Olá Pessoal!
Escrevi este post para saber se existe interesse sobre este tema.
Já faz bastante tempo que tenho diversas aplicações rodando em Raspberry Pi e outros computadores de pequeno porte. No momento eu tenho todas as aplicações concentradas em um único RBP5 rodando Proxmox. Proxmox é um hypervisor, ou seja, um gerenciador de máquinas virtuais. Desta forma eu transformei um único hardware em diversos servidores independentes. Hoje eu tenho tudo o que eu preciso rodando aqui em casa em um único RBP5, desde o roteador com
OpenWRT, VPN com
WireGuard, bloqueio de anúncios com
Pi-Hole, até biblioteca de filmes e músicas com
Jellyfin e meu servidor NAS. Não foi muito fácil colocar tudo para funcionar devido à falta de documentação disponível, por isso eu escrevi como todo o processo foi feito, principalmente para minha própria referência, e disponibilizei
neste blog.
Surgiu a necessidade de criar um segundo servidor praticamente idêntico a este que eu documentei, que vou colocar em outro espaço físico e conectar ao que já tenho para ter um backup "off site". Pensei em gravar todo o processo em vídeo e publicar no Youtube, entretanto não faço ideia de quanta gente pode ter interesse neste tipo de conteúdo. Gravar e explicar o que estou fazendo vai fazer com que o serviço demore muito mais do que se eu fizesse direto. O número de visitas que eu recebo no blog é extremamente reduzido, o que é um bom indicativo de quão peculiar é este tema. Enfim, não há muito sentido em criar um conteúdo para o qual não existe um interesse claro.
Minha pergunta para vocês é a seguinte:
Se você encontrasse um vídeo no youtube, com mais de uma hora de explicações do mesmo nível das que eu coloquei no
meu blog, ensinando como instalar um sistema profissional de máquinas virtuais em um Raspberry Pi e no final a pessoa pedisse para você, voluntariamente, fizesse um PIX no valor de uma cápsula de
Nespresso (das que eu gosto), você faria o PIX?
Abraços
Eduardo