Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Abril de 2025, as 19:48:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: É possível tingir plásticos com corante acrílico  (Lida 84 vezes)
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 222
-Recebido: 196

« : 30 de Março de 2025, as 00:07:50 »

Como já devem ter visto no meu avatar, eu tenho uma certa afinidade por óculos de cores puxadas para o rosa e magenta, e por uns bons anos eu venho tentando encontrar um de um estilo que me agrade nessas cores, mas não tive muito sucesso nisso. Só encontrei alguns em lugares como Temu e Shein, e apesar dos preços bons, as práticas de trabalho dessas plataformas não me agradam.

Então, dia desses, me aparece esse vídeo no TikTok de uma gringa tingindo uma carcaça transparente de um Super Nintendo de rosa, e com isso descobri a existência de corantes para acrílico.

Então, como uma boa cientista maluca que sou, resolvi rodar alguns experimentos. Peguei um punhado de óculos de segurança, corante acrílico Sintexcor Guarany cor Maravilha, uma panela só para fazer esse experimento, e me pus a fazer testes.

Primeiro teste: eu tinha receio do corante ser muito forte, então usei só metade do pacote. Ele tingiu as lentes, mas não tão forte quanto eu queria.

Segundo teste: usei o resto do corante para ver se ficava mais escuro, e ficou sim, mas bem pouco. Fiquei na dúvida se talvez o corante pegaria melhor só na primeira aplicação.

Terceiro teste: comprei um punhado de óculos novos para fazer esse teste, e também coloquei os dos dois primeiros testes junto para ver se escureceriam mais.

O que achei mais interessante desse ultimo teste é que os óculos que passaram pelo tingimento 3 vezes ficaram com um tom visivelmente mais "frio" (azulado), o que pode ser útil para alguém procurando fazer algo parecido para chegar em um tom específico de tingimento.

Enfim, só queria compartilhar isso aqui porque não tem nada a ver com o resto do fórum, mas achei que poderia ser útil em alguma montagem.

té mais!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 30 de Março de 2025, as 01:15:09 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Doug
Colaborador

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 137

« Responder #1 : Hoje às 15:53:20 »

Muito bom, eu não fazia ideia da possibilidade de tingir acrilicos e ainda assim mantê-los translúcidos, isso abre um leque muito grande de opções, até para pequenos painéis para amplificadores, podemos fazer o face-plate em acrilico colorido e usar uma impressão simples por baixo com as informações sobre os controles.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: