abril de 2025, as 13:35:51 »

Eu li o blog ensinando o processo todo e achei suficiente e mais adequado do que assistir e seguir um vídeo. É muita informação pra seguir de forma dinâmica e basta ter a página aberta num celular, que já serve como guia (excelente).

Ademais o público alvo para um vídeo longo e trabalhoso desse seria muito limitado.  Se considerar a estimativa de que no Brasil apenas pouco mais de 3% de usuários usam Linux, e que os usuários de raspberry pi estão dentro dessa minoria, e pouca gente tem o pi5 ou o pi4 pra poder tirar proveito do Proxmox, então no Brasil é menos gente ainda.

Como o blog está acertadamente escrito em inglês, acho que será mais útil pra usuários estrangeiros do raspberry pi.

Infelizmente eu percebo pouca difusão no Brasil do raspberry pi pra aplicações mais sérias ou educacionais. Aqui só serve como videogame retrô.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 537

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #3 : 19 de Abril de 2025, as 13:43:59 »

Oi Xformer!

Eu penso da mesma forma. Escrevi o post para ter a consciência tranquila quanto ao fato.

Acredito que pouquíssima gente no Brasil se interessa por este tipo de coisa também pelo altíssimo curto que qualquer item de informática por aqui.

Abraços!

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: