Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2025, as 08:50:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Eletrizado ao tocar com o amplificador  (Lida 337 vezes)
alambike
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 285
-Recebido: 56

Saravah !

« : 09 de Abril de 2025, as 11:51:44 »

Olá, pessoal, tudo bem ?

Queria tirar uma dúvida com vocês.

Eu comprei um cubo de baixo de 60w da Datrel para estudo.

O cubo vem com aterramento, tomada de 3 plugs, porém diferentemente dos outros amplificadores que tenho e que também construí, esse da Datrel me deixa eletrizado. Minha esposa colocou a mão em mim enquanto eu tocava e parecia um experimento de física (Gerador de Van de Graaff). Não tomei choque.

Alguém já passou por isso e/ou saberia me dizer se há algum problema com esse amplificador ? (Eu posso tentar abri-lo e enviar fotos da parte interna, se for o caso).

Abraço
« Última modificação: 09 de Abril de 2025, as 11:57:53 por alambike » Registrado
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 364

« Responder #1 : 09 de Abril de 2025, as 12:13:19 »

Transformador de força comercial com fuga entre primário e secundário ? Faça um ensaio de isolação ASAP !
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**

Obrigado

Saravah !

« Responder #2 : 09 de Abril de 2025, as 13:29:12 »

Transformador de força comercial com fuga entre primário e secundário ? Faça um ensaio de isolação ASAP !

Como que eu faço esse ensaio ?

O que eu poderia falar para a empresa ?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2066

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 09 de Abril de 2025, as 17:31:27 »

Sua esposa ficou com o cabelo todo levantado e ouriçado ?  Esse é um dos experimentos mais divertidos com o gerador de Van de Graaf.   Cheesy
Dê uma olhada neste link:

https://equipamentos.entran.com.br/hipot-explicativo/#:~:text=O%20HIPOT%20%C3%A9%20o%20equipamento,High%20Potential%20(alta%20tens%C3%A3o).
« Última modificação: 09 de Abril de 2025, as 17:53:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« Responder #4 : 10 de Abril de 2025, as 16:23:43 »

Já experimentou você tocar descalço?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 364

« Responder #5 : 10 de Abril de 2025, as 20:40:23 »

Pois é; o amplificador tem aterramento... eu procuraria um ponto sabidamente aterrado e ligaria o chassis do amplificador nele, através de uma lâmpada de geladeira 5 W (incandescente, sim, elas ainda existem). Se acender, é fuga no transformador.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 510

« Responder #6 : 10 de Abril de 2025, as 20:58:40 »

A.Sim como isso envolve usar a tensão da rede, explica um pouco melhor como ele pode fazer isso de forma segura.

Outro ponto, eu já vi tomadas de 3 pinos com o TERRA dando choque. Verifica se isso, embora raro, não é o seu caso. Uma forma simples de descartar isso é usar uma extensão com pluges de entrada de dois pinos apenas. Liga o amp na extensão e a extensão (com plugues de dois pinos) na tomada.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
alambike
Freqüente
**

Obrigado

Saravah !

« Responder #7 : 11 de Abril de 2025, as 14:06:05 »

Eu conversei com outro proprietário desse cubo pela OLX.

Ele disse que “dá uma emoção” tocar desse jeito.

Acredito que seja intrínseco do projeto e não do aterramento da minha casa.

De qualquer forma, vou tentar utilizar a lâmpada de 5 W se eu encontrar para comprar e também ligar com o adaptador de dois pinos. (Dificilmente vai ser o terra de casa porque troquei toda a parte elétrica e fiz o terra com um engenheiro - nunca mais tomei choque no chuveiro Cheesy) MAS, não custa testar essa possibilidade.

-----
eu procuraria um ponto sabidamente aterrado e ligaria o chassis do amplificador nele

Eu posso utilizar uma tomada macho de 3 pinos e só ligar o terra e conectar no soquete da lâmpada. O outro fio do soquete eu ligo no chassi. A ligação ficaria pino central do terra da tomada - soquete - chassi
« Última modificação: 11 de Abril de 2025, as 14:10:52 por alambike » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: